15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

terça-feira, outubro 29, 2019

Eric Clapton - Tears In Heaven

"Tears in Heaven" é uma superconhecida canção composta por Eric Clapton juntamente com Will Jennings. 

A letra fala sobre a dor e perda que Clapton sentiu após a morte de seu filho Conor de quatro anos de idade, que caiu da janela do 53º andar de um apartamento de um amigo de sua mãe, em Nova Iorque em 20 de março de 1991. " 

"Clapton, que chegou ao apartamento pouco depois do acidente, ficou obviamente, desesperado e nunca conseguiu se recuperar dessa perda irreparável. 

Expressou sua dor através de sua maravilhosa obra poética. "Tears in Haven" (Lágrimas no Paraíso) é a mais pungente. Não há como não se emocionar com ela.

Este vídeo ilustrado (abaixo) que encontrei no YouTube é eterno  e fortemente emocional. Algo lindamente produzido apesar da tristeza infinita que encerra. 

A poesia que a letra encerra quando nos lembramos da perda de um pai com uma morte tão improvável do filho querido toca fundo em nossas emoções. A animação do vídeo é perfeita. Coloquei também a letra da canção e sua tradução

Curtam o vídeo e... cuidado para não se emocionarem demais.


       



Nenhum comentário:

Postar um comentário