19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Genoma Humano - Decodificando a Vida - Introdução

.
"Ultimamente você deve ter ouvido muitas coisas sobre o Projeto Genoma Humano. Afinal de contas, é a descoberta mais recente e uma das mais importantes da ciência, e com certeza vai revolucionar a medicina. Todo mundo ficou tão entusiasmado com ela que não se achavam nem palavras para explicar a emoção. O jeito foi apelar para as comparações. Só para ter uma idéia, o presidente dos Estados Unidos disse que mapear o genoma humano seria como aprender a linguagem com que Deus criou a vida. Exagero? Pode ser, mas foi um trabalho que durou dez anos, custou cerca de 3 bilhões de dólares e teve a participação de aproximadamente 1.000 cientistas de 20 países, além da empresa norte-americana Celera Genomics." (http://clonagem-etica.blogspot.com/)
=
Este post é uma introdução para a série de cinco vídeos sobre o Genoma Humano que serão publicados aqui, no galpão da Oficina de Gerência. Acho desnecessário explicar porque abordarei este tema no blog.Espero que gostem da série. Assisti aos primeiros três vídeos e considerei que é uma reportagem seríssima, de fundo científico e com linguagem normal. Está profissionalmente dublada e é um conjunto extraodinário para entendermos - definitivamente - no nosso nível de conhecimento o que se fala sobre este assunto tão fascinante: o Genoma Humano.
Coloquei um vídeo (curtinho) fora da série que será apresentada, mas que será ótimo para ilustrar esta introdução.



=

PS - No link a seguir você irá até o site da BBC, em portugues, com infográficos fascinantes sobre o tema do Genoma. Entre lá e explore à vontade os diversos compartimentos da página. É uma viagem maravilhosa para quem aprecia (e se preocupa) com o conhecimento e a cultura geral:

========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.