23 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 5ª FEIRA ||| DIA DO AVIADOR E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||
Bem vindo
O Dia da Força Aérea Brasileira é comemorado anualmente em 23 de outubro. Assim como o Exército e a Marinha, a Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das três Forças Armadas do Brasil. Fundado oficialmente em 20 de janeiro 1941, o Ministério da Aeronáutica foi criado espelhando outros modelos de organização das forças aéreas, principalmente a Força Aérea Real (Reino Unido, 1918), a Regia Aeronautica (Itália) e a Força Aérea da França, ambos na década de 1920. Inicialmente, a FAB tinha como principal objetivo vigiar as costas marítimas brasileiras pelo ar. No entanto, com a Segunda Guerra Mundial e após o ataque de submarinos nazistas aos navios brasileiros, a Força Aérea Brasileira se juntou pela primeira vez numa guerra, combatendo pelos Aliados contra a Alemanha Nazista. FAB Origem do Dia da Força Aérea Brasileira Esta data é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 23 de outubro de 1906 se consagrou como o “pai da aviação” por se tornar o primeiro ser humano a voar a bordo de uma aeronave, o 14 BIS. A Lei nº 218, de 4 de julho de 1936, decreta o dia 23 de outubro como Dia do Aviador, e também em homenagem a Santos Dumont, o Dia da Força Aérea Brasileira é celebrado nesta data, de acordo com o calendário oficial. (https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-forca-aerea-brasileira/)
Alberto Santos Dumont (Palmira, 20 de julho de 1873 – Guarujá, 23 de julho de 1932) foi um aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro. Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.
domingo, 7 de outubro de 2018
Discurso de Tim Minchin na Universidade da Austrália Ocidental (UWA)
Trago
novamente ao blog da Oficina de Gerência um texto da autoria da espanhola Núria Fernandez Lopez que
é uma das fundadoras do Grupo
Finsi. Só para comprovar a minha admiração tenho um marcador do
Grupo dentro do Blog com diversos artigos. Só não produzo mais
textos da Nuria porque, embora não pareça, dá um trabalho danado fazer a
tradução do espanhol para o português.
O artigo
abaixo apresenta um texto, que reproduz o discurso feito por Tim Minchin, famoso
comediante da Austrália, na cerimônia de formatura da turma de 2013 na
Universidade da Austrália Ocidental UWA) onde ele próprio se formou.
Gostei das ideias
do palestrante. São... diferentes e inteligentes. Por isso resolvi
compartilhá-las com os leitores do Blog. O texto é longo, mas se não tiver a
persistência e a vontade é melhor não o ler agora. Deixe para depois ou veja o
vídeo com a reprodução legendada do discurso que coloquei ao final do post.
Porém, recomendo a leitura também. Vale o tempo.
Assista abaixo, o vídeo do discurso do Tim Minchin. É interessante e curioso assistir a performance do palestrante, após a leitura do texto. É diferente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.