28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Projeto: "O que você tem a ver com a corrupção?"

Leio a Revista VIP do Correio Braziliense de domingo (13/Abril) e descubro, literalmente, a existência do projeto "O Que Você Tem a Ver com a Corrupção?". É uma iniciativa que começou em Santa Catarina e que começa a se espalhar pelo restante do país:

Histórico
"A prática foi lançada em agosto de 2004, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. O lançamento da campanha ocorreu na Sala 1 do Cinema Arco-Íris, no Shopping Mercocentro, em Chapecó-SC, com a exibição de um vídeo animado com abordagens diferenciadas sobre o assunto. Até maio de 2005 o vídeo já tinha sido exibido em todos os meios de comunicações do estado, iniciando um ciclo de palestras e debates sobre a campanha."
.
O objetivo chega a ser simples: levar a noção da corrupção e seus males às crianças e adolescentes nas escolas e universidades, conscientizando-as de que são afetadas, também, pela sua prática criminosa. Publicarei, no blog, alguns vídeo do Projeto, que são muito bons.
Sugiro que naveguem muito pelo site, conhecendo o projeto e divulgando-o nos blogs (quem for habitante da blogosfera) ou entre os amigos, via e-mail ou pelas redes de relacionamento (Orkut, Messenger e semelhantes). Acho que este é um bom caminho para minimizarmos essa praga que nos assola há tantos e tantos anos .Leiam abaixo o que diz a apresentação do projeto no seu próprio site que pode ser acessado clicando aqui.

O Projeto
"O projeto tem por objetivo ajudar na prevenção a ocorrência de novos atos de corrupção e a conseqüente diminuição dos processos extrajudiciais e judiciais, por meio da educação das gerações futuras, estímulo a denúncias populares e a efetiva punição de corruptos e corruptores. O projeto visa atacar dois pontos fundamentais:
1º- acabar com a impunidade, ou seja, buscar a efetiva punição dos corruptos e dos corruptores, por meio de um canal real para o oferecimento de denúncias, e, o principal;
2º- educar e estimular as novas gerações, mediante a construção, em longo prazo, de um Brasil mais justo e sério, destacando-se o papel fundamental de nossas próprias condutas diárias a partir do seguinte principio, é preciso dar o exemplo. O primeiro passo para consecução do projeto está envolvendo a promoção, junto ao Ministério Público Brasileiro, de uma valoração especial das atribuições constitucionais da Instituição, estimulando o desempenho de atividades extrajudiciais. Evidente, como nada se constrói sozinho, é preciso envolver outras instituições, empresas e pessoas a se engajarem num projeto de longo prazo que enrede a sociedade em uma campanha de estímulo à ética e a honestidade dos cidadãos."
.

Clique sobre a imagem para ser redirecionado ao site do projeto.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.