28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Blogs nacionais que você não pode perder (1) - Revista Época

Revista Época
1. Ah! TriNé!
ahtrine.com.br
RICARDO CORRÊA > Blog com sotaque e nome gaúcho, o Ah! TriNé! surgiu há dois anos. Comandado por Dani Koetz, tem conteúdo variado e destaca o que ganha relevância na blogosfera. Uma marca de salgadinhos colocou um enorme pacote num prédio de São Paulo? Uma revista feminina quer promover discussão de relações entre namorados? Se há uma ação de marketing on-line entre os brasileiros, provavelmente ela estará no Ah! TriNé!. Isso porque a autora, que trocou Porto Alegre por São Paulo, é coordenadora de Mídias Sociais na agência de propaganda Garage Interactive – trabalho que ela conseguiu principalmente por seu blog e pelos contatos obtidos com ele. Ou seja, ela lida com a blogosfera e com sites de relacionamento, como Orkut e Facebook, o dia todo. Sua função atualmente é pensar na estratégia das ações de propaganda em blogs e redes sociais, definindo onde uma empresa deve colocar seus anúncios.
No blog: “Tem coisas que são hilárias só de se imaginar, imaginem então a cena que uma galera presenciou neste último final de semana. O estilista Ronaldo Ésper foi convidado para dar uma de Dj no Trash 80’s e lá pelas tantas, ao som de ‘Folia no matagal’, resolveu fazer um strip tease e ficou só de óculos branco, sim peladinho e de óculos pra quem quisesse ‘prestigiar’”.
REFERÊNCIA
A gaúcha Dani Koetz agora mora em São Paulo. Seu blog mostra ações de marketing na blogosfera

2. Ao mirante, Nelson!
interney.net/blogs/aomirante
 Reprodução > Ao mirante, Nelson! transita da piada à reflexão. Compensa a falta de atualização constante com textos de qualidade. Os posts de Nelson Moraes podem sugerir como o cineasta americano Orson Welles narraria os testes com o Grande Colisor de Hádrons (LHC) ou sua própria visão do apocalipse. Ele também escreve algumas poesias e textos que poderiam ser de comédia stand up de Machado de Assis, Celso Amorim e outras figuras – vivas ou não.
No blog: “Neste instante, baby, uma endoscopia caprichada te escancararia o reality show que é o meu organismo tentando te impressionar. A câmera intrusiva iria expor, em horário nobre, as tripas se fazendo coração para juntos mandarem o cérebro para o paredão (as baixarias que a gente tem que ver no vídeo hoje)”.

3. Barbara Gancia
barbaragancia.com.br
 Reprodução
> O jeito bem-humorado da jornalista Barbara Gancia dá o tom a seus posts sobre política, economia, cotidiano, automobilismo – muitos deles comentando notícias publicadas em jornais ou suas participações como colunista da BandNews FM e do jornal Folha de S.Paulo. Barbara ainda fala sobre seu fiel escudeiro, Pacheco Pafúncio, um cãozinho dachshund.
No blog: “Em Roma com a comitiva do presidente Lula, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, teve a tarde livre e foi flagrado voltando ao hotel com um monte de sacolas debaixo do braço. Olha, eu não sou nenhuma pudica, mas me incomoda ver ministro de Estado saqueando Roma tal e qual um Átila, o Huno”.

4. Bichinhos de Jardim
bichinhosdejardim.com
 Reprodução
> Quando era criança, uma das atividades preferidas da designer gráfica Clara Gomes, de 28 anos, era observar bichinhos no jardim. Era fascinada por formigas, borboletas e caramujos e os imaginava numa sociedade à parte. Na adolescência, começou a criar quadrinhos e escolheu os bichinhos como personagens. Começou a publicar os Bichinhos de Jardim no jornal Tribuna de Petrópolis, no Rio de Janeiro, há oito anos. Há dois, decidiu levá-los para a internet. Com o blog, ela publica mais. As histórias divertidas de Maria Joaninha (uma joaninha debochada), Caramelo (um caramujo que sonha ser astronauta), Brigite (uma borboleta patricinha), Mauro Minhoca, Meleca (um lagarto minúsculo) e outros mostram “seres insignificantes dialogando sobre questões insignificantes”, na definição da autora.

5. Bicho Amigo
bichoamigo.blig.ig.com.br
Shutterstock > Para quem gosta de animais, o Bicho Amigo tem posts sobre o comportamento dos bichos, casos interessantes como o de um cão que protegeu filhotes de gato num incêndio e dicas do que fazer para colocar mais um gato em casa. O blog é escrito por Alexandre Rossi, zootecnista especializado em adestramento e psicologia animal.
No blog: “Antes de qualquer coisa, você deve ter em mente que, sociabilizar o bichano ajuda e muito, mas também não é garantia de que o gato não será medroso ou agressivo. Isso porque, assim como no caso dos cães, o temperamento do animal influi bastante”.

6. Blog da Dieta
blogdadieta.com.br
Shutterstock > Para quem está sempre preocupado com o peso ideal e a alimentação balanceada ou para os que querem perder uns quilinhos, o Blog da Dieta dá dicas de nutrição, alimentos e exercícios. Mostra pratos de baixas calorias, os erros dos pais na alimentação das crianças e sugestões do que comer quando bate aquela fome fora de hora.
No blog: “Eu nunca entendi por que certas pessoas quando estão pedalando ou estão fazendo a esteira lêem jornais, revistas ou assistem televisão, pois para mim isto tira a concentração e acaba ‘estragan


7. Blog do Alon
blogdoalon.com.br
 Reprodução > O jornalista Alon Feuerwerker define seu blog como um “ponto de vista democrático, nacional e de esquerda”. Em seus bons textos, ele costuma ter uma abordagem original e provocadora. Concentra-se em política nacional e internacional. Na coluna da direita, seleciona “posts velhos que talvez valha a pena ler de novo”.
No blog: “Mais pronunciadamente à direita do que à esquerda, mas em todo o espectro da política, ouvem-se as inevitáveis previsões de que um dos maiores problemas de Barack Obama será atender às demandas despertadas por ele na campanha eleitoral. Você certamente se lembra de ter ouvido algo parecido aqui no Brasil, com Luiz Inácio Lula da Silva. “Quero ver ele conseguir cumprir tudo o que prometeu, quero ver ele resolver todos os problemas que apontou”.

8. Blog do Noblat
oglobo.globo.com/pais/noblat
 Reprodução > O mais antigo blog de notícias políticas do país, escrito pelo jornalista Ricardo Noblat, é também o mais premiado na área e o mais citado e linkado na internet brasileira. Fonte de notícias que repercutem em todas as mídias, o blog revelou evidências sobre o escândalo do mensalão, em 2005, provocando a queda de vários políticos. Além dos posts diários, indica outros blogs e publica artigos e podcasts.
No blog: “O presidente George W. Bush concedeu uma entrevista à rede de televisão CNN onde admitiu ter cometido erros durante seus oito anos de mandato. Na verdade só admitiu dois: ter ordenado a captura de Bin Laden ‘vivo ou morto’ logo depois dos atentados de 11 de setembro, e declarado a guerra do Iraque vitoriosa em 1 de maio de 2003”.

9. Blog do Sakamoto
blogdosakamoto.blig.ig.com.br
 Reprodução > Coordenador da ONG Repórter Brasil, o jornalista Leonardo Sakamoto em geral escreve em seu blog sobre direitos humanos, em especial o trabalho escravo. Contundente, Sakamoto costuma antecipar notícias sobre o tema com uma visão de esquerda e provocadora. O blog é considerado uma referência em direitos humanos.
No blog: “Enquanto o Brasil não quitar uma dívida com o seu passado, trazendo à tona os nomes e punindo os torturadores que agiram em nome do Estado durante a ditadura militar, não conseguiremos dar um passo em direção a um futuro de respeito aos direitos políticos, civis e sociais”.

10. Brainstorm #9
www.brainstorm9.com.br
 Reprodução > No ar desde de 2002, o Brainstorm #9 foi um dos primeiros a se destacar no Brasil. É referência em comunicação, especialmente em publicidade e marketing. Mas não se prende só a isso. O blog comandado por Carlos Merigo tem posts de cultura, literatura e bons bate-papos em vídeo com profissionais de agências publicitárias, os Braincasts.
No blog: “A Toyota lançou nova campanha para o Corolla na Austrália. E, ao contrário da linguagem coxinha, com palavras-conceito direcionadas a tiozões, como é comum vermos em outros anúncios do modelo, a criação da Publicis Mojo apostou em ação nonsense e visual arrojado para um carro do tipo”.

11. Brogui
www.brogui.com
 Reprodução > O Brogui é um dos blogs que mais crescem no país. Tem o que grande parte das pessoas gosta de ver nos momentos de ócio: curiosidades que fazem sucesso na internet. O blog de Caio Novaes tem fotos e vídeos curiosos, joguinhos, comentários sobre propagandas inovadoras e muitas promoções para os leitores. Depois de dar muitas dicas de como criar, manter um blog e ainda ganhar dinheiro com ele, há dois meses, Novaes inaugurou uma plataforma de blogs, a Brogui Brogs. Já são mais de 2.500 blogs cadastrados.
No blog: “Este post é para você, que paga de gatinho porque comprou uma máquina de 12 mega pixels no programa de televisão que engana as pessoas e acha que ta arrasando. A foto abaixo tem 17.000 mega pixels, ou seja, 17 GigaPixels, é definição o suficiente para você conseguir localizar uma pessoa perdida no meio da montanha”.

12. Brontossauros em meu jardim
lablogatorios.com.br/brontossauros
Shutterstock
> Na infância, o biólogo Carlos Hotta sonhava ser paleontólogo e estudar brontossauros, um dinossauro do tamanho de uma baleia-azul com pescoço de girafa. Hoje, nas horas vagas, escreve um blog com textos simples, que atrai até quem não entende nada de ciências e faz o público rir com, por exemplo, nove razões para não namorar um tiranossauro rex.
No blog: “A cada dia que passa, fico mais convencido que o homem é o quarto ser mais inteligente da Terra, atrás dos camundongos, os golfinhos e… os polvos!”.

13. Continue
continue.com.br
 Reprodução > Guitar Hero ou Rock Band? Novidades para PlayStation, Wii e Xbox 360? O Continue testa games, dá dicas de versões de demonstração e especula sobre os rumores de lançamentos. Tem posts divertidos de leitores ansiosos por jogos em “por que mal posso esperar por...”.
No blog: “Jogos de estratégia em tempo real para consoles não são novidade, mas, sempre que um novo aparece, o cerne da questão é como serão mapeados os controles. Afinal, não adianta ter gráficos bacanas se você tiver de arrastar coisas na tela com um ‘mouse’ imaginário”.

14. Contraditorium
www.contraditorium.com
 Reprodução > Carlos Cardoso comanda alguns blogs, entre eles o Contraditorium – uma crítica ácida da própria blogosfera e do conteúdo publicado na internet, principalmente no Brasil. Provoca reações extremadas: ou é amado ou é odiado.
No blog: “Houve um momento, na Aurora dos Tempos (por volta de 1998) que os fóruns e listas de discussão eram pontos de encontro de fãs, onde você podia gostar de algo, conhecer gente com idéias semelhantes e participar de uma comunidade. Um ou dois anos depois as listas viraram helpdesk de folgados incapazes de usar o Google”.

15. Diabetes
blog.diabetes.org.br
Shutterstock > A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) mantém, desde 2006, um blog dedicado a portadores de diabetes, com dicas de como cuidar da saúde e derrubar mitos de alimentação muito comuns como comer ou não carboidratos. Há depoimentos das vitórias e das dificuldades de leitores na seção “minha história”. Alguns textos são do endocrinologista Alfredo Halpern.
No blog: “Eu, Cristiana, tenho 31 anos e sou mãe de Gabriela, que tem 3 anos e, recentemente, recebemos o diagnóstico da doença. Em 09/01/2008, Gabriela foi internada (...) saindo do hospital com o diagnóstico de diabetes tipo 1.
Como mãe, senti que o meu mundo estava se acabando. Um enorme vazio e medo tomaram conta de mim. Pensei que não iria dar conta de cuidar da minha filha”.

16. Dr. Pepper
www.drpepper.com.br
 Reprodução
> Os quadrinhos do “Criador”, como Daniel MT é conhecido na internet, são quase um sucesso instantâneo. Seu lema é “piadas ruins é que são boas”. Criado há cerca de seis meses, o blog atrai a audiência com tirinhas politicamente incorretas e traço simples. “Tenho um humor meio retardado mesmo”, diz Daniel. Dr. Pepper é o nome de um refrigerante vendido na América do Norte, em alguns países da América do Sul e na Europa.

17. Efetividade.net
www.efetividade.net
 Reprodução > O Efetividade é um blog de soluções. Não votou nas eleições e não sabe como justificar? Quer dicas de como se portar numa entrevista de emprego? Quer saber de bons programas para instalar no computador? Na grande mistura de assuntos, truques práticos para você ser mais produtivo.
No blog: “Como comprar tudo que se planejou para o Natal e final de ano, sem ficar devendo? A resposta é simples, embora a receita nem sempre satisfaça os desejos dos envolvidos: basta planejar para gastar apenas aquilo que estiver disponível, e conseguir seguir o plano. Nem sempre é fácil, certo?”.

18. Eu capricho
www.eucapricho.com
 Reprodução > Luiza Gomes é autora de um blog que trata de assuntos femininos, ou de menininha, como se costuma dizer. Ela dá dicas de como cuidar da pele e deixar os pêlos dourados para o verão. Fala de grifes famosas, vestidos da moda e ensina a ser sustentável. Em visita ao Projeto Pomar, às margens do poluído Rio Pinheiros, em São Paulo, ela diz, engajada: “Acho que cada um pode fazer sua parte para ter um mundo melhor”.
No blog: “Investir uma grana para comprar um biquíni lindão e, na hora de sair da praia, colocar qualquer coisa por cima não dá. Por isso resolvi fazer um post com algumas dicas de saídas de praia”.
(continua)

2 comentários:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.