28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"E os nossos blogs, claro" (Blogs da revista Época)

Revista Época
1. Blog Animal
bloganimal.com.br/colunaepoca
Mark Baker > As melhores imagens de animais estão diariamente no blog. Grande parte delas é de filhotes fofinhos fotografados em zoológicos do mundo todo. Foi o caso de Monifa, hipopótamo que acaba de nascer na Austrália. As fotos de seu banho encheram o blog de comentários.
No blog: “Seu nome em nigeriano significa ‘eu sou sortuda’, e combina perfeitamente com a história de Monifa, que em seu primeiro dia de vida não conseguia sugar o leite de sua mãe, mas depois superou esse obstáculo e hoje é paparicada por todos do zoológico!”.

2. Blog do Fucs
colunas.epoca.globo.com/blogdofucs
 Reprodução > O blog do repórter especial José Fucs analisa o que está por trás das notícias econômicas e mostra suas implicações para cada um de nós e para o país. Em outubro, na véspera da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juro do país, Fucs arriscou dizer que ela ficaria inalterada e acertou.
No blog: “Embora a maioria dos analistas prefira não fazer prognósticos sobre o resultado da reunião de hoje, é difícil imaginar que o Copom mantenha a política de elevação dos juros.”

3. Blog do Nelito
blogdonelito.com.br
 Reprodução > O jornalista Nelito Fernandes, repórter da sucursal de ÉPOCA no Rio e redator do programa de TV Casseta & Planeta, faz sátiras sobre o cotidiano e apresenta com sarcasmo e ironia notícias da políticas, de celebridades... e do que mais der na telha.
No blog: “Você conhece alguém que se chama Omarcelo? E Oadriano, você conhece? Não. Mas as pessoas teimam em me chamar de Onelito. Isso quando não confundem meu nome com Melitta, marca de café”.

4. Blog do Planeta
blogdoplaneta.com
 Reprodução > O blog da editoria de Ciência & Tecnologia e Meio Ambiente de ÉPOCA é dedicado a discussões sobre aquecimento global, desmatamento da Amazônia, o que fazer com o lixo reciclável e temas do gênero. É comandado pelo editor Alexandre Mansur.
No blog: “Fotos obtidas com microscópios de luz revelam formas inusitadas dos animais. As imagens mostram galinhas azuis, minipolvos gêmeos e ratos nos primeiros dias de formação”.

5. Bombou na web
bombounaweb.com.br
 Reprodução > Vídeos virais na internet, curiosidades, invenções e tecnologia são os destaques, além de Lego e Star Wars. Às sextas-feiras, antecipa a coluna publicada na revista.
No blog: “Corey Vidal, dançarino canadense de 21 anos, está bombando com trilhas sonoras de cinema. O vídeo mostra a tela dividida em quatro partes. Numa, Vidal faz a voz principal e, nas outras, interpreta as outras vozes”.
 Reprodução

6. Faz Caber
fazcaber.com.br
 Reprodução
> A idéia principal do Faz Caber é mostrar aos leitores as opções estudadas para a capa da revista. Isso permite acompanhar o processo de criação e julgar as melhores idéias. Além da capa, a equipe de designers e ilustradores da revista fala de fotografia, criação, webdesign, infografia e ilustração. Para os curiosos com o nome, Faz Caber é a expressão mais ouvida dos editores que querem colocar textos enormes (como o desta reportagem) no espacinho das páginas!
No blog: “Como a notícia vai sozinha para a gráfica, não tivemos dúvida de que a capa deveria ser novamente o Obama, só que desta vez como presidente dos EUA”.

7. Guilherme Fiuza
guilhermefiuza.com.br
 Reprodução > O jornalista Guilherme Fiuza, cujo livro Meu Nome não É Johnny inspirou o filme de mesmo nome, reú­ne uma animada comunidade de internautas com opiniões fortes, ácidas e – acima de tudo – irônicas sobre política e o cotidiano nacional.
No blog: “O governo brasileiro, como se sabe, andou minimizando a crise internacional. Como o otimismo já estava pegando mal, diante da crescente derrocada do mercado, Guido Mantega, nosso homem forte (sic), resolveu bater no peito e admitir que a tormenta será intensa e duradoura”.

8. O Homem Sincero
ohomemsincero.globolog.com.br
> O escritor Fabio Hernandez comenta as virtudes e os percalços dos relacionamentos humanos. Seu texto fluido tem referências de Balzac, Beatles e de seu Tio Fábio, um sábio do interior.
No blog: “‘Eu não consegui fazer você feliz”, ela disse chorando. Isso é o que me dói mais. Seus olhos tristes”.

9. Paulo Moreira
paulomoreiraleite.com.br
Ben Curtis
 Reprodução
> O blog do diretor da sucursal de ÉPOCA em Brasília, um dos jornalistas mais respeitados do país, é dedicado a temas da política nacional e internacional, além de assuntos relevantes do noticiário, como o caso Eloá ou a crise econômica.
No blog: “Você pode nem gostar das idéias de Obama, pode achar que os Estados Unidos devem pagar por todos os pecados cometidos ao longo da história, mas duvido que não seja capaz de fazer uma reflexão a partir do destino de Sarah Obama, a avó do presidente eleito dos Estados Unidos. Ela tem muito a nos ensinar”.
DIVERSIDADE
Sarah Obama, a avó queniana do presidente eleito americano

10. Viajologia
colunas.epoca.globo.com/viajologia
Haroldo Castro
LONGE, BEM LONGE
Clique de Haroldo Castro no Deserto de Gobi, na Mongólia
> Em Viajologia, o repórter e fotógrafo Haroldo Castro conta suas andanças pelo mundo. A última empreitada foi por Papua-Nova Guiné, onde acompanhou as celebrações do sing-sing, uma festa local.
No blog: “No primeiro sing-sing, confesso que me senti um pouco intimidado quando apontava diretamente minha câmera para o corpo das mulheres. Mas, ao ver que a resposta delas era bem mais natural que a minha, perdi o acanhamento”.

*
MEU COMENTÁRIO:

Direto e reto. Não gostei da seleção que a Época fez. Aliás, achei fraquíssima. Parece coisa de quem não freqüenta a blogosfera. Nem vou citar alguns blogs que eu - um neófito - considero que estão não entre os oitenta - mas entre os trinta blogs brasileiros de qualidade e sucesso e não aparecem na lista.

Deixo a modéstia de lado e vou mais longe. Não sei se, sozinho, conseguiria juntar 50 blogs nacionais de qualidade como fez a revista, mas pelo menos uns 20 - melhores que a grande maioria dessa lista - eu conseguiria. Se pedisse o socorro da minha turma blogueira, então, ia ser um banho. Na relação que a Época apresentou, com estardalhaço de primeira página, obviamente, existem bons blogs; mas são raros e de pouquíssima influência e raio de ação na blogosfera.Não gosto dessas listas com tons e matizes de fraternidade; ou motivações (aparentemente) corporativas ou comerciais.

Posso estar errado, mas as pessoas que montaram esta relação da Época se parecem mais com aqueles júris de festivais que elegem sempre os candidatos sem popularidade, mas com uma claque afiada. Aconteceu agora, esta semana, com o Festival de Cinema de Brasília. Uma vergonha que pode ter comprometido a credibilidade do evento.

Sinceramente, nem sei se vou deixar esta lista aqui no blog. Parece-me muito espaço para coisa tão... medíocre. Vou esperar uns dias para ver a repercussão e depois decido. Estou frustrado. Como leitor e assinante da revista me senti logrado. Será que estou muito severo?

A propósito, coloquei abaixo os únicos três comentários que o moderador do site da revista Época permitiu passar por seu crivo. Imaginem o que foi retido. Todavia, pelo que escreveram, não estou sozinho em minha opinião. Leiam e tomem suas posições.

  • JACKSON IBIAPINA | CE / Fortaleza | 26/11/2008 16:30
    Mais uma apologia ao Tio Sam
    Não entendo como blogs do Olavo Saldanha não aparecem por aqui. Esta reportagem é mais uma reunião de coisas fúteis para manter o povo marginal sob o controle do Sistema que dia após dia, massacra e comete atrocidades, e no final das contas fica por isso mesmo. Isso é um atentado ao criticismo social que quer nos manter marginalizados frente aos problemas sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais, onde estão estes blogs? Eles existem e eu sei disso e por causa dos "Termos de Uso" no qual sou obrigado a concordar não posso postar aqui apenas engolir aqueles que estão publidos e vendidos por verdadeiros absurdos.
  • Kirk Douglas | DF / Ceilândia | 26/11/2008 13:08
    Precoce
    Não acho que o garoto citado nessa matéria, Júlio Câmara, seja precoce. Atualmente tenho 16 anos e estou em uma rede de sites há 3 anos de anime e conheço muitos que estão até mesmo a mais tempo que eu ou que começaram mais novos... Sobre trabalhar com isso, a maioria ganha com o próprio site ou faz trabalhos freelance... Nada que possa atrasar demais ou atrapalhar os estudos. Inclusive os administradores dessa rede de sites já foram entrevistados por vocês quando fizeram uma matéria sobre Naruto.
  • Pat | SP / São Paulo | 25/11/2008 13:27
    Blogs
    Bem limitada a seleção dos melhores blogs nacionais. Muita bobagem, papo de televisão, fofoca, fofurinhas e imbecilidade.Perda de tempo total. Dessa lista , tenho 3 nos meus favoritos que são mais criativos. Jornalistas medalhões não contam.
.

4 comentários:

  1. Essa eu não poderia deixar de comentar. Exceto pelos blogs "selecionados" pela Época, a blogosfera em peso simplesmente execrou essa lista. Ou ignorou.
    Parece simplesmente que a Época, que está antenada, claro, com o crescimento da importância dos blogs, resolveu fazer uma auto-promoção dos blogs da casa e para não ficar feio incluiu outros na embalagem. Perdeu pontos de credibilidade, certamente.
    Com certeza há ótimos blogs ali, mas tirando as "figurinhas carimbadas" e os da revista, falhou grosseiramente na escolha. Uma lista dessas deveria ter sido obtida por votação. A Cynara Peixoto faria mil vezes melhor...

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronaldo,

    Fico aliviado como seu comentário. Não tinha captado nenhuma reação nos blogs que acompanho contra a lista e fiquei receoso de assumir uma posição isolada ou parecer arrogante. Vejo, entretanto, que estou "antenado" com a turma que conta, os blogueiros representativos e influentes que "habitam" entre nós.
    Realmente foi uma pisada de bola da Época. Lamentável porque se eles adotam essa postura em assunto que conhecemos um pouco mais o que estarão fazendo com aqueles sobre os quais só nos resta a leitura e interpretação? Sem credibilidade para onde vai uma revista como a "Época"? A "Veja" já está "desse tamanhinho" e "Isto É" há muito tempo que já virou "Isto Era".
    Grande abraço e mais uma vez, grato pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  3. Oiêee!
    Herbert, os que acompanho também não se manifestaram, ou não leram. Eu li pq assino a revista. Mas navegando encontrei vários comentários em diversos blogs. A maioria não gostou, claro. E eu, que sou de resumir bem o que penso, digo que é pura e simplesmente, matéria paga. Muito blog ruim e tantos outros excelentes não foram lembrados. Sem contar nos tão antigos e sequer atualziados. Tem gato na tuba, ou não? rsrsrs...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá New, Oiêee! Para você também.

    Concordo em tudo com seu comentário. Faltou sutileza à equipe que montou a reportagem. Além de um enorme e indesculpável respeito aos assinantes e consumidores da revista.
    Se for mais além, pode-se considerar que a reportagem seja um "atentado" à blogosfera de verdade e aos blogueiros de coração e alma. Nem sei direito o que pensar. Será que a revista pensa que a corporação dos blogs é tão estúpida e inerte para não perceber e reagir a uma matéria tão... medíocre e enganosa (o que eu queria escrever era outra coisa mais pesada).
    Fica uma sugestão para os e as blogueiros (as) que sabem mobilizar o ambiente promover uma blogagem coletiva ou um selo denunciando a reportagem e promovendo uma verdadeira lista dos melhores blogs nacional.
    Grato pela visita e o comentário.
    Grande abraço e até breve.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.