OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 26 de junho DE 2026 ||| 6ª FEIRA ||| dia nacional do diabetes ||| *Reflexão: “A censura é o imposto da inveja sobre o mérito". (Laurence Sterne) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 16 de junho, anualmente, é uma data comemorativa em saúde criada com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos da doença, suas complicações, prevenção e controle. Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção da insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o funcionamento do organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do corpo. Quando a insulina não é produzida adequadamente ou não consegue realizar suas funções, o nível de açúcar aumenta e pode provocar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. Tipos de diabetes: – Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. – Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção desse hormônio. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos. – Diabetes gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida. – Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou pelo uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, etc.). Sintomas: Diabetes tipo I e tipo II têm em comum sintomas como fome e sede excessiva e vontade de urinar muito mais vezes ao dia. No tipo I, podem ocorrer, ainda: – Perda de peso; – Fraqueza; – Fadiga; – Mudanças de humor; – Náusea e vômito. E no tipo II: – Formigamento nos pés e mãos; – Infecções frequentes na bexiga, rins e de pele; – Feridas que demoram para cicatrizar; – Visão embaçada.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase

 

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Reflexão (ou desabafo) sobre transferência do conhecimento (Ronaldo Costa/ Qualiblog)

.
O Ronaldo Costa, do Qualiblog fez um gol de placa ao comentar um artigo do consagrador professor (escritor, conferencista, economista e cientista social) Eduardo Gianetti da Fonseca (veja aqui também) publicado na excelente edição dos 40 anos da revista Veja (clique aqui).
O artigo do Ronaldo acerta o alvo quando põe na mesa um dos maiores problemas da atualidade, no Brasil, e em quase todos os países - emergentes ou não - que deixaram de priorizar a educação em suas políticas e estratégias ao longo da sua história. Falo da valorização da banalidade, da cultura inútil e da, abismal, falta de preparo e conhecimentos - gerais e específicos - por parte das gerações mais jovens.
Eu estava pensando em escrever um texto a respeito, mas o Ronaldo e seu Qualiblog se anteciparam e eu assino embaixo do que ele escreveu. Publico, abaixo, a íntegra do post, mas quem quiser ler o original é só visitar o blog clicando aqui. Parabéns ao Ronaldo Costa.


Reflexão (ou desabafo) sobre transferência do conhecimento



"Estou lendo a edição especial de Veja – 40 anos, comemorativa da revista por seu aniversário de lançamento que ocorreu em 1968 (o meu também). Ela faz uma retrospectiva gigante destacando acontecimentos de lá até a atualidade, uma revista para guardar e que merecia uma capa dura. Mas o assunto em questão não é o aniversário da Veja, mas o artigo de Eduardo Giannetti, composto de citações sobre educação (página 214). Refletindo, observei como foi acertada a escolha do autor, mostrando através das palavras de diversas personalidades a importância desse tema no desenvolvimento de um país.

O que me assombrou, foi a época de origem das palavras: vai de 1803 a 2000! E é espantoso como soam atuais!!! Dois exemplos: (1) “Temos despendido somas imensas com os pobres. E temos todas as razões para crer que essa prática tende a agravar constantemente sua miséria. Mas, na sua educação, que é talvez o único modo ao nosso alcance de realmente melhorar sua condição, e de torná-los homens mais felizes e cidadãos mais pacíficos, temos sido miseravelmente deficientes.”Thomas Malthus, economista inglês, em 1803. (2) “A verdade é que o ensino público (no Brasil) está à orla do limite possível a uma nação que se presume livre e civilizada… / …é que a instrução secundária oferece ao ensino superior uma mocidade cada vez menos preparada para o receber.”Ruy Barbosa, político brasileiro, em 1883.

Para muitas das pessoas que escrevem um blog acredito que uma das intenções é transferir o que sabem para outras pessoas, uma mágica potencializada pela internet de uma forma que a humanidade nunca conheceu! Mas boa parte da população ainda não tem acesso a essa ferramenta e muitos dos que têm, não utilizam todo o seu potencial exatamente pelos motivos descritos nas citações acima, e que foram ditos lá no século XIX!!! Dá para ter uma idéia da gravidade de uma situação que tem sido paulatinamente ignorada pelos governos por décadas a fio? Se em 1883 Ruy Barbosa já alertava sobre a qualidade do ensino no país e suas palavras poderiam ter sido ditas hoje, o que devemos pensar?

Qual a qualidade intelectual que podemos esperar das gerações futuras, e até dessa mesma que vive no momento atual, a nossa juventude? Uma nação soberana e respeitada jamais será constituída por uma massa de pessoas cultural e intelectualmente ignorantes, isso não dá para contestar, mas parece que é intencional: a cada geração, as pessoas detêm menos conhecimento e recebem um ensino pior. Alguém aí já recebeu um comunicado da escola do filho, com erros de português? Eu já! Se quem ensina não estiver capacitado, qual será o impacto disso na formação intelectual do povo? O conhecimento não exercitado ou valorizado degrada, é perecível! Com todo o imenso acervo de informação disponível na internet, o que é mais procurado, avanços nas pesquisas científicas ou fofocas sobre o casamento da atriz global?

Olha só a lista de mais buscados do Yahoo agora, 12/09/2008 – 14:33:

1. Juliana Paes

2. Big Brother Brasil 9

3. Lindsay Lohan

4. Sérgio Mallandro

5. Horóscopo6. Resumo de Novelas

7. Mulher Melancia

8. Deborah Secco

9. Carolina Dieckman

10. Jogos Online

Precisa dizer mais alguma coisa?"

2 comentários:

  1. Bom dia, Herbert!

    Fico feliz que meu artigo tenha chamado sua atenção a ponto de replicá-lo aqui no Oficina! Ganhei o dia ao ver este post! Obrigado por mais essa honra. Aguardo a oportunidade de publicar um texto seu, você sabe...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Ronaldo,
    Pode deixar que o texto vai sair. É que não quero fazer qualquer coisa. Afinal o Qualiblog já está na primeira divisão da blogosfera...
    Quanto ao seu artigo, não é favor nenhum replicá-lo. Você acertou em cheio no seu comentário.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.