23 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 5ª FEIRA ||| DIA DO AVIADOR E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||
Bem vindo
O Dia da Força Aérea Brasileira é comemorado anualmente em 23 de outubro. Assim como o Exército e a Marinha, a Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das três Forças Armadas do Brasil. Fundado oficialmente em 20 de janeiro 1941, o Ministério da Aeronáutica foi criado espelhando outros modelos de organização das forças aéreas, principalmente a Força Aérea Real (Reino Unido, 1918), a Regia Aeronautica (Itália) e a Força Aérea da França, ambos na década de 1920. Inicialmente, a FAB tinha como principal objetivo vigiar as costas marítimas brasileiras pelo ar. No entanto, com a Segunda Guerra Mundial e após o ataque de submarinos nazistas aos navios brasileiros, a Força Aérea Brasileira se juntou pela primeira vez numa guerra, combatendo pelos Aliados contra a Alemanha Nazista. FAB Origem do Dia da Força Aérea Brasileira Esta data é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 23 de outubro de 1906 se consagrou como o “pai da aviação” por se tornar o primeiro ser humano a voar a bordo de uma aeronave, o 14 BIS. A Lei nº 218, de 4 de julho de 1936, decreta o dia 23 de outubro como Dia do Aviador, e também em homenagem a Santos Dumont, o Dia da Força Aérea Brasileira é celebrado nesta data, de acordo com o calendário oficial. (https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-forca-aerea-brasileira/)
Alberto Santos Dumont (Palmira, 20 de julho de 1873 – Guarujá, 23 de julho de 1932) foi um aeronauta, esportista, autodidata e inventor brasileiro. Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.
segunda-feira, 10 de março de 2025
Administrar, gerenciar ou gerir? Tire as dúvidas
Nem pesquisem muito para descobrir qual é a diferença entre o que seja administração, gerência e gestão. Embora as informações sejam numerosas, não há congruência entre elas. Isso mesmo.
Não é à toa que os conceitos sejam usados indistintamente. Eu mesmo faço isso e não estou errado. Pelo menos o dicionário Aulete - e não é o único - coloca as três definições no mesmo verbete sobre o que seja Administração. O que diz o Aulete? Leiam abaixo:
Ação ou resultado de administrar.
Gestão de negócios, atividades, projetos públicos ou particulares.
Modo de administrar, de gerir; DIREÇÃO; GESTÃO; GOVERNO.
Além desse "mix", tenho o entendimento, cujo melhor exemplo colhi no site de perguntas e respostas do Yahoo.
Por que é importante buscar essas diferenças? Principalmente quando nos aventuramos no universo corporativo para exercer funções executivas?
Respondo dizendo, principalmente aos jovens dirigentes, no mais das vezes se julgando "administradores", após a colação de grau, que vão descobrir, sofrendo na pele, a verdade: são "chefes ou coordenadores", ainda longe deserem reconhecidos nas categorias de gestores.
Nos "tabuleiros" mais elevados das disputas, no jogo corporativo, o "xadrez" é para profissionais e se você não souber o que é, e onde se colocar, seja peão, cavalo, bispo, torre, rei ou rainha, conforme sua real missão, vai ser rapidamente "comido" pelo adversário.
Acho que o leitor já percebeu aonde quero chegar e, por isso mesmo, não vou me alongar nessa introdução.
Devo apenas registrar que existe, sim, diferença real e efetiva, entre os três conceitos e, embora não seja difícil entendê-los, a aplicação corrente, na linguagem escrita e falada, às vezes confunde os usuários.
Na internet, entre os vários textos que pesquisei (veja no Google), o melhor artigo que encontrei sobre o tema foi esse transcrito abaixo. E quero também expressar que concordo com o autor em gênero, número e grau.
É dentro desse conjunto de compreensão que procuro o meu entendimento. E vou prestar mais atenção ainda. Para quem tenha interesse em caracterizar melhor as diferenças entre o que seja administrar, gerenciar e gerir, recomendo que o leiam e afirmo que vale a pena.
Definição de gestão, administração e gerenciamento. Gestão de projetos, gestão de pessoas, administração de empresas, gerenciamento de recursos… Termos comuns hoje em dia, mas muita gente se confunde e não entende a diferença entre um e outro. (por André Luis Lima de Paula).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.