15 de janeiro DE 2026 ||| 5ª feira ||| O Janeiro Branco existe para nos lembrar que saúde mental não é ausência de doença, é presença de bem-estar. ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

janeiro branco

janeiro branco
O Janeiro Branco 2026 é um movimento nacional focado em colocar a saúde mental no centro das prioridades com o tema "Paz. Equilíbrio. Saúde Mental.", convidando à reflexão sobre a pressa, o cansaço emocional e a necessidade de ressignificar o cuidado com a mente, usando os post-its como símbolos de lembretes de autocuidado e transformação de pequenos gestos em bem-estar duradouro. A campanha promove a busca por pausas, limites saudáveis e relações mais humanas, atuando em ambientes de trabalho, escolas e na sociedade em geral, com o objetivo de combater o sofrimento psíquico e promover a dignidade humana.




terça-feira, 15 de abril de 2008

Documentário sobre 1968

“1968” foi o ano louco e enigmático do nosso século. Ninguém o previu e muito poucos os que dele participaram entenderam afinal o que ocorreu. Deu-se uma espécie de furacão humano, uma generalizada e estridente insatisfação juvenil, que varreu o mundo em todas as direções..." (continua)
"O próprio filósofo Jean-Paul Sartre, presente nos acontecimentos de maio de 1968 em Paris, confessou, dois anos depois, que “ainda estava pensando no que havia acontecido e que não tinha compreendido muito bem: não pude entender o que aqueles jovens queriam...então acompanhei como pude...fui conversar com eles na Sorbone, mas isso não queria dizer nada” (Situations X)..." (continua)
"Tornou-se um ano mítico porque “1968” foi o ponto de partida para uma série de transformações políticas, éticas, sexuais e comportamentais, que afetaram as sociedades da época de uma maneira irreversível. Seria o marco para os movimentos ecologistas, feministas, das organizações não-governamentais (ONGs) e dos defensores das minorias e dos direitos humanos..." (continua)
"1968” foi também uma reação extremada, juvenil, às pressões de mais de vinte anos de Guerra Fria. Uma rejeição aos processos de manipulação da opinião pública por meio dos mass-midia que atuavam como “aparelhos ideológicos” incutindo os valores do capitalismo, e, simultaneamente, um repúdio “ao socialismo real”, ao marxismo oficial, ortodoxo, vigente no leste Europeu, e entre os PCs europeus ocidentais, vistos como ultrapassados..." (continua)

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
.O texto acima está composto de pequenos extratos do artigo "1968 - A Revolução Inesperada" que você pode ler integralmente clicando aqui. A imagem colocada no post é uma "chamada publicitária" da GloboNews para uma série de reportagens sobre o ano de 1968 que será apresentada, semanalmente, no programa Arquivo X , dias 16, 23 e 30 de abril e ainda no dia 7 de maio.
Trago o assunto ao blog, recomendando que, quem puder, acompanhe a série. Há algo de mágico, realmente, nos fatos que ocorreram em 1968. Até hoje os estudiosos ainda tentam interpretar e entender todo aquele conjunto de eventos que mudou a história do mundo.
Provavelmente conseguirei trazer os vídeos para passar no "drive-in" da Oficina de Gerência, mas quem puder que os veja em primeira mão. Tenho certeza que vão gostar muito, principalmente os mais jovens.

.Aproveitei o post para publicar mais um vídeo da coleção "O Minuto do Século" (produzida pela Revista Caras e distribuída há alguns anos) que trata exatamente do ano de 1968. Coloquei também algumas fotos da época, quando os estudantes e jovens de Paris iniciaram o movimento.

........
.............Clique no play para iniciar o vídeo

.........
.
¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Sou professora e gostaria de ter acesso a esses documentários.

    ResponderExcluir
  2. AngelaJulita,
    Grato pela visita e pelo comentário. Publicarei todos os vídeos dos documentários aqui no blog. Já estou providenciando o primeiro da série. Entretanto, no site da GloboVídeos (entre no Google assim mesmo)você deve encontrar o vídeo disponível. Procure no link do "Arquivo N". Existem outros grandes documentários por lá. É lá, a fonte onde vou buscar minhas "novidades". Volte sempre.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.