30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Um retrato vivo da corrupção contra a educação.

Quem freqüenta a Oficina de Gerência sabe que usamos e abusamos dos vídeos exibidos pelos programas da Rede Globo. Qualidade, conteúdo, oportunidade e principalmente disponibilidade de downloads são motivos mais que suficientes para mantermos esse padrão. Além do mais, muitos dos leitores (e "telespectadores") do blog não tem oportunidade de ver esses vídeos nos programas ao vivo.
Este vídeo fala de um tema que se repete aqui na Oficina. A corrupção endêmica que se alastra na administração pública do Brasil. Nem vou me estender neste comentário. É inútil porque tudo que tinha de ser dito já o foi. Urge a ação preventiva e repressora e não é isto o ocorre. Acrescentaria um "até pelo contrário"...
A grande madrinha da corrupção é a impunidade dos criminosos. Eles sabem - e muito bem - que as "garras da justiça" (acho que estão mais para "unhas de gatinho" do que para garras) não os alcança. A burocracia, que reveste os processos administrativos que os poderiam condenar, é também corrompida, morosa e ineficaz. A única trava contra a corrupção, efetiva, com a qual a sociedade pode contar é a honestidade e a probidade do gestor e isso, convenhamos, é "avis rara" neste "paraíso" que é administrar os recursos públicos. Logo, é seguro praticar o crime de corrupção em quaisquer dos seus níveis. Compensa.
Neste vídeo você verá um exemplo - apenas um entre milhares - de como "operam" estes coronéis da corrupção no interiordo Brasil. Sem o menor pudor, sacrificam a educação das suas (das nossas) crianças, para enriquecer ilicitamente e "produzir negociatas" com as verbas públicas que recebem a troco de votos e conchavos políticos. Veja o vídeo e sinta-se tão enojado e indignado quanto eu fiquei.
------------------------------------------------------------------------------
.


2 comentários:

  1. Realmente, sinto-me envergonhada de saber que nossa renda é tão mal redividida. Enquanto os políticos brigam na câmara com aprovações de salários exorbitantes e novos benefícios desnecessários, nosso futuro (as crianças desta nação) estudam em condições precárias, muitas com fome e sem ter material escolar e o que vestir... A miséria é uma face dominante em nosso país e por mais que eles tentem tapar o sol com a peneira mostrando índices de crescimento, vemos a situação real e degradante de nosso país. Excelente artigo, embora triste!

    ResponderExcluir
  2. Lady Jaqueline,

    Um dos meus propósitos ao resolver criar este blog foi o de combater a má administração pública. Passei muitos anos da minha vida convivendo de perto com essa gente e vendo coisas como esta acontecer. Batalhei muito contra esse "statu quo", da forma como pude. Consegui bastante, mas paguei tributos altos por isso. Suficiente dizer que fui exonerado duas vezes da função de diretor por não atender aos... digamos usos e costumes dessa "corporação".
    Por isso, agora que estou "free", tenho insistido em mostrar como é ruim, ineficiente e corrupta a gestão da coisa pública brasileira; e nos níveis mais próximos da população como as pequenas prefeituras, por exemplo.
    Sempre grato pela visita.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.