15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ulisses, sonda espacial, chegou à órbita do planeta úpiter. (1992).

..............................................................................................................................

7 de fevereiro de 1992 - Ulisses chega a Júpiter

Jornal do Brasil: Ulisses vai estudar o Sol
A sonda Ulisses, uma missão conjunta da Nasa e da Agência Espacial Européia, mergulhou na zona de radioatividade de Júpiter. A região é repleta de partículas atômicas capturadas pelo campo magnético desse planeta. Os equipamentos mais sensíveis da nave foram blindados para protegê-los da intensa radiação.
A chegada ao maior planeta do Sistema Solar foi apenas o primeiro estágio da missão, cujo objetivo era estudar a estrutura do Sol e o espaço que o circunda, principalmente as regiões polares da nossa estrela.

A força gravitacional de Júpiter e o seu movimento orbital impulsionaram a nave Ulisses rumo ao Sol, a qual orbitou a nossa estrela e em seguida voltou em direção a Júpiter. Esse longo percurso foi feito diversas vezes, durante 17 anos. Nesse vai-e-vém a sonda realizou estudos que mudaram para sempre o modo como os cientistas veem o Sol e os fenômenos que acontecem no espaço que o rodeia.

Projetada para durar cinco anos, a missão ultrapassou todas as expectativas. A pequena nave de 3 metros de largura e 370 quilos obteve uma enorme quantidade de dados sobre a heliosfera – uma grande região do espaço interplanetário ocupada pela atmosfera do Sol e dominada pelo vento solar. 

Os levantamentos realizados pela sonda comprovaram que explosões na atmosfera do Sol provocam sérias distorções nas ondas de rádio em nosso planeta, o que prejudica as telecomunicações. A Ulisses investigou também a origem dos raios gama ultra-energéticos que atingem a Terra.

Nave é a mais veloz já lançada ao espaço
A cápsula foi lançada a partir do ônibus espacial Discovery em órbita da Terra, em outubro de 1990. A Ulisses deixou a força de atração do nosso planeta e viajou para Júpiter a uma velocidade de 11,3 km/s, tornando-se a nave mais veloz já lançada. O experimento só terminou devido ao desgaste dos equipamentos da sonda, principalmente da bateria atômica , que alimentava os diversos sistemas e as transmissões de rádio para a Terra. A nave cessou de sinais para a Nasa no ano passado. 
***************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.