25 DE OUTUBRO DE 2025 ||| SÁBADO ||| DIA DO ENGENHEIRO CIVIL ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Hoje, 25 de outubro, celebramos o dia do Engenheiro Civil e da Construção Civil. Nosso Conselho homenageia todos as engenheiras e engenheiros civis por serem aqueles que constroem sonhos e edificam nossas vidas diariamente, pensando sempre na sustentabilidade e no desenvolvimento. A sociedade não seria a mesma sem a dedicação destes profissionais ao longo da história do Brasil e do mundo! ???? Curiosidade: você sabia que hoje também é comemorado o dia do “Patrono da Engenharia”, Santo Frei Antônio de Sant´Ana Galvão? Considerado o primeiro engenheiro brasileiro, foi assistente de pedreiro e mestre-de-obras, erigindo edificações de real valor arquitetônico e em sólidas bases estruturais, sendo reconhecido como Patrono da Construção Civil. A data remete a 25 de outubro de 1998, dia em que Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II.


Marguerite Yourcenar (1903–1987) foi uma escritora belga de expressão francesa, reconhecida por sua erudição, profundidade filosófica e estilo refinado. Nascida em Bruxelas, foi educada pelo pai, que lhe ensinou latim e grego desde cedo. Seu pseudônimo é um anagrama de seu sobrenome verdadeiro: Crayencour. Yourcenar tornou-se a primeira mulher eleita para a Academia Francesa em 1980, quebrando barreiras no mundo literário. Sua obra mais célebre, Memórias de Adriano (1951), é um romance histórico que mistura introspecção e poder político, narrado pelo imperador romano Adriano. Naturalizada norte-americana após a Segunda Guerra Mundial, viveu nos Estados Unidos até sua morte. Sua escrita continua a inspirar leitores com temas como identidade, tempo e consciência histórica. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Marguerite_Yourcenar)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dr. Martin Luther King - 40 anos de sua mensagem.

"Os Estados Unidos lembram nesta sexta-feira, dia 4 de abril, os 40 anos do assassinato de Martin Luther King, primeiro candidato negro viável ao principal cargo da Casa Branca que lutava pelo "sonho" de ver implantados amplos direitos civis.
Em 1968, Martin Luther King Jr. foi assassinado com um único tiro na cabeça na sacada de um hotel no centro de Memphis, ao sul do estado do Tennessee.
O ativista recebeu o Prêmio Nobel da Paz aos 39 anos de idade. Se estivesse vivo hoje, teria comemorado seus 79 anos em janeiro passado.
Um mistério ainda envolve o assassinato de Luther King. Inicialmente, James Earl Ray assumiu sozinho a autoria do crime. Preso, ele acabou sentenciado a uma pena de 99 anos de prisão. Depois, passou a negar o assassinato, mas discussões sobre a versão oficial da morte garantem que Ray era mesmo o culpado e agiu sozinho.
No entanto, muitos não acreditam que Ray, que estava preso, tenha fugido de uma prisão no Missouri, planejado o assassinato e burlado a segurança de King.
Ao morrer, Martin Luther King se tornou um mártir da luta pelos direitos civis, e durante a vida foi um herói carismático, famoso por liderar protestos pacíficos contra a segregação e a discriminação, como o célebre boicote a um ônibus no Alabama em 1965 e seu conhecido discurso "Eu tenho um sonho", realizado em Washington em 1963.
"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais", disse King para aproximadamente 250 mil pessoas no Memorial Lincoln na capital americana."

.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
.
.O texto acima foi extraido da matéria da AFP (Agence France-Presse) que está, na íntegra, colocado neste link. O blog não poderia deixar de registrar a passagem dos 40 anos do assassinato do Dr. Martin Luther King. Na verdade o mundo todo está oportunizando a data para não só prantear a morte prematura deste excepcional ser humano, mas também relembrar sua mensagem eterna.
Martin Luther King está colocado na galeria dos maiores líderes da humanidade no século 20 - aqueles que conduziram grandes mudanças sociais pregando a não violência - ao lado de Ghandi.
Coloquei dois vídeos. O primeiro já foi publicado aqui no blog na seção "Conheça a História" (por sinal foi o vídeo que estreeou a série). O segundo vídeo é um resumo de imagens do dia do famoso discurso "I have a dream".
.
........
.
Leia mais sobre a respeito clicando nos links a seguir:
  1. afp.google.com
  2. g1.globo.com/Noticias
  3. esquerda.net

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.