19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Administrar, gerenciar ou gerir? Tire as dúvidas

Nem pesquisem muito para  descobrir qual é a diferença em o que seja administração, gerência e gestão. Embora as informações sejam numerosas não há congruência entre elas. Isso mesmo. 
Não é à toa que os conceitos sejam usados indistintamente. Eu mesmo faço isso e não está errado. Pelo menos o dicionário Aulete - e não é o único - coloca as três definições no mesmo verbete sobre o que seja Administração. O que diz o Aulete? Leiam abaixo:
    http://mokusen.files.wordpress.com/2012/03/crit1.png
  • Ação ou resultado de administrar.
  • Gestão de negócios, atividades, projetos públicos ou particulares.
  • Modo de administrar, de gerir; DIREÇÃO; GERÊNCIA; GOVERNO.
Além desse mix temos os entendimentos que chamarei de  conceitos populares e cujo melhor exemplo colhi no site de perguntas e respostas do Yahoo (clique no link).
Porque é importante se buscar essas diferenças? Principalmente quando nos aventuramos no universo corporativo para exercer funções executivas? Respondo dizendo que os jovens dirigentes que no mais das vezes se julgam "administradores" após a colação de grau vão descobrir, sofrendo, que na verdade são "gerentes" nas categorias de chefes ou supervisores e ainda longe de serem gerentes ou gestores.
Nos níveis mais elevados das disputas no mundo corporativo o "xadrez" é para profissionais e se você não souber o que é no tabuleiro (peão, cavalo, bispo, torre, rei ou rainha) e onde se colocar conforme sua real missão no jogo vai ser rapidamente "comido" pelo adversário.
Acho que o leitor já percebeu aonde quero chegar e por isso mesmo não vou me alongar nessa introdução.
Devo apenas registrar que existe, sim, diferença entre os três conceitos e embora não sendo difícil entendê-los a aplicação corrente na linguagem escrita e falada às vezes confunde os usuários.
Na internet, entre vários que pesquisei (veja no Google), o melhor artigo que encontrei sobre o tema foi esse que transcrevi abaixo. E quero também expressar que concordo com o autor em gênero, numero e grau.
É dentro desse conjunto de compreensão que procuro o meu entendimento. E vou prestar mais atenção ainda. Para quem tenha interesse de caracterizar melhor as diferenças entre o que seja administrar, gerenciar e gerir  recomendo que o leiam e afirmo que vale a pena.



Definição de gestão, administração e gerenciamento
Gestão de projetos, gestão de pessoas, administração de empresas, gerenciamento de recursos… Termos comuns hoje em dia, mas muita gente se confunde e não entende a diferença entre um e outro. Por André Luís Lima de Paula

Frequentemente nos deparamos através da literatura e em nosso cotidiano com os termos administração, gerenciamento e gestão sendo utilizados como sinônimos.
Cada autor tem sua própria definição. Cada colaborador dentro de uma organização normalmente utiliza os termos da forma que herdou. Um diz isto, outro diz aquilo e não se chega a um consenso.
Longe de entrar em discussões filosóficas, para a qual a maioria das pessoas não dispõe de tempo, pretendemos fornecer definições simples e práticas para a utilização dos três termos. Cada um poderá se localizar por si mesmo.
As definições a seguir estão baseadas no livro Moderno Gerenciamento de Projetos do autor Dalton Valeriano (Editora Pearson, 2005).
    http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/160125/MODERNO_GERENCIAMENTO_DE_PROJETOS_1300128536P.jpg
  • Administração - Trata dos problemas típicos das empresas, como os recursos financeiros, recursos patrimoniais e recursos (ou talentos) humanos. É a responsável pela criação de um ambiente favorável. Palavras correspondentes: administrar, administrador.
  • Gerenciamento - Trata de níveis específicos da organização, como departamentos ou divisões (marketing, produção etc.) ou projetos. Palavras correspondentes: gerenciar, gerente.
  • Gestão - Trata de níveis especializados tanto no que diz respeito à administração quanto ao gerenciamento. Por exemplo, em projetos, temos a gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos riscos etc. Palavras correspondentes: gerir, gestor.
Em português, o termo administração parece carregar algo de arcaico e pesado, enquanto que o termo gestão soa como algo moderno e flexível.
Alguns intuem que gestão é algo superior à administração e isto é verdadeiro no sentido que o termo gestão vem sendo utilizado, isto é, por envolver mais técnica, habilidade, engenhosidade. Entretanto, enquanto hierarquia dentro das organizações, a administração permanece acima da gestão.
Vamos exemplificar: quando o pessoal de RH (administração) coloca a folha de pagamento para rodar ou faz a checagem da frequência de seus colaboradores, está fazendo a pura administração, ou seja, atividades simples que não exigem maior aperfeiçoamento.
Mas, quando este mesmo pessoal de RH estabelece planos de carreira baseados em detalhados critérios de avaliação e promoção, quando promovem cursos e treinamentos de acordo com as necessidades específicas da organização e de seus colaboradores, quando entram em uma rede social para acompanhar seu pessoal, está fazendo gestão.
Até mesmo quando resolvem examinar o mapa natal de seus colaboradores para encontrar características interessantes que podem ser confirmadas e utilizadas, temos aí um legítimo trabalho de gestão, gestão de pessoas.
A administração engloba a alta administração. É a responsável pelo destino da organização como um todo. Sem o apoio da alta administração, departamentos e projetos ficam comprometidos.
No contexto de projetos, para resumir e interagir a utilização dos três termos, podemos dizer que:
  • o todo é gerenciado (gerenciamento) enquanto os níveis especializados são geridos (gestão).
Um projeto ocorre quando a administração proporciona um ambiente que permita e, principalmente, apóie sua realização (alinhamento ao planejamento estratégico).
Este artigo foi originalmente publicado no blog no dia 15 de março de 2012. Por ser um dos mais acessados no acervo da Oficina de Gerência resolvi atualiza-lo e republicar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigPYwmu9Y_B-UxUQ-IwQQHBav8UNm2CBhScw33X2lbMdkxwSIsUEJqtGz1fiaaqKbk-Uaw7X_X2RdVT9iBvEjsmLq_ZHENPrba8qj0ez9LGeRcu2EhmWyMShKv1fYoRQNeg5iRXBEGjRM/h120/clique+aqui+e+leia+outro+artigo.bmp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.