18 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA - DIA NACIONAL DO ESPIRITISMO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 29 de setembro de 2018

Jack Welch, vídeo magnífico sobre o papel do líder verdadeiro

O
ícone Jack Welch dispensa comentários. Normalmente leio e assisto tudo de sua autoria que me caia nas mãos. Curiosamente não conhecia o vídeo abaixo ("What is the role of a leader" - "Qual é a função do líder") que me foi enviado por amigos de grupos no WhatApp. Paixão à primeira vista!
O que mais me tocou foi a clareza de Mister Welch ao ensinar que a principal função do líder é ser o que ele chamou de "Chief Meaning Office". Uma expressão própria que ele mesmo explica no vídeo como sendo a responsabilidade de dar significado do trabalho da equipe deixando todos cientes "de onde estão indo", "por que estão indo pra lá" e mais importante, "o que eles ganham ao ajudar e acompanhar o líder a chegar lá". Em torno desse paradigma Welch desenvolve - em quatro minutos e quarenta e quatro segundos - uma maravilhosa (e verdadeira) teoria de como ser um líder verdadeiro.
Sério... é um dos vídeos mais impactantes que conheço para propor mudanças nas vidas das pessoas que têm a responsabilidade de comandar outras pessoas. De liderar e conduzir tarefas e alcançar objetivos.
Já o vi, desde que tomei conhecimento dele, pelo menos uma dezena de vezes e o que mais me fascinou foi reconhecer partes do meu próprio estilo de liderança nos ensinamentos que Welch cita na sua fala. São coisas comuns, mas que, isoladas, não me chamavam a atenção. Isto por que estão ou foram desenvolvidas ao longo da carreira para fazer parte viva do meu "DNA" de gestor; da minha forma de ser no papel de gestor e líder. 
Tenho certeza de que muitos (talvez a maioria) dos que se disponham a assistir o vídeo também "se encontrem" nas palavras do Jack Welch. Vale a pena conferir...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.