||| 03 de novembro DE 2026 ||| 3ª feira ||| dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher (1930) ||| Reflexão: “Nenhuma mulher deve ser privada de oportunidades por causa de seu gênero." --- O Pensador . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral. Vargas chefiava o governo provisório desde o final de 1930, quando havia liderado um movimento civil-militar que depôs o presidente Washington Luís. Uma das bandeiras desse movimento (Revolução de 30) era a reforma eleitoral. O decreto também criou a Justiça Eleitoral e instituiu o voto secreto. Em 1933, houve eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, e as mulheres puderam votar e ser votadas pela primeira vez. A Constituinte elaborou uma nova Constituição, que entrou em vigor em 1934, consolidando o voto feminino – uma conquista do movimento feminista da época. Histórico A década de 1920 assistiu a diversos movimentos de contestação à ordem vigente. Em 1922, por exemplo, houve importantes acontecimentos que colocavam em xeque a República Velha, entre eles a Semana de Arte Moderna, o Movimento Tenentista e a fundação do Partido Comunista do Brasil. Nesse contexto, ganhou força o movimento feminista, tendo à frente a professora Maria Lacerda de Moura e a bióloga Bertha Lutz, que fundaram a Liga para a Emancipação Internacional da Mulher – um grupo de estudos cuja finalidade era a luta pela igualdade política das mulheres. Posteriormente, Bertha Lutz criou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, considerada a primeira sociedade feminista brasileira. Essa organização tinha como objetivos básicos: “promover a educação da mulher e elevar o nível de instrução feminina; proteger as mães e a infância; obter garantias legislativas e práticas para o trabalho feminino; auxiliar as boas iniciativas da mulher e orientá-la na escolha de uma profissão; estimular o espírito de sociabilidade e cooperação entre as mulheres e interessá-las pelas questões sociais e de alcance público; assegurar à mulher direitos políticos e preparação para o exercício inteligente desses direitos; e estreitar os laços de amizade com os demais países americanos.” [ https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/a-conquista-do-voto-feminino/index.html ]

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Djamila Taís Ribeiro dos Santos (São Paulo, 1 de agosto de 1980) é uma professora, filósofa, escritora, feminista negra, acadêmica e ativista do movimento negro no Brasil e internacionalmente, com forte presença nas redes sociais. Escreve semanalmente no jornal Folha de S.Paulo e já foi colunista da revista CartaCapital. Em 2023, foi laureada com o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos e, no mesmo ano, foi a primeira brasileira a falar no Dia em Memória da Abolição da Escravidão e o Comércio Transatlântico de Escravizados, na Assembleia Geral das Nações Unidas. Ela também foi incluída na lista da BBC das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo. Ainda, desde 2022, ocupa a cadeira número 28 da Academia Paulista de Letras. Ribeiro tem presença ativa no mercado editorial, seus livros já venderam mais de 1 milhão de cópias e é criadora e coordenadora do Selo Sueli Carneiro da Editora Jandaia e da Coleção Feminismos Plurais. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas como o Italiano, Francês e Inglês. É uma autora reconhecida para os temas de gênero e feminismo negro. [ https://pt.wikipedia.org/wiki/Djamila_Ribeiro ]

 

sábado, 20 de dezembro de 2008

Aconteceu hoje (20/12) na História.

hoje na história, Você sabe o que aconteceu no dia...?

1892
Os americanos Alexander Brown e George Stillman patenteiam um pneu inflável para automóveis.
1938
Vladimir Kosma Zworikin, americano nascido na Rússia, patenteia dois dispositivos revolucionários que levam à televisão moderna.
1944
Decreto autoriza o DASP a criar a Fundação Getúlio Vargas.
1957
Dezessete países da Europa ocidental firmam acordo em Paris criando uma agência para promover o uso pacífico da energia atômica.
1965
O governo federal decide comprar o acervo da Companhia Telefônica Brasileira.
1973
O primeiro-ministro da Espanha, Luis Carrero Blanco, é assassinado num atentado a bomba, de excepcional violência.
1979
O presidente Figueiredo sanciona a lei da Reforma Partidária, que extingue a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
1982
Os navios Barão de Teffé e Professor Besnard levam para a Antártica uma equipe de técnicos e cientistas brasileiros.
1987
O navio de passageiros Doña Paz e o petroleiro Monte Victor se chocam e afundam a 160km de Manila. Estima-se que o número de mortos entre 1.500 e 3.000.
1989
Tropas americanas invadem o Panamá, derrubam o governo do general Manuel Antonio Noriega e dão posse a Guillermo Endara, que vencera as eleições de maio.
1995
O IBAMA anuncia a criação da primeira reserva de pesca artesanal marinha no Brasil no município de Arraial do Cabo RJ.
1996
Sancionada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, proposta pelo senador Darci Ribeiro, depois de oito anos de tramitação no Congresso Nacional.
1998
Nigeriana de 27 anos dá à luz óctuplos nos EUA, no mais numeroso parto múltiplo conhecido.




2 comentários:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.