14 DE JULHO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - DIA DA QUEDA DA BASTILHA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo



José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Blogueiros já chegaram no Jornal Nacional. Agora Vai! Vai?

Ontem (08/12) estava distraído apenas ouvindo o Jornal Nacional quando escutei a "chamada" para a reportagem sobre os blogueiros. Logicamente me interessei e já decidi - naquele mesmo instante - publicar o vídeo no blog. Impressionante esse negócio de blogar! Bom, vamos em frente.
Vi a reportagem e achei que ela estava, como direi?
  • Adequada?
  • Apropriada?
  • Correta?
  • Conveniente?
  • Ou pertinente?
Ou seja, burocrática; pobre e longe de mostrar a (quase) fissão nuclear do fluxo entre os milhões de blogs e posts além das centenas de milhões de comentários e comentaristas. Vejam o vídeo e tirem suas próprias conclusões.
Para mim a reportagem confirmou que a grande mídia brasileira (não conheço as outras, mas imagino-as em melhor estado de compreensão) está longe de entender o fenômeno dos blogs e a força dos blogueiros e da blogosfera.
Quando falo força é força mesmo! Potência! Poder! Domínio! E em todos os níveis dos interesses das pessoas.
Mesmo com tantos jornalistas famosos colocando suas grifes em blogs corporativos, são poucos aqueles que podem se considerar blogueiros. A maioria deles está presa às políticas dos seus patrões. E convenhamos, blogueiro com patrão é meramente um colunista (ou um oportunista); está fora do lugar. Aqui em Brasília conheço alguns, poucos, mas nenhum que tenha percebido o poder dos blogs. Ainda estão na era da paleontologia neste campo do conhecimento.
Observem que a matéria do vídeo foi toda editada para "caber na compreensão" do telespectador do Jornal Nacional. Entretanto não transmitiu - porque quem o fez não sabe - o efetivo potencial e o já concreto poder dos blogs na cultura dos muitos países onde eles existem, livres ou não. Não estou falando de Brasil ou de América Latina. É do mundo mesmo, do planeta...
Todavia já é um grande passo que a poderosa Rede Globo e o seu não menos JN tenha dedicado alguns minutos (que equivalem a muitos milhões de espectadores) a falar sobre a blogosfera. Aleluia!


2 comentários:

  1. Oiêeee!!!
    Para vir aqui preciso e gosto de ter tempo para poder ler, degustar e o mais importante, apreender tanta coisa boa.
    De fato, a reportagem foi fraca. Quem não sabe o que é blogar nem chegou perto de entender esse fenômeno. Me pareceu muito mais matéria paga do que qualquer outra coisa. Porém, mal feita e mal paga.
    Pelo visto, ainda somos um mistério, não é mesmo?
    Adorei o post.
    Ah, quanto aos selos, fique tranquilo. Quando repasso não me preocupo que quem o recebeu faça o mesmo. Se ainda não é perceptível, faço por puro prazer, para acarinhar os amigos ou para dar um empurrãzinho nos novatos. Nada mais que isso. Sequer me preocupo se o selo foi postado. O importante é que quem o receba, aceite o afago, ok?
    Se você aceitou e, além de tudo gostou, é o bastante.
    E saiba que não repasso mais, exatamente para não incomodar, pois sei que há a preocupação em repassar. No meu caso, não é isso.
    Recebe-os quando quiser como fosse um beijo e um abraço.
    Beijos e uma boa quarta-feira.

    ResponderExcluir
  2. News,
    Peço desculpas por não ter te respondido antes. A semana passada foi terrível em termos de afazeres inadiáveis e blogar exige aquela "leveza insustentável do ser". Mas estou de volta (tipo meia-bomba, mas estou).
    Brigaduuu! Pela visitas freqüentes e comentários. Você está sendo minha referência nos comentários. Um anjo a iluminar o trajeto do blog. Por favor, continue.
    Um grande Oiêeee!!!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.