19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 5 de outubro de 2013

Concurseiros, conheçam dicas de memorização da revista Exame.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwuSn5gtqLJ0rySBfZpVW6kzUFes7J8VhN5ZfFARlKlUnaBvGxXOlCCYsd-ZOpFphr710Z1C3eUP9sgNomNhZ5L1XIcwFIhlbDDvIS9UPtqA3l1lMHfPWLAT_gCVXSiBLWy21iEJCtXt84/s640/inimigos+do+concurseiro+de+peruibe.jpg 

N
ão resisti em colocar esse artigo da revista Exame aqui no meu blog. Ele é mais especificamente dirigido aos concurseiros, ou seja, aqueles estudantes que buscam a admissão nos concursos para admissão na Administração Pública.
Como tenho filhos que ou já foram admitidos via concursos ou ainda estão estudando para tal, sei perfeitamente o quanto de sacrifícios pessoais precisam ser feito por eles - os concurseiros de verdade - para atingir seus objetivos.
É em homenagem a eles que abro espaço na Oficina de Gerência para postar esse texto -dirigido aos concurseiros - que versa sobre técnicas de memorização selecionadas e explicadas por um especialista que a Exame escolheu.
São quatro dicas, aparentemente sem nenhuma novidade ou “magia”, mas que servem para orientar estes guerreiros que se sacrificam por muitas horas a cada dia em busca de realizar o sonho do bom emprego. Tenho a maior admiração por todos eles.
Clique e visite o site
Especialista revela 4 técnicas de memorização 
Renato Alves, especialista em memória, mostra métodos para eliminar o branco da memória na hora da prova

Sem títuloÀ primeira vista, a lista quilométrica de assuntos exigidos pelos concursos públicos pode desesperar até o mais confiante dos candidatos. Afinal, diante dela, sempre fica a sensação de que o tempo para estudo é insuficiente e de que o "branco da memória" é inevitável.

Mas é possível gerenciar esses riscos. Para Renato Alves, um dos principais especialistas em memorização do país, a receita é simples: basta uma boa dose de organização e disposição para estudar da maneira correta.

Entre uma palestra e outra, Alves, que é recordista brasileiro de memorização, revelou alguns segredos sobre como guardar todo conteúdo exigido pelo concurso  e como tornar sua rotina de estudos mais eficiente.

Quer mesmo eliminar o branco da memória da sua lista de pesadelos pré-exame de concurso público? Então, confira as dicas nas próximas páginas

1. Organize-se

1. Organize-seSua meta é chegar no dia do concurso com todos os assuntos em mente? Então, desde já, aprenda a calcular a equação exata entre os minutos disponíveis para o estudo e o conteúdo exigido pela banca examinadora.

"O mais desanimador para um candidato é sentar na mesa e se perguntar: por onde eu começo?", diz Renato Alves. Por isso, a dica, é planejar previamente.

Assim que o edital for publicado, liste as matérias e o material que você usará para estudá-las. “Separe os assuntos entre aqueles que exigem estudo ou revisão”, explica.  Isso te ajudará a definir o tempo para dedicar a cada matéria.

2. Não basta ler

Papeis amarelos
Agora, de nada vale organizar uma  regrada agenda de estudos se você não sabe como estudar, de fato. Estudo exige concentração, dedicação e tempo. Por isso, não adianta passar os olhos pela apostila e achar que já sabe todos os conceitos.

Uma boa técnica de estudo é o hábito de fazer fichamento de todo conteúdo. “A estratégia é:  para cada parágrafo que você ler, defina algumas palavras chaves”, descreve. “Ao terminar a leitura, tente explicar para si mesmo a essência do texto com base nessas palavras chaves”

Assim, de acordo com ele, na hora de fazer a revisão, você precisará apenas recorrer às suas fichas de estudo. O resultado? Planejamento e rotina de estudos mais eficiente.

3. Repita

 3.  RepitaDe acordo com Alves, a repetição também é um fiel aliado na hora de guardar conceitos. Por isso, abuse da resolução de exercícios e simulados.

Uma dica para isso, no caso de questões que envolvem a memorização de uma fórmula, é fazer um cálculo que utilize essa fórmula a cada cinco horas durante quatro dias. “Você provoca uma estimulação nas redes neurais e, assim, constrói a memória de longa duração”, diz.

Mas ele alerta: a memorização efetiva só é construída a partir de conhecimento. Por isso, de nada vale sair decorando fórmulas ou macetes para resolver questões. É preciso, primeiro, compreender a lógica por trás de cada ação

4. Invista em você

4. Invista em você
Por outro lado, segundo Alves, o branco da memória pode ser um sinal de que algo não anda bem no organismo. Isso significa que é falsa a  teoria de que para passar em um concurso público é necessário sacrificar a própria vida.

Alves explica que antes de se aventurar por todas as matérias exigidas, o candidato precisa se lembrar de cuidar da própria saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.