OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 20 de junho DE 2026 ||| sábado ||| Dia Mundial dos Refugiados ||| * Reflexão: “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” ― Sun Tzu |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial do Refugiado é uma data internacional estabelecida pelas Nações Unidas para reforçar o direito de toda pessoa buscar segurança e proteção, contando com diversos parceiros engajados para assegurar que as pessoas refugiadas tenham oportunidades para mostrarem o que são capazes de fazer. O direito de buscar segurança é para todas as pessoas Há 75 anos, após a Segunda Guerra Mundial, a comunidade internacional assumiu um compromisso histórico: garantir proteção às pessoas forçadas a fugir. Esse compromisso segue mais atual do que nunca, com necessidades crescentes de apoiar as pessoas refugiadas a reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança nos países de acolhida, como no Brasil. Proteger refugiados significa salvar vidas em risco, fortalecer comunidades e promover estabilidade por meio de sua efetiva inclusão na sociedade. Quando uma pessoa refugiada encontra segurança e meios de prosperar, toda a sociedade se fortalece e amplia seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Neste Dia Mundial do Refugiado, o ACNUR convida governos, empresas, organizações, instituições de ensino e todas as pessoas a manter vivo o compromisso da proteção internacional: até que todas as pessoas estejam seguras e estejam incluídas na sociedade, nosso trabalho não termina.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Esopo (Nessebar, 620 a.C. – Delfos, 564 a.C.) foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. Sua obra, que constitui as Fábulas de Esopo, serviu como inspiração para outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine. Malgrado sua existência permaneça incerta e pouco se saiba quanto à origem de várias de suas obras, seus contos se disseminaram em muitas línguas pela tradição oral. Em muitos de seus escritos, os animais falam e têm características humanas. Biografia: O fabulista grego teria nascido no final do século VII a.C. ou no início do século VI a.C. Heráclides do Ponto na obra Acerca dos Samios, afirmava que Esopo nascera na Trácia. Em suas origens, porém, várias hipóteses foram formuladas: Frígia, Egito, Etiópia, Samos, Atenas, Sardes e Amório. A hipótese de sua origem africana hoje é bastante creditada: o mesmo nome "Esopo" poderia ser uma contração da palavra grega para "etíope", um termo usado pelos gregos para se referir a todos os africanos subsaarianos. Além disso, alguns dos animais que aparecem nas fábulas de Esopo eram comuns na África, mas não na Europa (devemos ter em mente a diferente distribuição na época de animais como o leão berbere, hoje extinto). Também deve ser notado que a tradição oral de muitos povos africanos (mas também dos povos do Oriente Próximo e dos Persas) inclui contos de fadas com animais personificados, cujo estilo muitas vezes se assemelha ao de Esopo.* Certo é que morreu em Delfos, tendo sido executado injustamente, segundo descreve Heródoto (Histórias, II, 134) e a Suda. Segundo Heródoto, Esopo foi escravo do filósofo Janto (Xanto), um cidadão de Samos, juntamente com uma outra escrava chamada Rodópis [https://pt.wikipedia.org/wiki/Esopo]

 

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Viva Moçambique! Hoje é o seu Dia da Independência.

Wikipédia
25 de Junho é o 176º dia do ano no calendário gregoriano (177º em anos bissextos). Faltam 189 para acabar o ano.
.
Eventos históricos
253 - Eleito o Papa Lúcio I, 22º papa.
1766 - É publicada em Portugal a carta da lei limitadora do direito de testar, a qual protege os herdeiros legítimos contra as fraudulentas e ímpias negociações dos testamentos.
1918 - São Paulo registra uma precipitação de neve, evento único na história.
1950 - Inicio da Guerra da Coréia
1967 - É realizada pela primeira vez na história uma transmissão mundial de TV ao vivo, via satélite. Uma apresentação do grupo musical The Beatles cantando a música All You Need Is Love, foi escolhida como evento de estréia dessa nova tecnologia.
1975 - Independência de Moçambique
1991 - A Croácia e a Eslovênia declaram sua independência da Iugoslávia
2007 - Inaugurado o Museu Berardo de Arte Moderna e Contemporânea, no CCB, colocando Portugal na rota das grandes exposições de arte europeias.

Nascimentos
1852 - Antoni Gaudí, arquitecto espanhol.
1885 - Guilherme Paraense, atleta brasileiro que ganhou a primeira medalha de ouro para o país nos Jogos Olímpicos.
1903 - George Orwell (Eric Arthur Blair), escritor (m. 1950)
1924 - Sidney Lumet, cineasta norte-americano.
1940 - João Carlos Martins, pianista brasileiro.
1952 - Miguel Sousa Tavares, jornalista e escritor português
1962 - Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, humorista brasileiro (m. 2006)
1963 - George Michael, cantor pop britânico.
1976 - Maurren Maggi, atleta brasileira

Falecimentos
1948 - Bento de Jesus Caraça, matemático português e opositor ao regime Salazarista (n. 1901)
1962 - Alberto da Veiga Guignard, famoso pintor brasileiro (n. 1896)
1988 - Hillel Slovak, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers. (n. 1962)
1997 - Jacques Cousteau, explorador e inventor (n. 1910)
2001 - Milton Santos, geógrafo brasileiro (n. 1926)

Feriados e eventos cíclicos
Dia de São Guilherme - Evento/Santo Católico.
.
___________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.