24 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia das Nações Unidas ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia das Nações Unidas celebra-se todos os anos a 24 de outubro. A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada no final da Segunda Guerra Mundial para assegurar a resolução de conflitos e a cooperação internacional pós-guerra. Fundada por 51 Estados Membros, hoje a organização conta com 193. Com sede em Nova Iorque, a ONU conta com uma sede na Europa — localizada em Genebra, na Suíça — e conta também com escritórios em Viena, na Áustria, e comissões regionais em Chile, Etiópia, Líbano e Tailândia. sede da ONU na Europa Sede na ONU na Europa Origem do Dia das Nações Unidas O dia 24 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial das Nações Unidas já que a carta das Nações Unidas entrou em vigor nesta data, em 1945, formando-se então as Nações Unidas oficialmente, em São Francisco, Califórnia. Esta efeméride é comemorada desde 1948. O Dia das Nações Unidas faz parte da semana da ONU, que decorre de 20 a 26 de outubro. O objetivo da ONU é que o dia seja dedicado a tornar conhecidos, pelos povos de todo o mundo, os fins e as conquistas desta entidade, assim como obter apoio para a sua obra. Objetivos da ONU Manter a paz mundial; Fomentar as relações entre os países; Eliminar a pobreza, a exclusão social e o analfabetismo; Incrementar a sustentabilidade; Promover o bem social de idosos, crianças, jovens, refugiados, etc.


Aldous Leonard Huxley (Godalming, 26 de julho de1894 – Los Angeles, 22 de novembro de 1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Mais conhecido pelos seus romances, como Admirável Mundo Novo e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry e publicou contos, poesias, literatura de viagem e guiões de filmes. Passou a última parte de sua vida nos Estados Unidos, vivendo em Los Angeles de 1937 até sua morte, em 1963. No final de sua vida, Huxley foi amplamente reconhecido como um dos principais intelectuais de sua época. Ele foi nomeado para o Prêmio Nobel de Literatura sete vezes e foi eleito Companheiro de Literatura pela Royal Society of Literature em 1962. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldous_Huxley)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Elza Soares foi para o Mundo dos Encantados



"Elza, confiante em seu talento para cantar, devido aos elogios que recebia de parentes e amigos, se inscreveu no concurso musical do programa radiofônico Calouros em Desfile, em meados de 1953, que era apresentado pelo compositor Ary Barroso. Para a apresentação, usou um vestido da mãe, aproximadamente vinte quilos mais gorda, ajustado com vários alfinetes de fralda, fazendo um penteado de maria-chiquinha no cabelo."

Quando Elza subiu ao palco, foi recebida pelo auditório e por Ary Barroso, com gargalhadas. Ary tentou ridicularizar Elza perguntando-lhe:

E Elza rebateu:

Depois, Elza cantou "Lama" e ganhou a nota máxima do programa. Ary, então, anunciou que, naquele exato momento, acabava de nascer uma estrela(Wikipédia)


Não há o que falar sobre Elza Soares. Tudo foi dito, visto e escrito. O que quer que se queira dizer é pouco, muito pouco sobre essa "mulher de outro planeta", frase profética de Ary Barroso em 1953 (!!!)

Sou da geração que já a conheceu sob os holofotes do sucesso. Sua história de vida já está no Google em 28.500.000 de links . 

Para fazer uma singela homenagem do blog a essa artista brasileira histórica e inigualável, o que pensei foi apresentar três vídeos selecionados, de épocas diferentes, na esperança de que visitantes da Oficina de Gerência, mais jovens, tenham oportunidade de ver, ouvir e sentir a arte de Elza. 

Antes de assistir os vídeos saibam que Elza Soares, foi premiada pela BBC de Londres, em 2000, como "Melhor Cantora do Milênio", quando se apresentou  com vários artistas brasileiros (Gal Costa, Chico Buarque, Caetano e Gil). 

Dos vídeos abaixo quero destacar o primeiro. Elza interpreta e canta a música que eu considero a sua melhor performance, "Meu Guri", de Chico Buarque. Ela se emociona, de verdade, pois a letra fala muito de sua realidade na favela quando viveu o início da sua vida, havendo inclusive perdido também um filho, o "seu guri". 

Convido-os, pois, quando o mundo da música venera e chora a morte de sua estrela, a conhecer um pouco de Elza Soares.


                          Elza Soares e Grupo Nós do Morro interpretam 'Meu Guri', composição de Chico Buarque.

                                                                          Elza Soares - Ziriguidum


                           ELZA SOARES NA GUAYCURUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.