11 de jul de 2011

Proxêmica? Aposto que você não sabe o que é...


A
lguém ai sabe o que é Proxêmica? Aposto que são poucos. Pois o nosso post hoje vai falar sobre isso.
http://linguagemcorporal.net.br/wp-content/uploads/2010/10/linguagem-corporal-640x250.jpg
Obviamente vamos começar por explicar o que significa essa palavra tão esquisita quanto importante, apesar de desconhecida, no mundo corporativo.

Conheçam o que diz a Wikipédia sobre o conceito:
  • "O termo proxêmica (proxemics, em inglês) foi cunhado pelo antropólogo Edward T. Hall em 1963 para descrever o espaço pessoal de indivíduos num meio social, definindo-o como o "conjunto das observações e teorias referentes ao uso que o homem faz do espaço enquanto produto cultural específico". Descreve as distâncias mensuráveis entre as pessoas, conforme elas interagem, distâncias e posturas que não são intencionais, mas sim resultado do processo de aculturação. É um exemplo de proxêmica quando um indivíduo que encontra um banco de praça já ocupado por outra pessoa numa das extremidades, tende a sentar-se na extremidade oposta, preservando um espaço entre os dois indivíduos. Hall demonstrou que a distância social entre os indivíduos pode ser relacionada com a distância física. Nesse sentido, menciona quatro tipos de distância": (clique aqui para continuar a leitura)
http://1.bp.blogspot.com/-QJQJgFOfmE0/TVqsIAQ5SKI/AAAAAAAAAAk/BHRdoVpEctw/s1600/_0434%255B1%255D.jpg
Percebe-se que o conceito diz respeito ao estudo da Linguagem Corporal. O entendimento é que enquanto a chamada expressão corporal transformada em "linguagem" trata das reações individuais a Proxêmica, por seu lado, busca entender a mesma linguagem vista na forma das relações entre indivíduos ou grupos. 

Quem acompanha meus posts sabe do valor que empresto à linguagem do corpo como item fundamental na carreira de que deseja exercer funções corporativas. Na Oficina de Gerencia, inclusive, mantenho uma tag - chamada de "O Corpo Fala" - para reunir os posts que escrevi sobre o tema (clique aqui).

As formas da expressão inconsciente do corpo se manifestam em todas as pessoas indistintamente. Conhecê-las é uma enorme vantagem competitiva no mundo dos negócios, mas não só... Nas relações sociais e familiares a linguagem corporal ajuda muito a prevenir situações constrangedoras ou promover as agradáveis.

Coloquei dois vídeos nesse post. O primeiro, logo abaixo, é uma verdadeira aula sobre proxêmica. O áudio é em português (de Portugal) e as situações são capturadas do cotidiano real das pessoas em várias situações. 



http://i3.ytimg.com/vi/vdOmrcM8jJM/movieposter.jpg?v=4dc993f2
Clique na imagem
O segundo vídeo é o ponto principal do post. Um grupo de estudos aproveitou um trecho do famoso filme de Charles Chaplin, "The Kid", para uma aula sobre a proxêmica e a linguagem corporal cujo trabalho e identificação de gestos, por meio de legendas, está primoroso.
.
Além de apreciar um pouco a arte e a genialidade do eterno Carlitos (Chaplin) procurem a essência das expressões de todos os personagens envolvidos lembrando-se que eram tempos do "cinema mudo". O valia para se transmitir as histórias aos espectadores era a linguagem corporal.
.
Espero que aproveitem e sejam tocados pela curiosidade a respeito desse tema tão importante para quem deseja aprender os "feitiços" do mundo corporativo. Aqueles leitores que tiverem interesse nos filmes de Chaplin basta clicar na imagem ao lado para ser redirecionado ao YouTube com uma página inteira e muitas horas de Carlitos à disposição.
 



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin