20 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Entrevista com blogueiro - Ronaldo do Qualiblog

O Blog do Xavier, sobre o qual já fizemos um destaque (Destaque de Blog - "Blog do Xavier" ) promove, regularmente, entrevistas com outros blogueiros que tenham se destacado com seus sites. O Ronaldo Costa do Qualiblog foi um recentes entrevistados.
Trago aos leitores da Oficina de Gerência a entrevista do Sir Ronaldo, como eu o chamo por três motivos: o primeiro é que ele é o padrinho do meu blog, presenteou a Oficina de Gerência com a sua linda identidade visual e é um amigo e incentivador desde os primeiros tempos. Em segundo lugar por ser o seu blog, o Qualiblog, também já destacado aqui (Ronaldo do Qualiblog passou pela Oficina... ), um site de enorme sucesso (perto de 40.000 acessos) com foco no tema da Qualidade, no qual o Ronaldo é um expert. Em terceiro, porque o Ronaldo, pelas suas "aparições" na Oficina, sempre comentando, sugerindo e orientando virou um personagem da página. Vários amigos e visitantes enviam e-mail e perguntam por ele, queriam saber mais. Dai, aproveitei a entrevista que o Xavier fez e estou apresentando um pouco mais o padrinho da Oficina, Sir Ronaldo Costa.
.
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

Entrevista com blogueiro - Ronaldo do Qualiblog

A entrevista dessa semana, fica por conta do Ronaldo Costa, do Qualiblog. Ele é muito gente fina. Vale a pena você passar lá no Qualiblog, e bater um papo sobre qualidade.
Ronaldo, conte-nos um pouco sobre você e seu trabalho.
Eu sou casado, tenho um filho, ele e minha esposa são o mais importante da minha vida. No mais, sou um cara que leva uma vida bem normal, gosto de cinema, livros (inclusive estou escrevendo um, mas não tem nada a ver com Qualidade) e internet. Curso Administração e trabalho numa indústria aqui da região, como Assistente de CGQ (Coordenação de Garantia da Qualidade), um serviço que muita gente acha complicado e tediante, mas que adoro.
O que você gosta e o que não suporta ouvir?
Depende. Se for opiniões, levo muito em conta a de pessoas mais experientes e geralmente desconsidero a de quem não tem base para falar dum assunto. Agora, se for música, gosto de black, rock nacional, instrumental, new age... Sou até bem eclético. Mas não suporto axé e funk, considero uma afronta à inteligência humana!
O Qualiblog é apenas um passatempo ou não?
Sabe que no começo até era!? “Vou experimentar fazer um blog, parece legal...” foi o que pensei depois de ler alguns. Aí a idéia se expandiu, percebi que tinha potencial para se tornar um projeto mais sério.Por que você decidiu criar um blog sobre qualidade?Pesquisando eu encontrei muito poucos sobre esse assunto, a maioria abandonada. Como é um tema que me atrai muito e faz parte do meu dia-a-dia, foi natural optar por ele. Além disso, existem diversos sites e portais que falam disso, mas com uma linguagem mais técnica, mais elaborada... Eu queria passar minha maneira pessoal de ver a coisa e tirar a impressão que as pessoas têm de que é difícil entender as normas. Precisa só de atenção.
Por ser um tema restrito, você acha que está tendo a visitação esperada?
Para falar a verdade está até me surpreendendo! Realmente é um tema bem restrito e o público alvo é formado por consultores, estudantes, profissionais da área, gente que raramente lê blogs, até por falta de tempo. É claro que não dá para comparar com blogs de TI, humor e assuntos mais amenos, mas chegar na marca de 25.000 visitantes em cinco, seis meses para mim é sucesso puro!
Para você o que é ter qualidade?
Ter qualidade é se preocupar com seu cliente imediato. Dentro do contexto de Gestão da Qualidade, esse é quem depende do que você faz numa cadeia de processos. A satisfação do cliente final acaba sendo apenas conseqüência natural. Na vida, agir com qualidade é apenas fazer qualquer coisa para os outros como você gostaria que fosse feita para você. Usando essa guia não tem erro.
Você gostaria de acrescentar algo que não te perguntei ou deixar algum recado?
Uma coisa me deixou preocupado essa semana: A possibilidade do fim da neutralidade na rede. Acho que todos os blogueiros deveriam se pronunciar a respeito, pois se isso realmente acontecer (e é bastante provável...) a web vai perder sua maior característica: a liberdade de publicar e encontrar conteúdo diversificado e descompromissado, feito por quem não tem o rabo preso com nenhuma instituição. Até no contexto do Qualiblog vou desenvolver um post sobre isso.Obrigado pelas respostas e te desejo cada vez mais sucesso com o Qualiblog. Eu é que agradeço a oportunidade! Foi uma ótima idéia a sua de mostrar quem está por trás de cada blog, ou seja, as pessoas que constroem diariamente esse universo tão variado de informação, diversão e opiniões que é a blogosfera.
.
(Visite o Blog do Xavier e leia - in loco - a entrevista do Ronaldo)
.
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

2 comentários:

  1. Ops, sem querer gastar muito seu espaço no provedor e mesmo porque jogar confete no Ronaldo Costa é coisa que todo mundo que o conhece faz. Eu o conheço e recomendo qualquer pessoa que queira gente de nível no círculo de amizades, pois o cara é show de bola. E odeio publicidade ou promoção barata hem?!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado Herbert! Foi através dessa entrevista que tive a oportunidade e o grande prazer de conhecer o Qualiblog e posteriormente o Oficina... Muito bom saber que tenho grandes feras como amigos virtuais, visto que não nos conhecemos ainda pessoalmente. Fique com Deus e uma grande semana para você! :)

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.