29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 20 de dezembro de 2008

Um vídeo muito estranho de Jan Svankmajer - (Darkness/Light/Darkness)

Nunca tinha ouvido falar de Jan Svankmajer (texto em espanhol). Não existe registro desse artista checo na Wikipédia em português. Fui conhecê-lo ao clicar no magnífico blog Bafana Ciência dos professores Ronaldo Angelini e Igor Rafael que já destaquei aqui na Oficina de Gerência.
Ví o vídeo e achei simplesmente fantástico (!). E quando digo fantástico o faço no sentido integral da expressão significando fascinante, mágico, surpreendente... Fui pesquisar sobre Svankmajer e outra surpresa. É um consagrado artista múltiplo com mais de 259.000 links de busca no Google. Clique no link para ver. Fico pensando quantos outros artistas deste nível estão longe do conhecimento e da informação daqueles que não têm a curiosidade de passear por esta incrível rede mundial (WEB). Dou-me por afortunado.
Vamos curtir o vídeo. Aviso que Jan Svankmajer é considerado um mestre das animações surrealistas e esta, abaixo, não foge à regra. Quem não curtir, não veja porque é pura criatividade, digamos, extravagante.



2 comentários:

  1. Fantástico! Uma combinação criativa e fascinante de Frankenstein de Mary Shelley, o surrealismo de Dali e Buñuel e o Pensador de Rodin.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro professor Pfister,

    Que bom vê-lo de volta aos comentários. Eu também achei fascinante a obra de Jan Svankmajer.
    Em contrapartida lamento a falta de informações sobre um artista da sua importância, aqui no Brasil. O mais significativo é que sequer na Wikipédia em português há referência sobre ele.
    Grato pela visita

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.