O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Dia 26 de dezembro: Carmen Miranda começou seu estrelato nos EUA (1939); Winston Churchill assume o governo da Inglaterra em Guerra (1941)

(clique na imagem)
Sucesso brasileiro nos EUA Em 26 de dezembro de 1939, Carmen Miranda inicia seu caminho de sucesso em palcos internacionais. Uns afirmam que ela viajou para criar uma imagem positiva do Brasil no exterior, com patrocínio de Getúlio Vargas. Outros já afirmavam que a única razão de ter sido escolhida provinha de seu talento.

26 de Dezembro

26 de Dezembro é o 360º dia do ano no calendário gregoriano (361º em anos bissextos). Faltam cinco dias para acabar o ano.

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

O dia 26 de dezembro é um feriado público na maioria dos países cristãos, sendo exceções notáveis os Estados Unidos, Portugal e o Brasil.



1492 - Instala-se o primeiro povoamento espanhol na América.
1908 - O pugilista Jack Johnson vence o canadense Tommy Burns e torna-se o primeiro pugilista negro a conquistar o título mundial.
1939 - Carmem Miranda começa as gravações musicais nos Estados Unidos. A famosa marchinha de carnaval Mamãe eu quero é a primeira música gravada.
1941 - Os Estados Unidos declaram a Manila, capital das Filipinas, como cidade aberta durante a II Guerra Mundial.
1941 - Winston Churchill é nomeado primeiro ministro britânico.
1974 - Lançada a estação espacial soviética Salyut 4.
1975 - O avião supersônico Tupolev-144 é o primeiro do gênero no mundo a ter uma rota regular. Levava mensagens de Moscou ao Cazaquistão.
1979 - Os soviéticos invadem o Afeganistão.
1988 - O presidente da Organização para a livre Palestina, a OLP, Yasser Arafat, conclui três dias de reuniões com altos funcionários em Bagdá, que se concentraram no processo de paz para o Oriente Médio.
1994 - Soldados do Haiti tentam invadir o quartel-general do Exército para exigir o pagamento de salários atrasados. Militares americanos cercam o local e prendem o grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.