25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mudança do clima | Histórico de mudança de temperatura

Todos os seres humanos, inteligentes e informados, tem, na atualidade, uma preocupação em comum. A questão do aquecimento global, efetivamente, tem predominado nos noticiários de todas as mídias. O receio, mêdo mesmo do que poderá acontecer com o planeta nos anos vindouros é uma realidade. Uma enorme falta de informação, em linguagem leiga, tem aumentado os níveis de (quase) pânico entre muitos segmentos da população.
Com base nessa premissa, trago ao conhecimento dos leitores do blog o trecho inicial de um artigo que encontrei na Internet, no ótimo site do Schlumberger Excellence in Educational Development (SEED) cuja visita considero imprescindível para quem queira um up-grade no seu nível de informação e cultura.
Considero o melhor texto - em linguagem que não muito técnica -, que encontrei, para que se possa entender um pouco toda esta questão tão importante para a humanidade, nós e nossos filhos, netos, bisnetos e além.
.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
O clima global está mudando? O mundo está ficando mais quente?
.
"Sim. Mas vamos olhar mais de perto o que isso significa. Podemos começar com a época de 1856 até o presente. Temos um bom registro de temperatura global para esse período recente. Medidas precisas de temperatura foram feitas em muitos locais do mundo.
Tem havido algumas flutuações abruptas de ano para ano. Durante alguns períodos, como os anos 40, houve uma queda na temperatura global, mas a tendência geral é subir, quando olhamos para o último século e meio.
E se examinarmos um período maior de tempo, vamos dizer, os últimos 1.000 anos? Isso apresenta um problema, já que não existem registros precisos de temperatura antes do meio do século 19. Mas, há maneiras de estimar a temperatura com outras informações, como o tamanho dos anéis de crescimento nas árvores e a composição de gelo tirada da Antártica e da Groenlândia. Os registros usados para essas medições indiretas de temperatura são chamados "dados de proxy". Saiba mais sobre como são feitas as estimativas de temperatura em
dados de proxy.
A temperatura global média tem aumentado nos últimos 150 anos. O período de 1961 a 1990 é o ponto de comparação para esse gráfico. Isso é representado pela linha horizontal em 0. A anomalia, ou variação dessa média, é mostrada para cada ano.
A temperatura global média para um determinado ano é indicada por um ponto azul ou vermelho. Por exemplo, o ano de 1900 foi 0,2°C mais frio do que a média de 1961 a 1990. O ano mais quente desse registro foi 1998, cerca de 0,6°C mais quente que a média de 1961 a 1990.
A linha azul e vermelha grossa traça a temperatura global média para períodos de cinco anos. Por exemplo, a temperatura média para 1998 a 2002, que está centralizada em 2000, foi 0,4°C acima da média de 1961 a 1990. O período de 1958 a 1962, centralizado em 1960, estava exatamente nessa média.
O gráfico é baseado em dados da
Unidade de pesquisas climáticas da Universidade de East Anglia." [...] (click no título a seguir para continuar lendo o texto: Mudança do clima Histórico de mudança de temperatura)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.