29 DE NOVEMBRO DE 2025 ||| sábado ||| Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino é comemorado anualmente em 29 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977 e tem um significado histórico importante para a questão palestina. A escolha do dia 29 de novembro remonta a 1947, quando a Assembleia Geral da ONU aprovou a Resolução 181 (II), que ficou conhecida como a Resolução da Partilha. Esta resolução recomendava a divisão da Palestina, que estava sob Mandato Britânico na época, em Estados árabes e judeus independentes, com um regime internacional especial para a cidade de Jerusalém. O dia tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional para o fato de que a questão da Palestina permanece sem solução, e que o povo palestino ainda não conseguiu exercer seus direitos inalienáveis, incluindo o direito à autodeterminação e à independência. Em todo o mundo, eventos e atividades são realizados para marcar a data e expressar solidariedade com o povo palestino.


Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasivna Lispector OMC (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 – Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977), foi uma escritora e jornalista de origem russo-judaica (asquenazita). Radicada no Brasil desde a primeira infância, naturalizou-se brasileira em 1943. Autora de romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Quanto às suas identidades nacional e regional, declarava-se brasileira e pernambucana. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Clarice_Lispector)

Visualizações no blog no mês de outubro.

 


 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 20 de dezembro de 2008

Aconteceu hoje (20/12) na História.

hoje na história, Você sabe o que aconteceu no dia...?

1892
Os americanos Alexander Brown e George Stillman patenteiam um pneu inflável para automóveis.
1938
Vladimir Kosma Zworikin, americano nascido na Rússia, patenteia dois dispositivos revolucionários que levam à televisão moderna.
1944
Decreto autoriza o DASP a criar a Fundação Getúlio Vargas.
1957
Dezessete países da Europa ocidental firmam acordo em Paris criando uma agência para promover o uso pacífico da energia atômica.
1965
O governo federal decide comprar o acervo da Companhia Telefônica Brasileira.
1973
O primeiro-ministro da Espanha, Luis Carrero Blanco, é assassinado num atentado a bomba, de excepcional violência.
1979
O presidente Figueiredo sanciona a lei da Reforma Partidária, que extingue a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
1982
Os navios Barão de Teffé e Professor Besnard levam para a Antártica uma equipe de técnicos e cientistas brasileiros.
1987
O navio de passageiros Doña Paz e o petroleiro Monte Victor se chocam e afundam a 160km de Manila. Estima-se que o número de mortos entre 1.500 e 3.000.
1989
Tropas americanas invadem o Panamá, derrubam o governo do general Manuel Antonio Noriega e dão posse a Guillermo Endara, que vencera as eleições de maio.
1995
O IBAMA anuncia a criação da primeira reserva de pesca artesanal marinha no Brasil no município de Arraial do Cabo RJ.
1996
Sancionada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, proposta pelo senador Darci Ribeiro, depois de oito anos de tramitação no Congresso Nacional.
1998
Nigeriana de 27 anos dá à luz óctuplos nos EUA, no mais numeroso parto múltiplo conhecido.




2 comentários:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.