30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A liderança feminina no trabalho

As mulheres constituem mais da metade do mercado de trabalho, são a maioria nas Universidades, têm as melhores notas e ainda assim é baixa a proporção de mulheres em cargos de decisão nos diversos segmentos, já que ocupam apenas 1 a 2% dos cargos de direção e ganham pelo menos 30% menos que um colega masculino do mesmo nível.
Existe uma grande quantidade de fatores individuais, culturais e organizacionais que podem frear e em alguns casos, até mesmo bloquear o acesso das mulheres a cargos de alta decisão na pirâmide organizacional.
...........................................................................................................................................................
O texto acima é o início de um artigo de Claudia Spangher, psicóloga formada pela Universidad Central de Venezuela, com especialização em terapia comportamental e cognitiva. Para conhecer o inteiro teor da bela página é só entrar no link abaixo:


Mais do Dilbert







segunda-feira, 22 de outubro de 2007

domingo, 21 de outubro de 2007

A Importância do "Não Sei"

Este é um dos muitos artigos do genial Max Gehringer que vou, a partir de agora, publicar no Blog. Este, particularmente, traduz uma realidade da vida corporativa. Eu mesmo, muitas vezes, fui vítima dessa síndrome. Só consegui me livrar dela quando tomei consciência da bobagem que era querer ter sempre a resposta pronta para "mostrar serviço" ao chefe. Eu ainda não conhecia este texto, mas cheguei à Diretoria Executiva da minha empresa... Vale conhecer.


Se vc ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali...aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta: - Será que vai chover hoje?
  • Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas: O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
  • Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então a sua área é de Marketing:O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.
  • Se você responder "sim há uma boa probabilidade"... você é da área de Engenharia:
    O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.
  • Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos: - uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
  • Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da área de Contabilidade: O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos.
  • Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuva”... - Então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.
  • Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à Diretoria da Empresa.

De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação. Não sei, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão. Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida corporativa. Por quê? Eu sinceramente "não sei". (Max Gehringer)

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Tirinha do Dilbert

Certamente alguém se lembrará de algum colega de trabalho semelhante ao personagem da historinha. O "Dilbert" é bom para essas coisas...



sábado, 13 de outubro de 2007

Dilbert está aqui

O Blog está iniciando uma seção com a publicação dos quadrinhos do Dilbert, já traduzidas e extraidas do site http://www.tirinhas.com/. Vou procurar colocar diariamente uma ou mais das famosas tirinhas desse personagem do Scott Adams que procura retratar de forma bem humorada e mordaz as realidades do universo das corporações. Para a estréia escolhi alguns dos últimos quadrinhos publicados recentemente. Para quem quiser conhecer o site oficial é só visitar o endereço http://www.dilbert.com/


sábado, 6 de outubro de 2007

Agradecimento aos alunos do Prof. Rocha Maia

Na última quarta feira, dia 3, fui recebido pela turma do Professor Rocha Maia da Faculdade Michelangelo para uma palestra sobre os temas abordados neste Blog. Agradeço a forma dinâmica e interessada com as quais os alunos participaram e a gentileza como me receberam e ouviram. Grato ao Professor e à direção da Faculdade. Reitero o convite feito aos alunos para enviar questões para debate e abordagem no blog.