29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 25 de agosto de 2018

7 dicas sobre como NÃO motivar uma equipe



Como liderar uma equipe fazendo tudo ao contrário


Li o artigo abaixo já faz algum tempo e o "guardei" no bau" do blog.  Surgiu a oportunidade de publicá-lo e aqui está.
O tema é sempre fascinante, liderança. Só que aqui, o autor original - que não consegui localizar na internet (devo dizer que o texto já foi publicado em mais de um blog, pelo menos) - aborda ao que poderíamos chamar de anti-liderança. Não deixa de ser um forma positiva de chamar a atenção para o que deve ser feito, por meio daquilo que não se deve fazer.
Os sete itens que o autor coloca na lista não os mais comuns aos que chamo "falsos líderes". Infelizmente a selva corporativa está repleta deles. Os temas são os seguintes, dos quais grifei os que acho mais nocivos para um grupo liderado por alguém com esse perfil. Vamos lá.

  • Guarde tudo para si - Não se dê ao trabalho de perguntar a seus colegas sobre as tarefas deles - Certifique-se de que não haverá incentivos - Não tome qualquer atitude  Não respeite a agenda alheiaSempre considere que todos estão integralmente alocados ao projeto -  Nunca esclareça totalmente os objetivos.


Como liderar uma equipefazendo tudo ao contrário

7 dicas sobre como NÃO motivar uma equipe 

1. Guarde tudo para si
Todo mundo quer roubar suas idéias. Não compartilhe nada. Se for fazer uma apresentação em grupo, diga aos seus companheiros de equipe que a sua parte será uma surpresa, ou que não ficou pronta a tempo de ser discutida com eles antes da apresentação definitiva.
2. Não se dê ao trabalho de perguntar a seus colegas sobre as tarefas deles

Afinal, eles estarão fazendo o mesmo que você, guardando tudo para si, e mantendo em segredo tudo o que fazem. Ademais, por que se preocupar? A continuidade e coordenação das atividades não é responsabilidade só sua… Se algum membro da equipe comunica que precisará de um determinado recurso, não a leve a sério. Se ele estiver “mesmo” precisando, vai atrás sozinho, ou vai brigar por ele.

3. Certifique-se de que não haverá incentivos

Especialmente recompensas, presentes e encontros. Isto amolece o grupo.
4. Não tome qualquer atitude
Sempre existe chance de que seus colegas são os que estão de fato fazendo as contribuições que agregam valor. Concentre-se em brilhar mais do que eles, preparando apresentações no PowerPoint usando todas as palavras da moda.
5.  Não respeite a agenda alheia
Mostre que é você quem manda. Atrase o horário de início de várias reuniões, marque-as e adie-as com pouquíssima antecedência, e tome decisões cruciais em reuniões que não tenham sido agendadas previamente, e na ausência das pessoas realmente interessadas.
6. Sempre considere que todos estão integralmente alocados ao projeto
Aloque as pessoas aos cronogramas como se elas não estivessem envolvidas com nenhum outro projeto ou operação. Se você controla mais do que um cronograma, aloque as mesmas pessoas a todos eles, considerando a mesma premissa.
7. Nunca esclareça totalmente os objetivos
Definir os objetivos antes de ter o trabalho encerrado é dar aos inimigos uma oportunidade de avaliá-lo objetivamente, ou até mesmo de considerá-lo ineficaz! Além disso, expor o objetivo pode vir a dificultar na hora de decidir livremente os rumos dos projetos, ou de usá-los em prol de seus próprios objetivos pessoais ao longo de seu ciclo de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.