28 DE ABRIL DE 2024 –DOMINGO - DIA DA SOGRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Tratado de Kioto se arrasta desde 1997. Enquanto isso o planeta se derrete...



Jornal do Brasil: Redução dos gases poluentes não é eficiente

A União Européia alertou que o tratado assinado em Quioto, no Japão, não é eficiente no combate ao aquecimento do nosso planeta. Segundo os cientistas, se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, a temperatura global deverá ser reduzida entre 1,4°C e 5,8°C até 2100. Entretanto, outros especialistas contestam esses números e alegam que para a meta ser atingida a diminuição dos gases poluentes deverá ser de 50% em relação aos níveis medidos em 1990.
O Protocolo de Quioto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados, e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. O documento prevê que os países signatários devem diminuir a emissão de gases entre 2008 e 2012. Para os países da União Européia, foi estabelecida a redução de 8%. Para os Estados Unidos, a diminuição prevista foi de 7% e, para o Japão, de 6%. O dióxido de carbono é o principal gás poluente a ser controlado, e corresponde a 84% das emissões, além de outros cinco gases. Entre esses, está o metano, responsável por 12% da poluição global. 

A China e os países em desenvolvimento, como o Brasil, Índia e México, ainda não têm níveis de redução determinados. O tratado só entrou em vigor em 2005 depois da adesão da Rússia, porque era preciso que 55 países que juntos produzem 55% das emissões, assinassem o acordo. 

Os Estados Unidos, o país que mais emite gases que provocam o efeito estufa (37%), retiraram-se do acordo em 2001. O tratado foi ratificado por 84 países. Destes, cerca de 30 já o transformaram em lei. Além da redução das emissões de gases, o Protocolo de Quito estabelece outras medidas, como o estímulo à substituição do uso dos derivados de petróleo pelo da energia elétrica e do gás natural.
************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.