O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ulisses, sonda espacial, chegou à órbita do planeta úpiter. (1992).

..............................................................................................................................

7 de fevereiro de 1992 - Ulisses chega a Júpiter

Jornal do Brasil: Ulisses vai estudar o Sol
A sonda Ulisses, uma missão conjunta da Nasa e da Agência Espacial Européia, mergulhou na zona de radioatividade de Júpiter. A região é repleta de partículas atômicas capturadas pelo campo magnético desse planeta. Os equipamentos mais sensíveis da nave foram blindados para protegê-los da intensa radiação.
A chegada ao maior planeta do Sistema Solar foi apenas o primeiro estágio da missão, cujo objetivo era estudar a estrutura do Sol e o espaço que o circunda, principalmente as regiões polares da nossa estrela.

A força gravitacional de Júpiter e o seu movimento orbital impulsionaram a nave Ulisses rumo ao Sol, a qual orbitou a nossa estrela e em seguida voltou em direção a Júpiter. Esse longo percurso foi feito diversas vezes, durante 17 anos. Nesse vai-e-vém a sonda realizou estudos que mudaram para sempre o modo como os cientistas veem o Sol e os fenômenos que acontecem no espaço que o rodeia.

Projetada para durar cinco anos, a missão ultrapassou todas as expectativas. A pequena nave de 3 metros de largura e 370 quilos obteve uma enorme quantidade de dados sobre a heliosfera – uma grande região do espaço interplanetário ocupada pela atmosfera do Sol e dominada pelo vento solar. 

Os levantamentos realizados pela sonda comprovaram que explosões na atmosfera do Sol provocam sérias distorções nas ondas de rádio em nosso planeta, o que prejudica as telecomunicações. A Ulisses investigou também a origem dos raios gama ultra-energéticos que atingem a Terra.

Nave é a mais veloz já lançada ao espaço
A cápsula foi lançada a partir do ônibus espacial Discovery em órbita da Terra, em outubro de 1990. A Ulisses deixou a força de atração do nosso planeta e viajou para Júpiter a uma velocidade de 11,3 km/s, tornando-se a nave mais veloz já lançada. O experimento só terminou devido ao desgaste dos equipamentos da sonda, principalmente da bateria atômica , que alimentava os diversos sistemas e as transmissões de rádio para a Terra. A nave cessou de sinais para a Nasa no ano passado. 
***************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.