15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 6 de abril de 2008

Combater o tráfico humano é dever de todos nós.

.
"O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) é a agência da ONU responsável pela prevenção às drogas e pelo enfrentamento ao crime internacional, em seus mais diversos aspectos. A missão do UNODC é de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos. Estabelecido em 1997, o UNODC tem aproximadamente 500 funcionários no mundo todo. A sede do escritório fica em Viena, na Áustria, e há 21 escritórios em outros países e um escritório em Nova York, junto à sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Quase todo o orçamento do escritório (90%) vem de contribuições voluntárias dos países doadores.
O mandato do UNODC é prestar cooperação técnica aos Países-Membros da ONU para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e social (como a violência) que têm relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime. O Escritório busca prevenir e controlar o crime organizado, incluindo corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas e terrorismo, sempre baseado em ações de respeito e garantia dos direitos humanos. Na Declaração do Milênio, os Países Membros decidiram implementar o compromisso mundial de intensificar a luta contra o crime transnacional - em todas as dimensões.
Os três pilares do trabalho do UNODC são:
Trabalho de caráter normativo
Cooperar com países na ratificação e prática dos tratados multilaterais sobre drogas, crime organizado, aids, terrorismo e corrupção. Isso inclui o aperfeiçoamento da legislação doméstica com eventuais adaptações às normas internacionais. Além disso, o UNODC colabora com agências governamentais criadas com base nesses tratados.

Pesquisa e análise
Aumentar o conhecimento e a compreensão sobre drogas e crime, que servirão de base para incrementar políticas e tomadas de decisão operacionais.


Cooperação técnica
Programas e projetos para que os Países Membros da ONU reforcem a capacidade de enfrentar os problemas das drogas, AIDS, crimes e outros temas.
A globalização - o intensificado fluxo de informação, capital e pessoas - acabou criando também um ambiente onde as drogas, o crime e o terrorismo podem avançar facilmente, sem respeitar fronteiras. Com isso, os possíveis benefícios que resultariam do livre comércio de bens e serviços são ameaçados por ações criminosas que põem em risco a segurança de todos"... (continua
aqui)

---------------------------------------------

O texto acima é o início da apresentação do site do Escritório da ONU Contra Drogas e Crimes, no Brasil e Cone Sul. O mínimo que se pode dizer é que ele é esplêndido. Vou utilizá-lo muito, aqui no blog, nas campanhas que procuro promover - de forma singela - divulgando mensagens, banners, vídeos e tudo o que estiver ao meu alcance para combater esses flagelos da humanidade: trabalho infantil, drogas, violências contra mulheres, crianças, idosos e toda a lista de infortúnios que castiga nossa sociedade. É o mínimo que posso fazer, utilizando estes instrumentos que, associados, são tão poderosos: os blogs e a internet.
Assim é que separei uma série de vídeos, como o que está abaixo, para divulgar entre os "clientes" da Oficina de Gerência essas mensagens de cidadania. Estou convicto que este "serviço" também faz parte da proposta do blog.
Sugiro a difusão. Seja copiada daqui ou em downloads, direto do site do Escritório da ONU (UNODC). Vejam o vídeo, visitem e naveguem muito no site e sensibilizem-se para (mais) estes dramas que estão aqui, acontecendo bem ao nosso lado....

*********************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.