15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

sábado, fevereiro 29, 2020

Einstein e a sua Equacao da Vida e da Morte. (Documentário do History Channel)

http://2.bp.blogspot.com/_GRON7ETtDtY/Sgx1zIXrJ5I/AAAAAAAAAQc/rllMewLWf-Y/s400/einstein_foredrag.jpg
O que está no post é o emocionante documentário do History Channel, que conta a história decorrente da famosa carta que Einstein escreveu ao presidente americano, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. 
  • Em 1939, na véspera da segunda guerra mundial, Albert Einstein escreveu uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt: “... Sir. O elemento chamado urânio pode ser transformado em uma nova e importante forma de energia no futuro imediato. Certos aspectos desta situação exigem certa cautela, e se necessário, uma ação rápida por parte da administração. Bombas extremamente poderosas de um novo tipo podem agora ser construídas..."
  • A carta era sobre a aplicação da famosa equação de Einstein: E=mc2 e do seu medo de que os nazistas a pudessem utilizar para construir uma bomba atômica. A sua carta impulsionou uma cadeia de acontecimentos, que levaram a destruição de Hiroshima e Nagasaki. Albert Einstein, mais tarde, descreveria a escrita desta carta como o grande erro da sua vida. Esta é a história de sua mais famosa equação e como ela mudou a história e Einstein, para sempre.


animated gifO vídeo abaixo é a edição completa do documentário do History Channel sobre a historia do envolvimento de Einstein com a bomba atômica. Ele tem 49 minutos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário