25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 21 de junho de 2008

Margrit Schmidt e Ugo Braga, guardem estes nomes.

Um dos meus hábitos mais regulares (quase uma mania) é ler as colunas de jornais, revistas e Internet. Tenho aqueles preferidos, entre os quais não escondo a minha preferência por Eliane Cantanhede, da Folha de São Paulo, onde destaco Clóvis Rossi (Folha), Carlos Chagas (Tribuna da Imprensa), José Nêumane (Estadão), Ricardo Noblat (Blog) e Cláudio Humberto. Estes são os que leio quase todos os dias. De vez em quando, me deparo com alguns nomes, novos, nas colunas de jornais regionais que me chamam a atenção.
Gosto de "guarda-los" para acompanhar suas carreiras. Alguns decolam, outros não. Cito dois exemplos que decolaram: um foi Ricardo Noblat que "conheci" substituindo Vilas Boas Correa no Jornal do Brasil, lá pelos idos de 1980. O outro foi o Cláudio Humberto. Depois da "queda" do governo Collor - ele era o porta-voz da "República de Alagoas" e autor do famoso refrão "bateu-levou" para responder, no mesmo tom, às críticas contra seu chefe - Cláudio Humberto "se exilou" em Portugal.
De repente, lá por volta de 1987 (salvo engano), "descubro - na internet - um browser desconhecido chamado Conesul, abrigando um site com uma coluna trazendo notícias e comentários no velho estilo "bateu-levou". Era Cládio Humberto.
Dai em diante foi só sucesso. Hoje tem seu próprio site e irradia sua coluna por diversos jornais de norte a sul do Brasil. É leitura obrigatória do mundo político.
Hoje, com o blog, posso apresentar publicamente os meus novos escolhidos. São dois.
Margrit Schmidt (E-mail: margrit@jornaldebrasilia.com.br ) já tem uma coluna assinada no Jornal de Brasília (veja imagem). Pela foto é uma jovem e promissora jornalista. Aprecio muito a objetividade do seu texto e a construção das frases (falo, meramente, como leitor). Coloquei, em zoom, um pequeno trecho como exemplo.
Ugo Braga ( ex-editor de Economia do Estado de Minas) é o segundo novo colunista que lhes apresento. Esse jornalista do Correio Braziliense - pelo menos para mim é novidade - substituiu por alguns dias o titular da coluna "Nas Entrelinhas" daquele jornal e, foi admiração à primeira vista. Pelo que pesquisei, Ugo Braga é um profissional experiente, mas no Correio Braziliense, atualmente, trabalha como repórter. Um desperdício. Como todo bom jornalista já brigou com os poderosos e foi demitido por isso.
Pena que ele não tenha uma coluna própria. O seu estilo rápido, cheio de nuanças e ironias - sem perder o foco - me agrada muito. Certamente terá muito sucesso como comentarista. Espero que breve. Também coloquei - em zoom - o logo das colunas que ele assinou e um trecho para que você conheçam o estilo.
Guardem estes nomes.
.

.

...
.
__________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.