24 DE ABRIL DE 2024 – 4ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dr. Martin Luther King - 40 anos de sua mensagem.

"Os Estados Unidos lembram nesta sexta-feira, dia 4 de abril, os 40 anos do assassinato de Martin Luther King, primeiro candidato negro viável ao principal cargo da Casa Branca que lutava pelo "sonho" de ver implantados amplos direitos civis.
Em 1968, Martin Luther King Jr. foi assassinado com um único tiro na cabeça na sacada de um hotel no centro de Memphis, ao sul do estado do Tennessee.
O ativista recebeu o Prêmio Nobel da Paz aos 39 anos de idade. Se estivesse vivo hoje, teria comemorado seus 79 anos em janeiro passado.
Um mistério ainda envolve o assassinato de Luther King. Inicialmente, James Earl Ray assumiu sozinho a autoria do crime. Preso, ele acabou sentenciado a uma pena de 99 anos de prisão. Depois, passou a negar o assassinato, mas discussões sobre a versão oficial da morte garantem que Ray era mesmo o culpado e agiu sozinho.
No entanto, muitos não acreditam que Ray, que estava preso, tenha fugido de uma prisão no Missouri, planejado o assassinato e burlado a segurança de King.
Ao morrer, Martin Luther King se tornou um mártir da luta pelos direitos civis, e durante a vida foi um herói carismático, famoso por liderar protestos pacíficos contra a segregação e a discriminação, como o célebre boicote a um ônibus no Alabama em 1965 e seu conhecido discurso "Eu tenho um sonho", realizado em Washington em 1963.
"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais", disse King para aproximadamente 250 mil pessoas no Memorial Lincoln na capital americana."

.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
.
.O texto acima foi extraido da matéria da AFP (Agence France-Presse) que está, na íntegra, colocado neste link. O blog não poderia deixar de registrar a passagem dos 40 anos do assassinato do Dr. Martin Luther King. Na verdade o mundo todo está oportunizando a data para não só prantear a morte prematura deste excepcional ser humano, mas também relembrar sua mensagem eterna.
Martin Luther King está colocado na galeria dos maiores líderes da humanidade no século 20 - aqueles que conduziram grandes mudanças sociais pregando a não violência - ao lado de Ghandi.
Coloquei dois vídeos. O primeiro já foi publicado aqui no blog na seção "Conheça a História" (por sinal foi o vídeo que estreeou a série). O segundo vídeo é um resumo de imagens do dia do famoso discurso "I have a dream".
.
........
.
Leia mais sobre a respeito clicando nos links a seguir:
  1. afp.google.com
  2. g1.globo.com/Noticias
  3. esquerda.net

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.