19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 11 de julho de 2020

Proxêmica? Aposto que você não sabe o que é...


A
lguém ai sabe o que é Proxêmica? Aposto que são poucos. Pois o nosso post hoje vai falar sobre isso.
http://linguagemcorporal.net.br/wp-content/uploads/2010/10/linguagem-corporal-640x250.jpg
Obviamente vamos começar por explicar o que significa essa palavra tão esquisita quanto importante, apesar de desconhecida, no mundo corporativo.

Conheçam o que diz a Wikipédia sobre o conceito:

  • "O termo proxêmica (proxemics, em inglês) foi cunhado pelo antropólogo Edward T. Hall em 1963 para descrever o espaço pessoal de indivíduos num meio social, definindo-o como o "conjunto das observações e teorias referentes ao uso que o homem faz do espaço enquanto produto cultural específico". Descreve as distâncias mensuráveis entre as pessoas, conforme elas interagem, distâncias e posturas que não são intencionais, mas sim resultado do processo de aculturação. É um exemplo de proxêmica quando um indivíduo que encontra um banco de praça já ocupado por outra pessoa numa das extremidades, tende a sentar-se na extremidade oposta, preservando um espaço entre os dois indivíduos. Hall demonstrou que a distância social entre os indivíduos pode ser relacionada com a distância física. Nesse sentido, menciona quatro tipos de distância": (clique aqui para continuar a leitura)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRuRyHY7RlAUn1lQOEtRTiHwkSla5x8_rBDrGJ26mWtOdLqZWEmOk1VuyZgSpQVqvo3SQlK2ZlTHvzYYYVaWNIyRqrwX4iBaMyu9p63gMxryyjr42I-OerLM8CHvzDHWzvjcl3R-XDixY/s1600/_0434%255B1%255D.jpg
Percebe-se que o conceito diz respeito ao estudo da Linguagem Corporal. O entendimento é que enquanto a chamada expressão corporal transformada em "linguagem" trata das reações individuais a Proxêmica, por seu lado, busca entender a mesma linguagem vista na forma das relações entre indivíduos ou grupos. 

Quem acompanha meus posts sabe do valor que empresto à linguagem do corpo como item fundamental na carreira de que deseja exercer funções corporativas. Na Oficina de Gerencia, inclusive, mantenho uma tag - chamada de "O Corpo Fala" - para reunir os posts que escrevi sobre o tema (clique aqui).

As formas da expressão inconsciente do corpo se manifestam em todas as pessoas indistintamente. Conhecê-las é uma enorme vantagem competitiva no mundo dos negócios, mas não só... Nas relações sociais e familiares a linguagem corporal ajuda muito a prevenir situações constrangedoras ou promover as agradáveis.

Coloquei dois vídeos nesse post. O primeiro, logo abaixo, é uma verdadeira aula sobre proxêmica. O áudio é em português e as situações são capturadas do cotidiano real das pessoas em várias situações. 




 


Clique aqui no link e leia outro artigo sobre o tema


Clique aqui também e explore o tema no Google



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.