25 de janeiro DE 2026 ||| domingo ||| dia do carteiro ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo



Umberto Eco OMRI (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 — Milão, 19 de fevereiro de 2016) foi um escritor, filósofo, professor, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas. Eco foi, ainda, notório escritor de romances, entre os quais "O nome da rosa" e "O pêndulo de Foucault". Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’espérez pas vous débarrasser des livres" (publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo", e no Brasil como "Não contem com o fim do livro". (https://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco)


sábado, 5 de fevereiro de 2022

Ansiedade, conheça como resolver...



''ansiedade é uma emoção caracterizada por um estado desagradável de agitação interior, muitas vezes acompanhada de comportamento nervoso, como o de se embalar de trás para a frente. É o sentimento desagradável de terror por eventos antecipados, tal como a sensação de morte iminente. Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. O medo é uma resposta a uma ameaça real ou percebida, enquanto a ansiedade é a expectativa de uma futura ameaça. A ansiedade é um sentimento de inquietação e preocupação, geralmente generalizado e sem foco, como uma reação exagerada a uma situação que é apenas subjetivamente vista como ameaçadora. É muitas vezes acompanhada por tensão muscular, inquietação, fadiga e problemas de concentração. A ansiedade pode ser apropriada, mas quando experimentada regularmente, o indivíduo pode sofrer de transtorno de ansiedade.''  (Wikipédia) 

No artigo abaixo, extraído da revista VC S/A o tema da ansiedade é abordado de forma bem ajustada e atualizada.  O artigo é longo e por isso mesmo a Oficina de Gerência o transcreveu até um determinado parágrafo e colocou em seguida o link para o texto original, no site da revista,  para o leitor que mantenha o interesse no assunto (eu recomendo que dê continuidade à leitura).

O foco do artigo está centrado  no livro ''Descontruindo a Ansiedade'', recém publicado no Brasil pela Amazon (clique aqui se tiver interesse de comprar) cujos dados estão na imagem ao lado.

O tema da Ansiedade tem, no Google, o incrível número de  (aproximadamente)  170.000.000 de links para pesquisá-lo.

O artigo já começa informando que o Brasil é o país do mundo com o maior índice de casos, com 18,6 milhões de ansiosos. Dado que a ansiedade atinge todos os círculos de atividades, nos círculos sociais e nas diversas culturas, a Oficina de Gerência o traz para destacá-lo no contexto do mundo corporativo.

Recomendo a leitura atenta e a sequência nas pesquisas sobre o tema. A ansiedade é uma realidade nas vidas dos seres humanos e se faz presente em vários momentos de nossas vidas no trabalho, na família e nas diversas atividades que fazem parte dos nossos dias.


Clique aqui para visitar a homesite da revista




            
ATENÇÃO : Para continuar a leitura do artigo, clique aqui para ser remetido ao texto original no site da Revista VC S/A (antiga Você S/A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.