||| 09 de setembro DE 2026 ||| 4ª feira ||| dia mundial do cachorro-quente ||| *Reflexão: “Agir com raiva é o mesmo que içar a vela na tempestade.”― Eurípedes . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Cachorro-Quente é comemorado em 9 de setembro. Esta data é uma homenagem ao sanduíche mais famoso do mundo (ao lado dos hambúrgueres, claro): o cachorro quente! Também conhecido como Hot Dog Day, o Dia do Cachorro-Quente não é muito popular no Brasil. Obviamente, não existe melhor maneira de celebrar o Dia do Cachorro-Quente do que se deliciando com um vasto banquete com diversos tipos diferentes de hot dogs. As pessoas que não consomem produtos de origem animal podem fazer as suas versões de cachorro-quente com salsichas à base de vegetais ou grãos. Nos Estados Unidos, país considerado o “berço do cachorro-quente”, o National Hot Dog Day é celebrado anualmente em 23 de julho, promovido pela National Hot Dog and Sausage Council. mão segurando hot dog Origem do Dia do Cachorro-Quente Acredita-se que o Dia do Cachorro-Quente seja uma homenagem à suposta data de criação deste tipo de sanduíche, em 9 de setembro de 1884, na cidade de Nova York. O cachorro quente teria sido inventado por um imigrante alemão. Ele teve a incrível (e simples) ideia de colocar uma salsicha dentro de um pão, que é uma forma bem prática de se alimentar. Pronto, isso bastou para ser um dos lanches mais famosos do mundo!

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Samuel Langhorne Clemens (Florida, Missouri, 30 de novembro de 1835 - Redding, Connecticut, 21 de abril de 1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista estadunidense crítico do racismo. É mais conhecido pelos romances As Aventuras de Tom Sawyer (1876) e sua sequência Aventuras de Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano". Ele obteve grande êxito como escritor e palestrante. Seu raciocínio perspicaz e suas sátiras incisivas renderam-lhe a admiração de seus pares e o enaltecimento dos críticos, e Twain manteve boas relações com presidentes, artistas, industriais e a realeza europeia. Ele foi laureado como o "maior humorista americano de sua época", sendo definido por William Faulkner como o "pai da literatura americana". {https://pt.wikipedia.org/wiki/Mark_Twain}

 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

As primeiras reuniões da sua nova equipe. (1)

"Durante as primeiras reuniões da equipe, não é de estranhar que as pessoas se sintam como se tivessem sido transportadas para a terra de Oz, um lugar completamente diferente daquilo a que estão acostumadas. A maior parte dos membros da equipe estará participando de uma atividade diferente de qualquer coisa que já fizeram, talvez trabalhando com pessoas com quem nunca houvessem trabalhado, e usando métodos que provavelmente nunca haviam usado.
Compreensível e normal que não se sintam totalmente à vontade. Se você e os companheiros de equipe sentem-se constrangidos, desajeitados, ineptos, ou atordoados após as primeiras reuniões, congratulem-se, pior serem normais.
Fiquem certos de que esses sentimentos iniciais de inadequação não influirão no êxito final da equipe. Algumas das equipes de projeto mais bem-sucedidas começaram apresentando todos os sintomas mencionados cima.
As técnicas que a equipe vai usar realmente funcionam. Vocês não são meras cobaias, testando abordagens não comprovadas para melhoria de qualidade e produtividade. Os métodos para solução de problemas descritos neste livro são superiores a qualquer outro existente atualmente.
Esta é uma nova área de melhoria da qualidade. Há muito para aprender, nem você nem seus companheiros de equipe podem pretender ser especialistas em todos os conhecimentos e técnicas que irão usar, mas ida um tem uma contribuição importante para oferecer: sua experiência conhecimentos especializados. Tudo o mais que precisarem saber, poderão aprender juntos.
As reuniões iniciais da equipe são de importância fundamental para estabelecer o tom apropriado: há um trabalho sério a ser feito, mas todos podem passar momentos agradáveis e contribuir para a organização, trabalhando juntos. Isto exige um equilíbrio entre estudar o processo e aprender uns sobre os outros. As diretrizes a seguir deverão ajudá-lo a desenvolver técnicas produtivas de reuniões e a conduzir-se pelas pri­meiras reuniões..." (continua)

.

O texto acima foi copiado do livro "Times da Qualidade - Como Usar Equipes Para Melhorar a Qualidade" de Peter R. Scholtes - Editora Qualitymark. Esta foi e continuará sendo uma das publicações chves da minha carreira de executivo. Não gosto muito dos livros - principalmente americanos - do tipo "receita de bolo". E muito menos de livros que receitaram a "fórmula da qualidade total" - na qual nunca embarquei - como a panacéia da gestão aplicada. Todavia, este livro embora tenha essas duas características, tem também algumas qualidades (raras nesse tipo de publicação). Tem uma linguagem clara e objetiva, apresenta os temas com excelente nível didático e, principalmente, tem algumas seções que são muito práticas para o dia-a-dia dos gerentes ou chefes de equipes.





É uma dessas partes que estou transcrevendo para o blog. Por que? Respondo: porque eu utilizi muito essa técnica para promover reuniões que lhes apresento e com um alto nível de resultados. Mais adiante, no blog, terei oportunidade de abordar o grande problema das reuniões que é tirar as resoluções do papel e concretiza-las. Por ora, vamos ficar só nas reuniões propriamente ditas. Serão três posts, um em cada dia a partir deste. Espero que seja útil a quem usa essa extraordinária e tão vilipendiada ferramenta do gerente, a reunião

_______________________________________

.

(Na sequência do texto, em dois futuros posts, teremos os seguintes tópicos)

.............................. Diretrizes para Reuniões Produtivas

......................a) Regras Gerais e

......................b) Técnicas para Discussões Eficazes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.