24 DE ABRIL DE 2024 – 4ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 10 de junho de 2008

A mídia não perdoa, publica fotos...


Este cartão vermelho é para protestar contra a manipulação da mídia com a opinião pública. Não, o assunto não é a denúncia de Denise Abreu. Já disse e reitero que não emitirei opiniões sobre comportamentos político-partidários. Este caso, momentoso, envolvendo a ex-diretora da ANAC faz parte desse grupo e por isso não o comentarei neste espaço.
O que me motivou a escrever esse post foi a reportagem que a Folha de São Paulo estampou na sua edição de hoje. Na verdade, nem foi a reportagem e sim a foto que a ilustra. Foto, atual, da senhora Denise Abreu.
Lembrei-me da famosa foto da mesma senhora, quando então diretora da ANAC e sob fogo cruzado da mídia e da oposição ao governo e do próprio governo (lembram-se do Ministro Nelson Jobim "querendo a cabeça" de todos os diretores daquela agência?). Sim, aquela mesmo. A foto de Denise Abreu, com postura arrogante fumando charuto, numa festa em Salvador, no mesmo dia em que a crise aérea de 2007 atingia o seu pior momento.
Agora, como a mesma pessoa, Denise Abreu, volta ao noticiário como vítima do governo, a mídia simpática à oposição, a apresenta com a foto abaixo que copiei (via scanner) da Folha. Observem, com atenção, as mensagens que as fotos transmitem. Essa, aliás, uma das "armadilhas" que a mídia visual (jornais, revistas, televisão e internet) comumente coloca nas suas reportagens para "pegar" a opinião pública em geral. Se o personagem é simpático - no conceito do órgão - a foto é de expressão positiva (um sorriso, uma expressão leve ou atenta, mas nunca uma imagem negativa). Se o mesmo personagem, tempos depois, for da antipatia do mesmo órgão da mídia, a foto será de expressão corporal negativa (uma careta, uma cara feita ou ridícula etc).
É o que acontece agora com a ex-diretora da ANAC. Não gosto disso. É manipulação sub-reptícia da opinião de quem não está prevenido, infelizmente a maioria, contra esses... artifícios para vender notícia.
Fica o registro na esperança de que, pelo menos os leitores do blog, se resguardem desses "ataques" ao seu livre pensar.
.

...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.