19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro (1483); Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs o Estado Novo (1937).


10 de Novembro é o 314º dia do ano no calendário gregoriano (315º em anos bissextos). Faltam 51 para acabar o ano.
.
Eventos Históricos
o-cruzeiro.jpg
Em novembro de 1928 Assis Chateubriand apresentava aos brasileiros “O Cruzeiro”, publicação que seria a mais importante revista brasileira da primeira metade do século XX. A capa era a ilustração de uma mulher ao estilo melindrosa com sombra nos olhos, unhas cintilantes, lábios pintados insinuando um beijo e cinco estrelas prateadas, simbolizando a constelação do Cruzeiro do

Nascimentos
Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

0
.
.
1555 - Chega ao Rio de Janeiro uma expedição francesa comandada pelo almirante Nicolau Durand de Villegagnon.
1625 - Holandeses cedem a cidade de Nova Amsterdã (hoje Nova Iorque) para a Inglaterra.
1807 - A família real portuguesa embarca rumo ao Brasil devido a invasão do país pelas tropas napoeleônicas.
1864 - Maximiliano I, arquiduque da Áustria, se torna imperador do México.
1925 - Nasce Richard Burton, ator britânico.
1928 - O nome de Júlio Prestes para presidente é vetado pelo estado de Minas Gerais. É o primeiro racha na política do café-com-leite.
1928 - Hirohito é coroado imperador do Japão, país que governou até 1989, quando faleceu.
1937 - Tropas do exército cercam o Congresso, que é dissolvido. O presidente Getúlio Vargas implanta o Estado Novo e outorga a quarta Constituição brasileira, inspirada nos regimes fascistas europeus.
.
.

Página extraída de 'A juventude no Estado Novo'.

10/11/1937 - Getúlio Vargas implanta o Estado Novo - "Getúlio Vargas chegou à presidência da República após a Revolução de 1930, como chefe do governo provisório. Em 1931, ele derruba a Constituição vigente, aumentando seus poderes. Em 1934, uma nova Constituição é promulgada e Vargas é eleito presidente pelo Congresso, passando a exercer o mandato constitucional, que terminaria em 1938, quando novas eleições presidenciais seriam realizadas.
Porém, no dia 10 de novembro de 1937, Getúlio vai ao rádio anunciar a descoberta do Plano Cohen, um falso plano comunista para tomar o poder no país. Com esse pretexto, Vargas dá um golpe de estado, fecha o Congresso, dissolve todos os partidos políticos existentes e promulga uma nova Constituição, com tendências fascistas, que fica conhecida como polaca, pois é inspirada na Constituição da Polônia, o país mergulha em um período de violenta ditadura.
Esse período da Era Vargas, entre 1937 e 1945, ficou conhecido como Estado Novo, caracterizado por uma intensa repressão, com censura aos meios de comunicação e perseguição a inimigos políticos."

1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial, forças gregas fazem o Exército italiano recuar para a Albânia.
1943 - O governo brasileiro lança uma campanha de recrutamento para o combate às forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
1955 - Acusando o governo de Juscelino Kubitschek de ter inclinações golpistas, o general Henrique Teixeira Lott se demite do cargo de ministro da Guerra.
1958 - O presidente francês Charles de Gaulle afirma serem legítimos os movimentos de independência nos países africanos.
1961 - Na União Soviética, a cidade de Stalingrado passa a se chamar Volgogrado.
1971 - É criado o irreverente grupo musical Secos & Molhados, do qual o cantor Ney Matogrosso fazia parte.
1994 - Um estudo conclui que o uso de agulhas contaminadas é a principal forma de disseminação da AIDS na Casa de Detenção de São Paulo.
1994 - Chandrika Bandaranaike-Kumaratunga vence as eleições presidenciais no Sri Lanka e torna-se a primeira mulher a dirigir o país.

)( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.