O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Imagine se a moda pega aqui no Brasil...

Já estou com esta foto há algum tempo sem oportunidade de publicá-la. Encontrei-a na Folha de São Paulo e nem lembro mais em que seção do jornal. Achei interessante a idéia do marqueteiro e fiquei imaginando se acontecesse algo semelhante aqui no Brasil. Na Av. Paulista, por exemplo. Dá para imaginar o tumulto? Entretanto observem as pessoas à volta das modelos...
Enfim, fica o registro curioso. Alguém poderá perguntar "o que que é a Oficina de Gerência tem a ver com essa foto?". Respondo: nada. Mas como estamos nas vésperas do natal e percebo que os leitores não querem saber de nada muito sério, vou aproveitando e colocando estas "preciosidades" que encontro nas minhas garimpagens para o blog.
Ah! Um pequeno detalhe. Que me perdoem as amigas leitoras se estarei sendo machista, mas não posso perder a oportunidade de dizer ou melhor, escreve: "dá para perceber que as modelos não são brasileiras..."
.
Sem embalagemjpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.