O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Um belo sábado para todos...

Campanha de hoje


Porque hoje é Sábado

(de Sonia Nogueira)*

Só porque hoje é sábado metido
A casa veste um novo vestido
A mente já anuncia que é festa
Aniversário ou Shopping na certa

“Os bares cheios de homens vazios”
Procuram na “pinga” um belo desvio
Há danças em locais variados
E seresteiros por todos os lados

Os corações se enfeitam de amores
Pra encontrar um amor já marcado
No celular já com números enviados
Ou no virtual que há enganos horrores

Só porque hoje é sábado, vizinho
Do domingo repouso... Maré cheia
O sol bronzeando com todo carinho
As praias do ceará são lindas, creia...


Este poema é a minha forma de render um tributo aos sábados. Sábado é o meu dia da semana. Muito mais que os domingos. Hoje resolvi que deveria registrar esse sentimento.

Não sei bem explicar a razão dessa preferência; deve estar escondida em algum canto da minha mente, mas "só sei que é assim!" (parodiando o personagem João Grilo de Ariano Suassuna em seu Auto da Compadecida).

* O poema foi transcrito do site Luso-Poemas e sua autora é a poetisa e educadora cearense Sonia Nogueira que mantem no seu blog "Eu Poesia" outras lindas e inspiradas.

2 comentários:

  1. Olá Herbert Drummond, amei estar no seu blog, que realmente está criativo e lindo. Vou postá-lo no meu, Abraços querido.

    ResponderExcluir
  2. Cara Sonymar,
    Quem bom que veio até aqui!
    Será sempre um grande prazer recebe-la.
    Até breve.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.