||| 18 de maio DE 2026 ||| 2ª feira ||| Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. ||| "Se não queres que ninguém saiba, não o faças". (Provérbio Chinês) |||

Bem vindo

Bem vindo

imagem dia

imagem dia
18 de maio é a data escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos. Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil A data foi escolhida em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Nesta data, costumam ser realizadas diversas atividades nas escolas e demais espaços sociais como, por exemplo, palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual. O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o grupo responsável por organizar e promover nacionalmente esta data. menina triste com mãos no rosto Maio laranja: mês de conscientização Durante todo o mês de maio a campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração infantil é veiculada em meios de comunicação. Órgãos públicos e não governamentais promovem ações, como distribuição de panfletos informativos, realização de passeatas e palestras, para alertar a sociedade e mobilizar as pessoas a combater esse problema. Diferença entre abuso sexual e exploração sexual Embora abuso sexual e exploração sexual sejam crimes de violência sexual combatidos nesta data, eles possuem significados diferentes. O abuso sexual acontece quando um adulto pratica ato libidinoso com uma criança ou adolescente, o que normalmente acontece por parentes ou pessoas próximas à família. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor de 18 anos como “ferramenta” de satisfação sexual. Disque 100: denuncie e ajude a combater a violência contra crianças e adolescentes No Brasil, há um serviço para registro de denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual, o Disque 100. O serviço, disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, é gratuito. Vale destacar que as denúncias são anônimas e o serviço está no ar 24h, incluindo fins de semana e feriados. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outra forma de comunicar a violência é entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
José Eugênio Soares (Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1938 – São Paulo, 5 de agosto de 2022), mais conhecido como Jô Soares, foi um apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, humorista, músico e artista plástico brasileiro. Jô surgiu como um dos grandes nomes da televisão, tendo criado o humorístico Família Trapo, na RecordTV, onde também atuou como o personagem Gordon. Continuando na área do humor, foi o responsável por sucessos como Satiricom, Planeta dos Homens e Viva o Gordo na TV Globo. Ao transferir-se para o SBT, obtém notoriedade no comando do talk-show Jô Soares Onze e Meia entre os anos de 1988 e 1999, solidificando-se como um dos maiores entrevistadores e precursor do formato no Brasil. Voltando para a TV Globo, comandou o Programa do Jô entre 2000 e 2016, ano em que se aposentou da televisão. Falecido em 5 de agosto de 2022, sua morte repercutiu tanto na sociedade brasileira quanto na imprensa internacional. {https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%B4_Soares}

imagem dia

imagem dia

Vídeo


 

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Agora não há mais dúvidas. O povo já escolheu: Presidente Lula para técnico da seleção e presidente da CBF (ao mesmo tempo)

Como sugestão, leia tudo que está escrito no artigo e faça um exercício de imaginação para transformar o episódio em um case corporativo. Como seria a história?
.
.
Quem viu o jogo da seleção ontem, contra o Chile, se surpreendeu com a aplicação (cujo nome da moda é... atitude) dos atletas em campo. Exatamente o inverso do comportamento destes mesmos homens (jogadores profissionais) que disputavam as partidas anteriores como quem parecia estar fazendo um grande favor em servir à seleção do Brasil.
Bastou o Presidente Lula que, evidentemente, se manifestou como torcedor que é, mas também na condição de primeiro líder da nação, dissesse a verdade que todos nós gostaríamos de falar para o time do Dunga.

O que disse o Presidente Lula?
Nada fora do comum, mas tudo verdade. Vamos interpretar:
.
· Joguem com raça, com orgulho de representar o Brasil,
· Respeitem o torcedor brasileiro que ama sua seleção de futebol e não admite ver jogador
"chinelinho" vestir sua camisa.
· Mirem-se no Messi, astro argentino, que corre o tempo todo para ajudar seu time.
· Em resumo, "tenham vergonha na cara quando jogarem pelo Brasil!"
.
Foram estas as mensagens que o presidente Lula, sintonizado com a torcida brasileira, passou ao time do Dunga. Foi um êxtase (para nós, torcedores) e um pandemônio nos grupo de atletas. Nem vou me deter nas declarações desastrosas e infantis do goleiro Júlio César (obrigado a pedir desculpas depois) e do "técnico" (assim mesmo, entre aspas) Dunga. Eles só comprovaram como são despreparados culturalmente e mimados pela mídia.
.
O efeito
Todavia a crítica do presidente-torcedor surtiu um efeito além da imaginação. Foi como se a Fada Sininho pulverizasse uns dez quilos do "Pó de Pirilimpimpim" sobre cada um dos onze homens que entraram em campo ontem, contra a seleção chilena. Estavam voando, como se fossem onze Peter Pans. Correram, lutaram por cada centímetro do campo, disputaram todas as bolas, com a "faca nos dentes" e conseqüentemente, ganharam até com certa facilidade.
Como o tema do blog não é futebol (deixo isso para o
Buteco da Bola) vamos nos fixar no efeito das palavras do Presidente Lula sobre o grupo de atletas que estava, desacreditado, em Santiago do Chile, esperando o jogo.
.
1. Se não fosse o Presidente Lula quem é o efeito não seria o mesmo. Imagine se fossem o ex-presidente FHC ou mesmo o Ministro dos Esportes quem tivesse falado a mesma frase... Não teria o menor efeito.
2. O Lula, torcedor, falou - com o peso da liderança e popularidade - as verdades que estavam entaladas nas gargantas de milhões de brasileiros, que amam o futebol e a seleção, queriam dizer às estrelinhas do time de Dunga (isso mesmo, time do Dunga)
3. Um Presidente do Brasil, finalmente, assumiu publicamente a preocupação com a seleção de futebol do país. Até então os assuntos da seleção eram tratados como coisa menor. Tema pitoresco nos noticiários. Lembremo-nos do Presidente Médici e seus palpites futebolísticos (ele acertou os 4 a 1 contra a Itália na Copa de 70...). Agora não, o Presidente Lula avocou para si a posição de torcedor número um. E eles vão ter ouvir.
4. Um último efeito que posso citar é que os brasileiros levam a seleção a sério. Sofrem, discutem e vibram com ela. É um elemento de catarse nacional. Um patrimônio pessoal de cada brasileiro (e somos milhões) que gosta de futebol. Entretanto nenhum presidente da república, antes do Lula, havia dado "uma dura" nos atletas que fazem corpo mole quando vestem aquela camisa com as cinco estrelas das copas. Isso foi bom demais!
.
Mudança de atitude?
Os jogadores acusaram o golpe e jogaram com uma aplicação (atitude?) nunca dantes vista nesse grupo de fraco nível técnico, mas que se julga uma constelação de astros.
A rigor, em minha opinião, antes de serem elogiados pelo empenho em campo no jogo de ontem, eles deveriam ser criticados e admoestados. Até punidos. Por quê? Ora, foi necessário que o Presidente da República desse uma cutucada nos brios desses milionários mimados para que eles voltassem a praticar o seu ofício, como sempre deveriam ter feito? Obviamente que, por trás dessa “atitude” de ontem não se pode esconder a falta dela nos jogos anteriores. Isso é grave.
O Presidente Lula não tem tempo para, em todos os jogos da seleção, dar um cascudo nas estrelinhas ou um esbregue antecipado para que eles assumam a atitude e a postura de profissionais que são. Ora essa! Onde estamos?
Por isso, fiz uma blague com o título do post. O que tudo isso demonstrou, para quem souber enxergar, é que realmente a seleção não tem comando e nem liderança. Nem da CBF, pois quem deveria ter dito o que o Presidente Lula falou era o senhor Ricardo Teixeira, presidente da entidade. Teria ele a mesma credibilidade para mudar a atitude daqueles jovens (alguns nem tanto...). Nem vou responder.

Conclusão (minha):
Longe de ser uma equipe e até mesmo um grupo esta seleção - em termos de gerência e liderança -é apenas um bando. Não tem líderes e nem liderança. São espasmódicos em suas atitudes profissionais. Aposto que no primeiro momento de descompressão vão voltar a cumprir seus "reais compromissos na seleção", ou seja: fotos para patrocinadores, entrevistas nas TVs, imagens valorizadas e contratos mais generosos. Jogar mesmo e com a já famosa atitude contra o Chile, bem, isso não é para as estrelinhas do Professor Dunga e da CBF.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.