19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Corporativismo custa caro. Muito caro!

Este artigo, colocado em forma de imagem pelo site Photobucket, foi escaneado a partir de uma página da revista jurídica Consulex. Peguei o exemplar da revista em um escritório de advocacia e dei de cara com este excelente artigo. Sempre ligado no blog (vida de blogueiro não é assim?) pedi à secretária para tirar cópia da folha e ai está. Depois, pesquisando o nome da autora encontrei o artigo publicado no site Portal VP.
Quero adiantar que é muito difícil encontrar textos que versem sobre a questão do corporativismo no mundo empresarial. Escrever sobre os conflitos corporativos? Nem pensar. Não é porque os consultores e palestrantes não saibam sobre o tema; todos sabem e o conhecem muito bem. Todavia o corporativismo, principalmente o conflituoso, o autofágico, é algo muito escondido, negado pelas diretorias das empresas. É como se fosse uma doença grave e contagiante que os atingidos por ela escondem dos outros. Não existem muitos dados e ninguém gosta de falar sobre isso nos ambientes corporativos. Quem trabalha, notadamente nas médias e grandes empresas, sabe disso muito bem. Pelo que vamos ler abaixo não é toa que as organizações consideram o corporativismo selvagem uma enfermidade que lhes tira energia e dá prejuízos.
O artigo é quase perfeito em demonstrar como custa caro, para as instituições, fazer vista grossa para os conflitos entre corporações. Exemplos práticos e públicos não faltam. Agora mesmo estamos vendo um deles, gravíssimo, se desenrolar à nossa frente. Ou será que esta crise na Polícia Federal, na ABIN, nos Ministérios da Justiça e Defesa não é fruto de escaramuças corporativas?Leia o texto com atenção e vejam, na "janela", ao rodapé da página, o currículo da autora, Dra. Denise Manfredi, uma especialista (a quem eu não conhecia) em gerenciamento de conflitos, entre outras habilidades.
*
*
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.