28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dicas para Falar em Público (3)

Este é o quarto vídeo da série, em DVD, "Falar em Público - Segredos e e Estratégias". O curso é apresentado em vídeo pelo Professor Rodrigo Cardoso. Veja os anteriores clicando no link Falar em Público .
Neste vídeo ele aborda o tema "O que você precisa saber antes da apresentação".
Sobre o mesmo tema, que considero uma das "ferramentas" mais importantes o candidato a executivo se destacar no mundo corporativo, "descobri" um texto do professor Reinaldo Polito - outro "craque" na arte de falar em público - que aproveitei para ilustrar esse post. Leiam os dois primeirois itens e se estiverem interessados o link para o texto completo está ao final.
.
Dez dicas para falar bem em público

Publicada em 16/08/2006 às 10h00m Globo Online
"RIO - O professor de oratória Reinaldo Polito, que dá aulas em São Paulo , lista abaixo os dez principais conselhos para você ter sucesso nas apresentações em público e falar com segurança e desembaraço.
1) Prepare-se para falar. Assim como você não iria para a guerra municiado apenas com balas suficientes para acertar o número exato de inimigos entrincheirados, também para falar não deverá se abastecer com conteúdo que atenda apenas ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor. Isto é, se tiver de falar 15 minutos, saiba o suficiente para discorrer pelo menos 30 minutos. Não se contente apenas em se preparar sobre o conteúdo, treine também a forma de exposição. Faça exercícios falando sozinho na frente do espelho, ou, se tiver condições, diante de uma câmera de vídeo. Atenção: embora esse treinamento sugerido dê fluência e ritmo à apresentação, de maneira geral, não dá naturalidade. Para que a fala atinja bom nível de espontaneidade fale com pessoas. Reúna um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, ou de classe, e converse bastante sobre o assunto que irá expor.
2) A naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação. Se você cometer alguns erros técnicos durante uma apresentação em público, mas comportar-se de maneira natural e espontânea, tenha certeza de que os ouvintes ainda poderão acreditar nas suas palavras e aceitar bem a mensagem. Entretanto, se usar técnicas de comunicação, mas apresentar-se de forma artificial, a platéia poderá duvidar das suas intenções. Respeite seu estilo de comunicação. Você vai se sentir seguro e suas apresentações serão mais eficientes..."
(continue a ler o artigo clicando aqui)

.
.
(Quarto vídeo)

.**********************************************************************

5 comentários:

  1. Nossa! Este artigo é muito bom, não somente paras os profissionais mas os estudantes que estão prestes a apresentar sua monografia para uma banca examinadora também deveriam ler estas dicas. No meu caso a única coisa que foi contra mim é que eu não conhecia nenhum de meus examinadores e nem eles à mim. Enfretei uma muralha, não conhecia o olhar e nada que pudesse me ajudar... Me orientei únicamente por tudo o que eu já sabia e pela comunicação não verbal deles... Mesmo assim foi muito difícil... Ótmio artigo! Excelente você ter colocado aqui em seu blog Herbert!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Drummond,
    tenho um "cliente" seguro para o seu blog. Especialmente nessa temática de oratória. Vou recomendar. Você está certinho centinho ao abrir os temas na Oficina de Gerência. Como sugestão, em relação ao belíssimo exemplo de oradores brasileiros para serem oferecidos no blog(não sei como obter material), lembro dos nomes de Carlos de Lacerda e JK.

    ResponderExcluir
  3. Lady Jaqueline,
    Fico alegre que você tenha gostado do artigo. Este é um tema que pretendo explorar muito aqui no blog. Já vi muita gente interromper carreiras promissoras porque não conseguia falar para o público. E, lamentavelmente, os jovens não valorizam esta habilidade que, na verdade, não é um "dom". É uma competência que pode ser perfeitamente adquirida por meio de cursos, práticas etc.

    ResponderExcluir
  4. Rocha,
    Tem uma resposta para você no post das eleições americanas. Até breve.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.