14 DE JULHO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - DIA DA QUEDA DA BASTILHA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo



José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Um belo sábado para todos...

Campanha de hoje


Porque hoje é Sábado

(de Sonia Nogueira)*

Só porque hoje é sábado metido
A casa veste um novo vestido
A mente já anuncia que é festa
Aniversário ou Shopping na certa

“Os bares cheios de homens vazios”
Procuram na “pinga” um belo desvio
Há danças em locais variados
E seresteiros por todos os lados

Os corações se enfeitam de amores
Pra encontrar um amor já marcado
No celular já com números enviados
Ou no virtual que há enganos horrores

Só porque hoje é sábado, vizinho
Do domingo repouso... Maré cheia
O sol bronzeando com todo carinho
As praias do ceará são lindas, creia...


Este poema é a minha forma de render um tributo aos sábados. Sábado é o meu dia da semana. Muito mais que os domingos. Hoje resolvi que deveria registrar esse sentimento.

Não sei bem explicar a razão dessa preferência; deve estar escondida em algum canto da minha mente, mas "só sei que é assim!" (parodiando o personagem João Grilo de Ariano Suassuna em seu Auto da Compadecida).

* O poema foi transcrito do site Luso-Poemas e sua autora é a poetisa e educadora cearense Sonia Nogueira que mantem no seu blog "Eu Poesia" outras lindas e inspiradas.

2 comentários:

  1. Olá Herbert Drummond, amei estar no seu blog, que realmente está criativo e lindo. Vou postá-lo no meu, Abraços querido.

    ResponderExcluir
  2. Cara Sonymar,
    Quem bom que veio até aqui!
    Será sempre um grande prazer recebe-la.
    Até breve.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.