15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro (1483); Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs o Estado Novo (1937).


10 de Novembro é o 314º dia do ano no calendário gregoriano (315º em anos bissextos). Faltam 51 para acabar o ano.
.
Eventos Históricos
o-cruzeiro.jpg
Em novembro de 1928 Assis Chateubriand apresentava aos brasileiros “O Cruzeiro”, publicação que seria a mais importante revista brasileira da primeira metade do século XX. A capa era a ilustração de uma mulher ao estilo melindrosa com sombra nos olhos, unhas cintilantes, lábios pintados insinuando um beijo e cinco estrelas prateadas, simbolizando a constelação do Cruzeiro do

Nascimentos
Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

0
.
.
1555 - Chega ao Rio de Janeiro uma expedição francesa comandada pelo almirante Nicolau Durand de Villegagnon.
1625 - Holandeses cedem a cidade de Nova Amsterdã (hoje Nova Iorque) para a Inglaterra.
1807 - A família real portuguesa embarca rumo ao Brasil devido a invasão do país pelas tropas napoeleônicas.
1864 - Maximiliano I, arquiduque da Áustria, se torna imperador do México.
1925 - Nasce Richard Burton, ator britânico.
1928 - O nome de Júlio Prestes para presidente é vetado pelo estado de Minas Gerais. É o primeiro racha na política do café-com-leite.
1928 - Hirohito é coroado imperador do Japão, país que governou até 1989, quando faleceu.
1937 - Tropas do exército cercam o Congresso, que é dissolvido. O presidente Getúlio Vargas implanta o Estado Novo e outorga a quarta Constituição brasileira, inspirada nos regimes fascistas europeus.
.
.

Página extraída de 'A juventude no Estado Novo'.

10/11/1937 - Getúlio Vargas implanta o Estado Novo - "Getúlio Vargas chegou à presidência da República após a Revolução de 1930, como chefe do governo provisório. Em 1931, ele derruba a Constituição vigente, aumentando seus poderes. Em 1934, uma nova Constituição é promulgada e Vargas é eleito presidente pelo Congresso, passando a exercer o mandato constitucional, que terminaria em 1938, quando novas eleições presidenciais seriam realizadas.
Porém, no dia 10 de novembro de 1937, Getúlio vai ao rádio anunciar a descoberta do Plano Cohen, um falso plano comunista para tomar o poder no país. Com esse pretexto, Vargas dá um golpe de estado, fecha o Congresso, dissolve todos os partidos políticos existentes e promulga uma nova Constituição, com tendências fascistas, que fica conhecida como polaca, pois é inspirada na Constituição da Polônia, o país mergulha em um período de violenta ditadura.
Esse período da Era Vargas, entre 1937 e 1945, ficou conhecido como Estado Novo, caracterizado por uma intensa repressão, com censura aos meios de comunicação e perseguição a inimigos políticos."

1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial, forças gregas fazem o Exército italiano recuar para a Albânia.
1943 - O governo brasileiro lança uma campanha de recrutamento para o combate às forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
1955 - Acusando o governo de Juscelino Kubitschek de ter inclinações golpistas, o general Henrique Teixeira Lott se demite do cargo de ministro da Guerra.
1958 - O presidente francês Charles de Gaulle afirma serem legítimos os movimentos de independência nos países africanos.
1961 - Na União Soviética, a cidade de Stalingrado passa a se chamar Volgogrado.
1971 - É criado o irreverente grupo musical Secos & Molhados, do qual o cantor Ney Matogrosso fazia parte.
1994 - Um estudo conclui que o uso de agulhas contaminadas é a principal forma de disseminação da AIDS na Casa de Detenção de São Paulo.
1994 - Chandrika Bandaranaike-Kumaratunga vence as eleições presidenciais no Sri Lanka e torna-se a primeira mulher a dirigir o país.

)( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )( . )(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.