

O dado, revelado numa pesquisa feita pelo Instituto Tríade do Tempo com base em 2.000 entrevistas, mostra que o Brasil, nesse quesito, se assemelha aos Estados Unidos. Os funcionários brasileiros costumam descrever tais encontros como "martírios intermináveis". Para as empresas, por sua vez, o número de horas desperdiçadas em reuniões improdutivas causa outra espécie de prejuízo – este, financeiro. Estima-se que uma companhia de porte médio gaste algo como 1 milhão de reais por ano para manter seu quadro de executivos em encontros desnecessários. Com base nessa e em outras pesquisas, a pedido de VEJA, um grupo de especialistas reuniu os erros mais comuns cometidos em reuniões de trabalho, especialmente tediosas quando são dominadas por clichês corporativos (abaixo, os preferidos dos condutores de reuniões). A seguir os comentários.

Erro: não cabe nem mais uma mosca na sala
.
Erro: apresentação "chata"

.

Corra dos chavões
Reuniões são ambientes propícios à repetição de clichês do mundo corporativo. Na tentativa de rebuscar o português, eles só causam prejuízo à clareza de idéias – e à própria correção no emprego do idioma. Exemplos comuns:
Agregar valor: Lugar-comum, é empregado para dar sentido positivo a tudo: idéias, lugares e pessoas
Consensar: Verbo utilizado em reuniões para se referir a uma eventual unanimidade, não existe no dicionário
Realizar: No jargão corporativo, virou sinônimo de dar-se conta, perceber – tal qual no inglês (to realize)
Operacionalizar: Por que não fazer, executar ou praticar?
Pensar fora da caixa: Numa reunião, é o mesmo que ser criativo. A expressão surgiu na década de 60 com a popularização de um jogo muito usado por empresas de recrutamento. Para chegar à pontuação máxima, era preciso olhar para fora dos limites de um quadrado

Você é bom de reunião?
O teste a seguir, elaborado com base em pesquisas coordenadas pelo consultor em reuniões (sim, essa é uma especialidade) Christian Barbosa, classifica os condutores em três tipos. Saiba em qual você se enquadra:
1. Só participa das suas reuniões quem tem poder de decisão
2. Você estipula limite de tempo para os encontros
3. A pauta se limita ao roteiro original
4. Organiza atas e outros comunicados pós-reunião
5. Gosta de ouvir diferentes pontos de vista e sugestões
6. Suas reuniões duram menos de uma hora
7. Consegue lidar bem com eventuais conflitos entre seus funcionários
Total: (XX) pontos
.
Resultado:
Até 8 pontos
De 9 a 16 pontos
Acima de 17 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.