OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 25 de junho DE 2026 ||| 5ª FEIRA ||| JUNHO VERMELHO ||| *Reflexão: “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.” (David O. McKay) |||

Bem vindo

Bem vindo

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Henri-Frédéric Amiel (Genebra, 27 de setembro de 1821 – Genebra, 11 de maio de 1881) foi um filósofo, poeta e crítico da Suíça.[1] Filho de família Huguenote, forçados a se mudar para a Suíça, devido a revogação do Édito de Nantes.

 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fred Mercury é a imagem eterna do Rock In Rio

http://www.rockinrio.com.br/wordpress/wp-content/themes/rir/common/img/rockinrio.png
P
ensar no Rock in Rio é imediatamente relembrar o momento em que ficou eternizado. Foi no primeiro festival em 1985 quando Fred Mercury regeu um coro afinadíssimo  de milhares de vozes e sem qualquer ensaio cantando "Love Of My Life".  Nas musicas seguintes o público apaixonado pelo carisma do fascinante Mercury passou a fazer coro com todas as suas músicas. Magia pura. Emoção que virou oxigênio naquela noite eterna.
Até hoje me emociono ao assistir aqueles momentos, principalmente por saber que nunca mais os veremos. Fred Mercury é para mim o símbolo de todos os "Rock In Rio" e este que se inicia amanhã não foge à regra.
Para homenagear a memória deste ídolo eterno coloquei abaixo o vídeo do Rock in Rio de 1985 com aqueles momentos mágicos e na sequencia mais cinco vídeos das apresentações antológicas do Queen no Festival Live Aid que aconteceu no mesmo ano de 1985 no Estádio de Wembley em Londres alguns meses depois de suas apresentações no Rio.
Emocionem-se também relembrando o encanto e a sedução do Quenn e de Fred Mercury, a grande ausência desse Rock in Rio que começa hoje (23/9/2011). Tomara que eles se lembrem de fazer uma homenagem ao grande ídolo.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vivência do CEO de Peixe Urbano é descrita na Oficina de Gerencia.

P
 
ermitam-me apresentar-lhes o artigo abaixo, reproduzido diretamente da Folha de São Paulo de 15/9/2011, escrito por Júlio de Vasconcelos, que vem a ser o criador e o CEO do site de compras coletivas "Peixe Urbano" cujo sucesso incontestável cobre o Brasil. O texto é um dos melhores que já li nos ultimos tempos, publicados na Folha, sobre a temática dos assuntos corporativos. 
O autor - um jovem executivo de 30 anos - descreve a própria experiência ao assumir a função de criar, dirigir e desenvolver uma empresa absolutamente nova -  uma star-up - no ramo também novo no Brasil que é o das compras coletivas.
Por ser uma descrição de sua própria vivência Júlio de Vasconcelos consegue traduzir para o texto, com riqueza de detalhes e de forma didática, um breve manual de montagem de equipe e motivação. Gostei demais!
Não poderia deixar de compartilhar esse artigo com os leitores da Oficina de Gerência. Leiam abaixo três pequenos trechos que selecionei para ilustrar essa apresentação:
    • [...] "três elementos centrais, todos bastante interligados, na minha descrição: definir estratégia e visão, liderar a comunicação e a cultura e escalar a organização." [...]
    • [...] "Além de liderar pelo exemplo, cabe ao CEO ser o comunicador central da empresa, não só para reforçar a cultura da organização e seus valores centrais, mas também para difundir a estratégia e a visão para todos. Uma comunicação constante e clara é essencial para gerar esse alinhamento e o indispensável foco no que cada um deve fazer para realizar a visão da empresa." [...]
    • [...] "Uma função essencial da liderança é buscar contratar uma equipe que seja melhor do que a própria liderança." [...]
Todos aqueles que estejam interessados em algum dia criar organizações, assumir funções de liderança e montar equipes devem ler o artigo. Vocês vão aprender muito.

São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Se preferirem ler o texto na imagem cliquem sobre ela e aumentem o zoom no browser
Descrição de cargo: CEO de 'start-up' 
Autor -  JULIO VASCONCELLOS

Uma função essencial da liderança é contratar uma equipe que seja melhor do que a própria liderança

UM BELO dia ao acordar me deparei com uma nova realidade em minha vida: estava à frente de uma empresa com centenas de funcionários e que crescia em ritmo de deixar qualquer um atordoado. Tudo isso com mínima experiência prévia de gestão da minha parte.
Com um pouco mais de um ano de empresa, tive minha primeira crise existencial: Qual era a minha função como CEO? Como deveria estar investindo meu tempo? Será que havia algum cumprimento ou saudação secreta que eu ignorava?
Parti para buscar as respostas com algumas pessoas que já haviam passado (e sobrevivido!) por experiência parecida. Conversei com diversos líderes de empresas similares à nossa e de outras bastante diferentes. Eis as lições que aprendi ao tentar definir as funções do CEO em uma "start-up".
O primeiro ensinamento que ouvi por repetidas vezes é o de que não há uma definição fechada ou absoluta. Embora no começo tenha resistido, por achar que tais afirmativas não contribuíam para minha busca, logo percebi que eram cruciais para definir o meu cargo.
Cada pessoa tem seu estilo próprio e cada empresa tem suas necessidades específicas -cabe a cada um definir como os dois devem se encaixar da melhor forma. Enquanto o melhor para a Apple foi ter um CEO como Steve Jobs, visionário em design, para a Ambev foram essenciais a ênfase em excelência operacional e a gestão preconizadas por Lemann, Telles e Sicupira.
Partindo do princípio de que a definição do meu cargo seria única para mim, defini três elementos centrais, todos bastante interligados, na minha descrição: definir estratégia e visão, liderar a comunicação e a cultura e escalar a organização.
A definição da estratégia e a visão da empresa são o ponto de partida e o mapa que ajudam a organização a traçar um caminho de como atingir o sucesso. Embora as melhores estratégias sejam as mais simples e lógicas, o processo para chegar a elas pode ser complexo.
No nosso caso, foi fruto de dezenas de discussões, ao longo de mais de um ano, entre a liderança da empresa e os membros do conselho. Também acredito que, embora a visão para o futuro deva ser estável, a estratégia de como realizá-la deve estar em constante evolução, adaptando-se a realidades do mercado assim como aos aprendizados que vão sendo incorporados.
A cultura da empresa é seu DNA e é elemento essencial na sua habilidade de executar uma estratégia vencedora. Cabe à liderança personificar a cultura que se deseja na empresa -querendo ou não, suas atitudes e ações definirão a cultura da organização.
Além de liderar pelo exemplo, cabe ao CEO ser o comunicador central da empresa, não só para reforçar a cultura da organização e seus valores centrais, mas também para difundir a estratégia e a visão para todos. Uma comunicação constante e clara é essencial para gerar esse alinhamento e o indispensável foco no que cada um deve fazer para realizar a visão da empresa.
Um elemento fundamental para uma "start-up" é a habilidade de escalar a organização à medida que a empresa e o mercado crescem, muitas vezes em ritmos aceleradíssimos. Escalabilidade é o que mantém a empresa funcionando de forma cada vez mais eficaz, seja com 10 ou com 10 mil funcionários.
Utilizo o acrônimo POP para descrever os três pilares de como manter a escalabilidade -pessoas, organização e processos. Uma função essencial da liderança é buscar contratar uma equipe que seja melhor do que a própria liderança.
Sempre buscando pessoas não para a organização que existe hoje, mas para aquela que existirá quando a visão for plenamente realizada. Além das pessoas certas, é essencial montar equipes e organizar a casa para que a empresa consiga gerar os melhores resultados.
Para pessoas e organizações fluírem bem também são necessários processos que traduzam as melhores práticas e garantam eficiência. Finalmente, é indispensável manter um espaço
aberto para que a troca de ideias e de conhecimento ocorra de maneira saudável, 
 preservando, assim, a flexibilidade e a rapidez que são elementos essenciais para a sobrevivência de uma "start-up".

Abaixo um depoimento em vídeo de Júlio de Vasconcelos

JULIO VASCONCELLOS, 30, economista, é fundador e presidente-executivo do site de compras coletivas Peixe Urbano. Escreve às quintas-feiras, a cada quatro semanas, nesta coluna. julio.folha@yahoo.com.
.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Paulo Gracindo interpreta "O Cântico Negro" de José Régio.

http://www.caotico.com.br/wp-content/uploads/2010/12/poesia4.jpgNão é a primeira vez que coloco no blog um post cuja tema seja a poesia. Uma tag existe no blog para abrigar os posts sobre o tema (clique aqui).

Nessa oportunidade postei um vídeo mágico e raro. Paulo Gracindo - no auge de sua carreira como extraordinário ator que foi - declama um poema chamado "Cântico Negro" cujo autor, um escritor português (além de poeta,  dramaturgo, jornalista...) de enorme prestígio nas terras lusitanas de nome José Régio.

Cântigo Negro é um daqueles poemas que nos fazem vibrar por dentro. Comove, emociona, enternece, impressiona, perturba... Na interpretação antológica de Paulo Gracindo ganha vida e toca profundamente nossa alma libertária.  


Não, não vou por aí! Só vou por onde

Me levam meus próprios passos... 
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?


Não percam a oportunidade de assistir essa rara e magistral expressão de arte poética e interpretativa por aquele que foi um dos maiores atores do Brasil em todos os tempos.


Cântico Negro
(José Régio)
 
"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!


sábado, 17 de setembro de 2011

As Frases da Semana. Divirta-se com elas. Rogerio Ceni fala de Neymar. Edir Macedo desce o pau nos cantores gospel e Luana Piovani se diz humilde (!!!).


Mais um post das "Frases da Semana". Elas fazem muito sucesso no blog. Quem as produziu essa semana foram os jornalistas da revista Época Matheus Paggi (matheusp@edglobo.com.br), com Marcelo Moura e Humberto Maia Junior
A seleção está excelente. Diversas abobrinhas, algumas bobagens e muito blá, blá, blá.  Tudo que as celebridades e famosos fazem questão de falar. 
Como de hábito destaquei abaixo cinco frases cujos autores não revelarei nesse instante quem são. Leia o post completo e descubram quais foram as "celebridades" que as cometeram:

  • “Eu nunca dei nada a ninguém que eu não quisesse”
  • “Os homens que me desculpem, mas as mulheres  administram tudo muito melhor”
  • “Tive que chamar a polícia. Que stress! As pessoas não valem nada mesmo! Só funcionam na porrada”
  • “Cena de sexo é das coisas mais desagradáveis que inventaram”
  • “Daqui a pouco tem um cara mais barato, mais jovem e mais bonito do que eu”


Clique e leia as principais noticias de hoje no Brasil e no Mundo.

Dois Pontos: As Frases da Semana

Leila Lopes ao ganhar o Miss Universo
“Nasci assim, não tenho plástica nenhuma”
Leila Lopes, angolana de 25 anos, eleita Miss Universo 2011


“Sou humilde sim, modesta é que não”
Luana Piovani em seu perfil no Twitter, depois de ser criticada por uma seguidora. Ao postar fotos suas, e dizer que estava “linda” a atriz foi acusada de não ter humildade

“Você me dá um exemplo do ‘dá cá’, que eu te explico o ‘toma lá’”
Dilma Rousseff, respondendo à pergunta da apresentadora do Fantástico, Patrícia Poeta, sobre o aumento da política do “toma lá da cá” no Congresso.

“Eu nunca dei nada a ninguém que eu não quisesse”
Idem

“É por isso que não é faxina. Você não acaba com a corrupção de uma vez por todas. Você torna ela cada vez mais difícil”
Idem, perguntada sobre os motivos de o PT não ter encerrado a corrupção ao longo de 8 anos e meio de governo.

“Daqui a pouco tem um cara mais barato, mais jovem e mais bonito do que eu”
Rafael Cortez, repórter do programa CQC, descrente de seu futuro

“99% desse pessoal que canta por aí são endemoniados, é tudo perturbado”
Edir Macedo, líder da Igreja Universal, criticando as bandas e cantores de música gospel
  •  
O ator Rodrigo Santoro
“Eles (jogadores) têm de vencer. Se eles não vencerem, será uma grande vergonha”
Rodrigo Santoro, ator, sobre o desempenho que espera da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014

“A trajetória do ex-presidente do PT é de um guerrilheiro que virou mensaleiro. Ele é uma grande fraude”
O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias do mensalão, sobre José Genoíno (PT-SP). A defesa do petista qualificou as declarações de Jefferson como “chiliques” de um “verdadeiro bufão”

“Garanto que nem 50% das entradas são faltosas, nem 50%. Agora, que ele é o melhor jogador do Brasil não se discute. Mas em 50%, é simulação”
Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, criticando o atacante do Santos, Neymar, que seria privilegiado com uma marcação excessiva de faltas pela arbitragem

“É como se eu tivesse roubado das pessoas que amam E.T. as suas memórias do filme”
Steven Spielberg, diretor de cinema, arrependido de ter mexido em cenas do filme ET na edição comemorativa de 30 anos

“Normalmente, jogo golfe aos domingos. Não posso correr mais. Esse é o meu esporte”
Ronaldo, ex-jogador de futebol
  •  
Angélica
“Os homens que me desculpem, mas as mulheres  administram tudo muito melhor”
Angélica, apresentadora, à revista TPM

“Juro por Deus, ela nunca me deu bronca. Eu te juro que não, mas, se não quiser acreditar…Sei que é difícil”
Fernando Haddad, ministro da Educação e possível candidato do PT à prefeitura de São Paulo em 2012, falando sobre sua relação com a presidente Dima Rousseff

“A única coisa que quero é ser julgado”
José Dirceu, sobre o mensalão

“Tive que chamar a polícia. Que stress! As pessoas não valem nada mesmo! Só funcionam na porrada”
Letícia Birkheuer, atriz, reclamando no Twitter de problemas com a reforma na casa de sua vizinha

“É uma pena que algumas pessoas ainda insistam em querer azedar o que fazemos com a maior alegria e dedicação. Deixem a gente trabalhar em paz”
Fábio Assunção, ator, por meio de sua página no Facebook. Ele ficou incomodado com a divulgação de que havia se atrasado para a primeira gravação do seriado Tapas & Beijos

“É muito bom. Fumo eventualmente, não tenho o hábito de comprar e fumar sempre”
Djavan, cantor, sobre o uso da maconha
  •  
A atriz Carolina Ferraz
“Cena de sexo é das coisas mais desagradáveis que inventaram”
Carolina Ferraz, à revista Joyce Pascowitch
“Eu sou um elefante…tenho muita urina”
Gérard Depardieu, ator francês, brincando sobre o episódio em que urinou no carpete de um avião

“Foi uma questão de posição mesmo. Sou amiga da Bruna, gosto dela, mas não do livro. Para mim, ela se coloca numa posição de vítima. E eu discordo disso”
Gabriela Leite, prostituta e criadora da grife Daspu, explicando por que não gostou do filme sobre a vida de Bruna Surfistinha. Ela também ganhará uma cinebiografia

“Eu não largo feito um piloto brasileiro que sai, vai batendo em tudo, e só descobre mais tarde”
Danica Patrick, piloto norte-americana da NASCAR, comentando sobre seu desempenho na última prova da competição, em Richmond (EUA). A frase revoltou os brasileiros no Twitter

O ator Brad Pitt
“Ela não largou como um brasileiro, porque ela não tem capacidade para isso. Nunca terá”
Tony Kanaan, piloto brasileiro, da Fórmula Indy, respondendo à Danica Patrick por meio de seu perfil no Twitter
  •  
“O resto é secundário, inclusive o trabalho”
Brad Pitt, ator, comentando que atualmente procura dar prioridade total à família


Por Matheus Paggi (matheusp@edglobo.com.br), com Marcelo Moura e Humberto Maia Junior

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Proteja-se nas redes sociais. Não dê chance para o "azar" acontecer...

T
http://4.bp.blogspot.com/_4Pg6b8yd4OY/S_J9rhGFr4I/AAAAAAAAAFw/rePWhLMNlWA/S660/bannerblog.png
Clique e conheça um blog dedicado ao tema.
odos os internautas esclarecidos sabem dos perigos que rondam as divertidas navegações pelas redes sociais. Facebook, Orkut, MSN, MySpace, Twitter e dezenas de outros são portas abertas para os mal-intencionados e criminosos que buscam tirar proveito da boa-fé dos usuários menos cuidadosos  dessas redes.
São incontáveis as histórias de crimes e atos pouco recomendáveis praticados contra as pessoas que trocam alegremente fotos, mensagens e informações entre elas sem atentar que bem ali, escondidos nas dobras dos seus muitos recursos uma comunidade de hackers criminosos está à caça de dados e informações que vão utilizar em suas atividades.
Embora não sendo um especialista no assunto posso dizer que sou muito, talvez até excessivamente (prefiro assim) em relação às minhas participações nessas redes. Tenho página no Facebook e no Twiter além do blog e é só. Nelas coloco o mínimo de informações pessoais (sequer uso fotografias minhas ou da família) e coisas assim...
http://mariano.delegadodepolicia.com/wp-content/uploads/2010/01/Redes-Sociais.jpg
Outro dia, lendo a Folha de São Paulo deparei-me com uma matéria sobre o assunto. Nada fora do comum, mas chamou-me a atenção um desenho que ilustrava a reportagem e cuja origem de fato era do New York Times. Resolvi usar o "scanner" e colocá-la, como imagem, no blog. Por isso a qualidade não é igual às imagens capturadas diretamente na Web, mas dá para fazer uma boa leitura. O conteúdo é de primeira qualidade.
O esboço tem o nome de "Ordem na Casa - Dicas para não se perder nas redes sociais". São excelentes dicas e conselhos que sendo seguidos diminuirão muito as chances do internauta social sofrer um ataque (sempre desagradável) dos malfeitores cibernéticos.
.