OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 30 de junho DE 2026 ||| 3ª feira ||| Dia nacional do bumba meu boi ||| *Reflexão: "Você nunca é tão velho para ter uma nova meta ou para sonhar um novo sonho." {Les Brown} |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Bumba Meu Boi é celebrado anualmente em 30 de junho e homenageia uma das manifestações culturais mais ricas e tradicionais do Brasil. A data reconhece a importância desta expressão popular, que reúne música, dança, teatro e religiosidade, preservando costumes transmitidos de geração em geração. Presente em diversas regiões do país, o Bumba Meu Boi é especialmente marcante no Nordeste e no Norte, com destaque para o estado do Maranhão. Origem da data O Dia Nacional do Bumba Meu Boi foi instituído pela Lei nº 12.103/2009. A escolha do dia 30 de junho está ligada ao período das festas de São João, São Pedro e São Marçal, quando tradicionalmente acontecem as principais apresentações dos grupos de Bumba Meu Boi, sobretudo no Maranhão. Em São Luís, o dia 30 de junho coincide com a tradicional Festa de São Marçal, que reúne dezenas de grupos em um dos maiores encontros da cultura popular maranhense. Bumba Meu Boi A lenda do Bumba Meu Boi A história do Bumba Meu Boi gira em torno da morte e da ressurreição de um boi, misturando elementos de humor, drama e religiosidade. Segundo a versão mais conhecida da lenda, Mãe Catirina, grávida, sente desejo de comer língua de boi. Para satisfazer o pedido da esposa, Pai Francisco mata um dos bois do rebanho do patrão. Depois de muitas tentativas, um curandeiro consegue ressuscitar o boi, encerrando a história com uma grande celebração coletiva. Patrimônio Cultural da Humanidade O reconhecimento da importância do Bumba Meu Boi ultrapassou as fronteiras brasileiras. Em 2011, o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido como Património Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Já em 2019, a manifestação recebeu o título de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, consolidando o seu valor histórico, artístico e social.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Erich Fromm (Francoforte, 23 de março de 1900 — Muralto, 18 de março de 1980) foi um psicanalista, filósofo humanista e sociólogo alemão. A partir do final da década de 1920, representou um socialismo democrático e humanista. Suas contribuições para a psicanálise, para a psicologia da religião e para a crítica social o estabeleceram como um pensador influente do século XX, embora muitas vezes tenha sido subestimado no mundo acadêmico. Muitos de seus livros entraram para a lista dos mais vendidos, notavelmente A Arte de Amar (1956) e Ter ou Ser (1976). Seus pensamentos também foram amplamente discutidos fora do mundo profissional.

 

sábado, 2 de fevereiro de 2008

O Site do Dia - Oscar Motomura e Amana-Key

Se a administração fosse considerada uma arte a Amana-Key seria uma das escolas de excelência. Posso falar com conhecimento de causa porque tive a oportunidade de participar de um dos cursos mais importantes da minha carreira, o APG que é o ponto alto dos produtos da Amana.


Ao final do post estão as imagens de duas telas de sites. A primeira é a do site de Oscar Motomura , fundador e principal executivo da Amana-Key. Uma lenda viva da consultoria brasileira e internacional sobre gestão corporativa e estratégia empresarial. Está no nível mais avançado e criativo que se queira imaginar pode ser colocado lado a lado com grandes nomes da mesma área de conhecimento, como Warren Bennis e Ken Blanchard, por exemplo. E não vou mais falar de Oscar Motomura senão não vou parar.


Procurem ler o que este homem escreveu e continua produzindo, clicando aqui. Vocês serão redirecionados para a página do Google que tem 11.500 links associados à consulta com o nome dele. Não é necessário dizer mais nada. Eu o conheci (como palestrante principal quando fiz o primeiro APG) e nunca mais deixei de acompanhar sua carreira e de ler seus artigos. Podem crer que esta é uma dica importante, principalmente para os jovens executivos.


A segunda imagem é a do site institucional da Amana-Key. Entre lá e conheça o mundo corporativo do bem. Abaixo o um trecho, em vídeo, da entrevista que Oscar Motomura concedeu a Marília Gabriela no canal GNT onde ele fala um pouco sobre o APG e a própria organização que criou e dirige.
.





.



_______________________________________






___


(Texto transcrito do próprio site do consultor)

"OSCAR MOTOMURA é fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, um centro de excelência em gestão de alcance mundial com núcleo em São Paulo, Brasil. A Amana-Key é uma organização que se propõe a estar sempre na vanguarda do processo de criação de “produtos de conhecimento” - na área de gestão, estratégia e liderança - dirigidos a executivos de organizações empresariais, governamentais e não-governamentais.
Mais de 30.000 executivos de todos os estados do Brasil já participaram dos programas avançados de gestão e dos “advances” de reinvenção da Amana-Key.
O propósito da Amana-Key é servir como referência mundial em inovações radicais em gestão que sejam capazes de gerar desenvolvimento genuíno de pessoas, organizações, comunidades e do todo maior. A Amana-Key é uma organização a serviço do bem"




_______________________________________











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.