03 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| Dia Internacional das pessoas com deficiências. ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência. Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. dia da pessoa com deficiência De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência. A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.


Heraclito (português europeu) ou Heráclito (português brasileiro) de Éfeso (Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος, Éfeso, aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares. Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (em grego, πάντα ῥεῖ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo, em oposição ao paradigma de Parmênides) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito)

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Primeiro vôo livre do homem no espaço (1984)

..................................................................................................................

6 de fevereiro de 1984 -- Astronauta voa livre no espaço

Jornal do Brasil: Astronauta americano
Milhões de americanos viram ao vivo pela TV o astronauta Bruce McCandless flutuar solto no espaço, com seu traje branco e com uma grande mochila presas as costas. A façanha de se locomover no espaço sem o cordão umbilical preso ao veículo espacial fez de McCandless o primeiro "satélite humano" da história. 

O compartimento de carga do ônibus espacial Challenger abriu-se lentamente e a Unidade Tripulada de Manobras (MMU) levou o astronauta a uma órbita de 100 metros de distância da nave. "Pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas foi um grande passo para mim", disse McCandless numa alusão às palavras de Neil Armstrong ditas 15 anos antes quando este pisou o solo lunar. 

Embora só se movesse a pouco mais de 10cm/s em relação à nave espacial, McCandless dava voltas à Terra, juntamente com nave espacial, a uma velocidade de 28 mil175 km/h. O astronauta grisalho de 46 anos esperava havia 18 anos para testar a mochila propulsora, que ele ajudou a projetar. O combustível usado no experimento foi o nitrogênio e as duas MMUs levadas para a missão custaram 10 milhões de dólares cada uma. Caso ocorresse algum imprevisto, outro astronauta Robert Stewart estava pronto para socorrer Bruce ou orientar os outros três tripulantes para resgatar o companheiro. Stewart permaneceu preso à nave, carregando outra mochila e observando os movimentos de Bruce.

Equipamento imita ficção científica
A Unidade Tripulada de Manobras (MMU) foi apelidada de Buck Rogers por ser semelhante à mochila que o herói criado pelo desenhista Dick Calkins, em 1929, carregava nas costas. 
O personagem de Calkins dormia durante 500 anos depois de sofrer um acidente e acordava em uma guerra no futuro onde todos usavam uma mochila a jato. 
O astronauta Bruce McCandless, o primeiro a usar a MMU no espaço, ainda participou em abril de 1990 da missão Discovery, que colocou em órbita o telescópio espacial Hubble.
**************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.