15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| DIA DO PROFESSOR ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. História do Dia dos Professores: A data escolhida para comemorar o Dia do Professor faz referência ao dia 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, chamada de “Escola de Primeiras Letras”. Através dessa norma, todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.


 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O Brasil aceita a construção de uma base militar americana em Fernando de Noronha (1956).

Jornal do brasil: EUA instalam base em Fernando de Noronha


Os Estados Unidos especulavam sobre a possibilidade de firmar um convênio para a construção em Fernando de Noronha de uma base para rastreamento de satélites operado Nasa. De acordo com o governo dos Estados Unidos , sem o posto de observação de Fernando de Noronha existiria um vazio de 2.400 quilômetros na chamada zona de provas, que vai do estado da Flórida até as Ilhas Britânicas de Ascensão, no Atlântico Sul. 

Segundo o texto aprovado pelo Conselho de Segurança Nacional, as instalações deveriam ser construídas por especialistas e técnicos norte-americanos, assistidos por especialistas e técnicos brasileiros, sob comando de um oficial brasileiro. O prazo de vigência do convênio era de 5 anos. A base funcionou até 1965 e depois foi transformada no único hotel da ilha.

O pacto foi ratificado em 22 de janeiro de 1957 e complementou o Acordo Militar Brasil-Estados Unidos, assinado em 1952. A pressão norte-americana sobre o governo brasileiro para o fechamento de um acordo militar aumentou depois da explosão da terceira bomba atômica soviética em outubro de 1951. Segundo o convênio, o Brasil era obrigado a aderir a toda e qualquer ação de guerra que os Estados Unidos empreendessem em defesa do chamado mundo livre, contra o comunismo. 

Cláusulas econômicas do pacto estabeleciam que o Brasil deveria adotar medidas de proteção aos produtos e capitais norte-americanos e a vender manganês, urânio e areias monazíticas por um preço abaixo do seu valor no mercado internacional. Adversários do acordo alertavam que o governo norte-americano tinha interesse em requisitar tropas brasileiras para a guerra da Coréia. 

Já Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial foi instalada uma base militar norte-americana e outra brasileira na ilha. Mas os conflitos armados passaram longe do arquipélago.
**********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.