28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 1 de abril de 2008

Negócios à mesa: finesse é o diferencial! (Etiqueta Empresarial)

(Imagem do artista Shakirov da Gettyimages)
Tema dos mais importantes, tanto quanto o são outros itens, do repertório dos executivos bem sucedidos, o conhecimento das regras básicas da etiqueta deve fazer parte das características pessoais de todos os "habitantes" do mundo corporativo que tenham a ambição de nele se destacar.É constrangedor, para dizer o mínimo, quando vemos executivos, jovens principalmente, que não sabem nada sobre comportamento, num almoço ou jantar de negócios. Mal educados, desastrados e despreocupados com a má impressão que causam, estes "homens de negócios", se portam como "chimpanzés em loja de porcelanas" quando tem que manejar talheres, guardanapos e copos.
Por trás dessa "atitude"... ou falta dela está um clássico preconceito machista contra o conhecimento de etiqueta. Existe uma reação negativa, dos homens principalmente, em relação à necessidade de se aprender as regras da boa educação à mesa.
O artigo abaixo aborda esse tema. Está muito bem escrito, didático, leve e instrutivo. Recomendo que o copiem e tomem duas providências: coloquem-no "debaixo do travesseiro" para "absorver" o que está nele colocado e também o distribuam para seus filhos, amigos (inimigos também...), colegas e subordinados. Que bom seria - é pura utopia, eu sei... - se todos se comportassem de forma educada nas mesas de refeições e não só nos almoços ou jantares de negócios. Vamos ler o artigo que parece ser longo, mas não é. Confiram.
.
Negócios à mesa: finesse é o diferencial!
(Maria Aparecida A. Araújo*)
.
"A conquista de uma boa imagem pessoal e profissional não se dá sem cultivarmos um de seus mais valiosos atributos: a habilidade do correto manuseio dos talheres e a conseqüente elegância nos modos à mesa.
Freqüentemente surgem circunstâncias que obrigam executivos a negociarem com parceiros e clientes em almoços e jantares. Nessas oportunidades, as deficiências de traquejo e polidez denigrem a imagem de profissionais e empresas. É sabido que desde a antiguidade grandes decisões são tomadas à mesa.
Aqueles que não dominam o correto comportamento à mesa, e sabem que isso é importante, geralmente evitam se expor e podem perder excelentes oportunidades na carreira. Por isso, o grande contingente de empresas, executivos e executivas que procuram assessoramento em etiqueta empresarial, deixa patente a necessidade dos profissionais aprenderem a lidar corretamente com estas e outras situações delicadas.
Muitos se julgam competentes tecnicamente e pensam que o refinamento do trato é dispensável. Ignoram, porém, que é no ato de comer que melhor se revela a educação de uma pessoa. Um profissional causa pior impressão quando comete gafes num almoço ou jantar de negócios que outro não tão bem-vestido ou que não fale fluentemente outros idiomas.
Justamente por isso cumpre não esquecer de certas regrinhas, que visam a conservar intactas a sua imagem e de sua empresa, na maioria dos casos duramente conquistadas.
O domínio das boas-maneiras à mesa lhe dá segurança e desenvoltura, possibilitando que você aprecie gostos e sabores e se relacione de modo descontraído com os demais, seja socialmente ou no mundo dos negócios.
É de suma importância praticar e treinar diariamente o comportamento à mesa, principalmente na sua intimidade, para que ele se torne natural e pareça ter sido aprendido desde o berço.
.
Posição de talheres e copos e como usá-los corretamente:
.
• Os talheres são colocados de ambos os lados e acima do prato e são usados de fora para dentro. • Os garfos ficam do lado esquerdo. A forma mais elegante de comer é conservá-los nessa mão.
• As facas e a colher de sopa ficam do lado direito, devendo ser manuseadas com a mão direita.
• O procedimento correto, em todos os países do mundo que adotam as maneiras européias, é usar os talheres na posição em que são apresentados; os canhotos devem treinar para não trocar de mão. A troca de lado só é tolerada se for inevitável e prejudicial à naturalidade.
• Crianças que aprendem desde os dez anos a manusear os talheres dessa forma não encontram o menor obstáculo. • Massas do tipo espaguete ou talharim devem ser enroladas no garfo, que nesse caso estará na mão direita.
• Os talheres servem para levar a comida à boca, não se deve, portanto levar a “boca” à comida. • Ao cortar a carne, o garfo fica com a parte côncava virada para baixo e o dedo indicador da mão direita serve para firmar a faca.
• Ajudar com a faca a colocar a comida no garfo é a maneira mais elegante e prática. É a maneira européia.
• A posição de descanso não admite apoiar os talheres na mesa. Facas ficam na borda direita do prato e garfo na borda esquerda. • Ao terminar, os talheres ficam dispostos numa linha perpendicular ao prato, sentido norte-sul. Nunca cruzados. Não empurre o prato.
• A sopa deve ser tomada pelo lado da colher. Ao terminar ela fica no prato auxiliar.
• Mantenha os cotovelos sempre junto ao corpo. Nunca afaste os braços como asas.
• Guardanapos de tecido devem ser colocados no colo e usados para limpar os lábios antes de beber. Ao final da refeição não devem ser dobrados novamente, somente colocados do lado esquerdo do prato.
• O pão é comido com as mãos. Não deve ser partido com faca.
.
Copos:
.
• Os copos são alinhados do lado direito do prato, na ordem em que serão usados, começando pelo mais próximo da mão.
• O primeiro, médio, para vinho branco.
• O segundo, um pouco maior, para vinho tinto.
• O terceiro, ainda maior, para água.
• Em ocasiões formais, poderá haver ainda um copo em formato Flüte, para o champagne.
• Os copos devem ser segurados pelas hastes, sem deixar o dedo mínimo levantar. Os copos não devem ser cheios até as bordas; o correto é dois terços.
.
(*) Não se esqueça de que abusar do álcool em circunstâncias profissionais pode comprometer o seu raciocínio e levá-lo a falar, fazer e decidir o que não deve.
(*) Evite também pedir pratos complicados de comer, pois será bem mais difícil concentrar-se no negócio e ao mesmo tempo se debruçar sobre a árdua tarefa de destrinchar uma lagosta inteira, um peixe cheio de espinhos ou uma ave cheia de ossos.
.
Algumas gafes observadas freqüentemente em restaurantes:
.
• Não usar o guardanapo antes de beber.
• Gesticular com os talheres.
• Levar a faca à boca.
• Colocar os cotovelos em cima da mesa.
• Recusar os vinhos. Sendo abstêmio, avise a quem estiver servindo, aceitando só um pouco.
• Colocar a mão sobre o copo para dizer que não bebe.
• Comer muito devagar.
• Cortar toda a carne ou peixe de uma só vez.
• Pousar a taça na mesa, após o brinde, sem antes beber um pouco.
• Deixar a colher dentro da taça de sorvete ou dentro da xícara de café. Só no pires.
• Abrir os cotovelos como asas.
• Levar o corpo à comida, inclinando-se sobre o prato.
• Devolver sementes, ossos ou espinhos ao garfo, sem fazer anteparo com as mãos.
• Colocar sal ou pimenta antes de provar a comida.
.
Recomendação importante: almoços e jantares de negócios não contemplam apresentação de relatórios e pastas, pois será impraticável manuseá-los em meio a pratos, copos e talheres. Igualmente deselegante é fazer uso de calculadoras, notebooks e telefones celulares."
.
PS - Se preferir leia o artigo no contexto do site original clicando aqui Negócios à mesa: finesse é o diferencial!
.
®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®
.
*Maria Aparecida A. Araújo é consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Marketing Pessoal, Cerimonial e Protocolo; palestrante e facilitadora de cursos especiais; consultora do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear. É graduada em Letras, com Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. Diretora da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, com 21 anos de experiência em atendimento de excelência ao cliente. Envie suas dúvidas para ee@etiquetaempresarial.com.br .
.
®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®®

2 comentários:

  1. Oi Herbert,
    Adorei este post!! Já passei por cada uma...Em restaurantes japoneses sempre encontramos aquelas pessoas que não deveriam ter tirado os sapatos...
    Seu blog está cd vez melhor!
    Abs,
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Olá Dri,
    Brigaduuu! Essa dos sapatos foi boa. Já passei por coisa parecida, mas não foi em restaurante japonês não...
    Grande abraço e volte sempre.
    Eu estou sempre passando lá no Business.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.