28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 20 de abril de 2008

Ser ou não ser um blog 100 temático? Eis a questão.

.......... Não resisto. Às vezes fico me questionando se o blog não está "se dispersando".
.......... O tema central é falar sobre administração, gerência e liderança, mas estou a todo momento introduzindo assuntos e posts que não guardam relação com a proposta "oficial" da Oficina de Gerência.
.......... Por outro lado considero que um blog, seja ele qual for, é antes de mais nada uma forma de expressão de quem o produz. E eu escrevi "produz" de propósito. Um blogueiro - sou novo no ramo, entretanto já deu para perceber - é antes de mais nada um "produtor". Um blog simplesmente "escrito" não terá vida longa. Para faze-lo ser interessante é necessário muita dedicação e muita paixão.
.......... Dou o meu exemplo. Não escrevo um post, eu o produzo. No sentido pleno da expressão. Pesquisa de texto, de imagem, de cores, correção de digitação, cuidados para não falar bobagens, cuidados para agradar aos leitores etc. Por isto, toda vez que vejo algo interessante, bonito, pitoresco e inteligente, a minha preocupação é trazê-la para os leitores do blog. É uma relação de respeito entre produto (blog) versus consumo (visitas). Um blog é feito para ser... consumido. Como se fora uma revista ou um programa de mídia (rádio p.e). A "audiência" é importante para o blogueiro. Sem as visitas dos leitores, os comentários, a polêmica, os elogios e as críticas qual a razão para se produzir um blog? São horas e horas de "trabalho". Com muito prazer, mas é trabalho. É minha opinião.
.......... Parece exagero, mas esse "discurso" todo é para justificar que quero, apenas, recomendar-lhes que façam de tudo para assistir a série "Commander In Chief". Acabei de vê-la e fiquei fascinado. Vou fazer de tudo para trazê-la ao blog. Todos os "players" do jogo corporativo devem assistir. A luta sinuosa e maquiavélica pelo poder está perfeitamente retratada no seriado. Um show!
......... E vou fazer isso muitas vezes. Recomendar livros, filmes e temas que não sejam de administração, mas que possam dar prazer e trazer a cultura geral para os leitores e visitantes do blog. Do meu blog.
.......... "Commander In Chief" é tudo que qualquer um pode desejar de um filme - série de TV, especificamente - nos seus 19 capítulos. Sem falar nas primorosas interpretações de Donald Sutherland (principalmente) e Geena Davis. E é só. Leiam abaixo o texto do site Submarino que apresenta o DVD da série. Será que exagerei?
.
"Commander in Chief, série dramática protagonizada por Geena Davis, que vai mostrar um território no qual nenhuma mulher já pisou. Davis é Mackenzie Allen, a nova líder da Casa Branca, a primeira mulher a ser presidente dos Estados Unidos. Mac, como é mais conhecida, tem 45 anos e no início da trama é a vice-presidente dos Estados Unidos. Enquanto está em uma convenção com o marido, Rod Allen (Kyle Secor), na França, é informada por Jim Gardner (Harry Lennix) que o Presidente Bridges possui um tumor no cérebro e está à beira da morte. Ela precisa, portanto, embarcar em um avião do governo que já está a sua espera e retornar a seu país." (texto retirado do site Submarino)
.
**********************************************

5 comentários:

  1. Herbert amigo, tudo bem?
    Olha só, BLOGS, em minha opinião, devem ser diversificados ao extremo, pois nada a ver um blogue que contém apenas culinária, por exemplo, pois há um grande universos de assunto diretamente relacionados a qualquer tema que se escreva, portanto, eu acredito que um blog temático não tem futuro. Veja o exemplo do Oficina de Gerência. O leitor quer acessar o blogue e perceber diversidade, mesmo que o tema central permaneça em evidência. Ao menos eu penso dessa forma e até já postei algo sobre isso. Diversidade é o destino de qualquer blogue. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Herbert!
    Já comentamos antes sobre isso, lembra? De fato, é difícil manter 100% do foco no tema de um blog de nicho, mas o que vejo é que você equilibra muito bem outros assuntos com a linha mestra do Oficina. Isso acaba dando um 'tempero' ao blog. Às vezes me encontro pensando na mesma coisa: deveria focar os artigos do Qualiblog apenas em sua premissa inicial, mas não vivemos apenas para isso. Acredito que o importante é não perder o foco, mas diversificar é até positivo para o blog. O Guga está corretíssimo ao afirmar que existem diversos assuntos com relação direta a qualquer tema e ignorar isso empobrece o blog.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gato Guga e Sir Ronaldo,

    Grato pela visita e pelos comentários. Assino embaixo. Ademais, com um "no objection" concedido por duas "autoridades blogueiras" como vocês não preciso de mais nada para seguir em frente. "Te seguuuura peão!!!!!

    ResponderExcluir
  4. rs, complementando, o seu blogue tem qualidade e faz sucesso mesmo se torná-lo uma salada russa. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Estou aproveitando e lendo alguns posts mais antigos... Então parei aqui para dizer duas coisas:
    a) acho ótimo quando o blog da uma "pausa" no seu assunto focal. Afinal, nem só de trabalho vive o homem! (ou não?);
    b) A-D-O-R-O esta série: pelo roteiro, pela interpretaçao, tudo 10.
    Ethel SC

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.