19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 7 de março de 2009

O Brasil Que Dá Certo (Stephen Kanitz) - IPEA cria indicador de Otimismo/Pessimismo.

Quando resolvi divulgar o blog de Stephen Kanitz, na Oficina de Gerencia, não tive duvidas sobre a qualidade da minha decisão (leia Stephen Kanitz inaugura seu blog.).


"O Brasil Que Dá Certo" está sendo o sucesso que se esperava quando uma personalidade como Kanitz resolve expandir as fronteiras do seu talento como consultor respeitado e colunista acreditado.


Nas transcrições das matérias do seu blog vou fazer, doravante, diferente da maneira como estava conduzindo as postagens. Ao invés de colocar cada artigo a cada dia, irei reproduzir os que considerar apropriados para o estilo da Oficina de Gerencia no sistema que chamo de "posts móveis". É como produzo os posts das "10 notícias mais destacadas da Revista Época" e a Capa da Folha de São Paulo".

Os leitores que estiverem interessados em explorar melhor o "Brasil Que Dá Certo" poderão navegar pelo site acessando os links que serão naturalmente disponibilizados na transcrição das matérias como é a praxis na Oficina de Gerencia.

Agora vamos ler as matérias que selecionei para este post(tem muito mais lá no blog dele). Conheçam um pouco mais daqueles assuntos de economia que os "entendidos" discutem em nossa presença e ficamos ouvindo, calados para não falar bobagem. Lendo o "Brasil Que Dá Certo" você vai participar e entrar no "clube". Vamos lá?


<span class=


1. A principal Boa Notícia da Semana é que o Indicador Antecedente de Atividade Econômica apresentou resultado positivo pelo segundo mês seguido. Trata-se de uma estatística do Conference Board que busca antecipar como será a economia americana nos próximos meses. É um bom indício de reversão das expectativas, que todo economista moderno sabe serem essenciais para gerar novamente um clima de confiança!
2. O ritmo de demissões no Brasil está em queda (ver post aqui). As demissões em janeiro não passaram de 0,38%: ou seja, numa empresa com 1000 funcionários, 3 foram demitidos
3. A GM irá investir um bilhão de dólares no Brasil! A importância desse investimento dispensa explicações. A Volvo (muito embora numa escala bem menor) também vai colocar mais dinheiro por aqui.
4. Nosso sistema bancário e de crédito continua saudável, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos. Por aqui, os Bancos apresentam lucro!


A maioria dos comentaristas econômicos na internet está prevendo um corte de 1% até 1,5% na taxa de juros na próxima reunião do Copon, o que, para a maioria da população, significa muito pouco, nada que nos faça voltar às compras ou sair da renda fixa.
Na realidade, os juros deverão cair entre 17% a 20%. Repetimos: 20%. Imaginem que diferença seria se as manchetes noticiassem esta enorme queda na taxa de juros, que passará de 6% de juro real para 4,75% de juro real -- ao ano!
Façam vocês a conta: dividam 11,25% - 5% de inflação por 9,75% - 5% de inflação. A redução nos juros será de fantásticos 20%, o suficiente para mudar as decisões de investimentos de qualquer um.
Anotem na sua agenda de quinta-feira para conferir quantas manchetes e comentaristas econômicos irão noticiar em primeira página que os juros caíram 20% NUMA ÚNICO REUNIÃO DO COPON!
Estamos esperando isso há 30 anos -- "COPON REDUZ JURO REAL EM 20%, A MAIOR QUEDA EM 50 ANOS".
Se você conhece um jornalista, tente o convencê-lo até quarta-feira a ler o Brasil Que Dá Certo, para ele entender o que é juro real. Leiam o meu livro O Brasil Que Dá Certo, capítulo 1, aí em cima na Barra e Navegação.
Esta é a noticia que todo investidor de bolsa está esperando há 50 anos. (Juro passará a ser 1/4 do que as empresas lucram por ano, o que, a rigor, deveria elevar a Bolsa em 400%, não fosse esse catastrofismo todo.)
Se a inflação cair, o juro sobe, mas isso é uma outra história, para um outro post.


Abaixo, algumas previsões acerca do crescimento do PIB brasileiro em 2009:

  • Banco Central: 3,2%
  • Confederação Nacional das Indústrias: 2,3%
  • Boletim Focus, com 150 analistas brasileiros: 1,5%
  • Banco Bradesco: 1,5%
  • Unibanco: 0,3%
  • Morgan Stanley: 0%.

Vamos pegar a última previsão de 0%. Isso significa que metade dos setores do Brasil irá crescer em 2009, e que 50% dos setores irão cair, dos quais automóveis, exportações e construção civil são fortes candidatos. Os demais setores irão crescer!

Essas estimativas de crescimento lidas diariamente levam muito leitor desavisado em administração e economia a pensar que seu setor irá crescer somente 1,5% ou 0% em 2009.

Quem quiser uma má noticia, lá vai: mesmo crescendo 1,5% em 2009, isso significará que 45% dos setores brasileiros terão queda de vendas, irão despedir pessoal, e você poderá perder o seu emprego. Isso acontece mesmo quando a economia cresce 8% ao ano: sempre haverá chance de alguém sair perdendo emprego.


O Ipea criou um Indicador de Otimismo-Pessimismo, pesquisando mensalmente as 115 entidades empresariais que representam 80% do PIB.

As questões são respondidas numa escala de +100 até - 100.

Entre -60 a -100: Pessimismo, prevendo sério agravamento
Entre - 60 a -20: situação Adversa, acreditando em piora
Entre + 20 e -20: Apreensão
Entre + 20 e 60: Confiança, mas esperando baixo crescimento
Entre + 60 e +100: Otimismo, esperando crescimento.

É uma pesquisa subjetiva, respondida não por empresas, e sim por funcionários de entidades empresariais. Estão respondendo para o Governo, ou seja, não querem nunca transparecer que tudo está bem, porque isto significa menos benesses e menos auxílio governamental

Ou seja, a tendência desta pesquisa é sempre ser mais pessimista do que ela realmente é: "quem não chora não mama".

Mas eu não descartaria essa pesquisa só por isso, porque o importante aqui é medir mudança e variação, mesmo que todos estejam "exagerando" para baixo.

A boa notícia, é que nenhum setor se mostrou Pessimista, apesar de todas as notícias pessimistas destes últimos 5 meses.

Vamos acompanhar aqui mensalmente. Dêem uma olhada (ver Ipea)

Apesar de termos recuperado o mercado de automóveis, e o setor exportação ter-se beneficiado da alta do câmbio, março será crítico para se estabelecer um clima de tranqüilidade na Economia Brasileira.

1. A safra de balanços começa em março. E, conhecendo a mentalidade dos diretores financeiros, eles irão provisionar tudo que podem, isto é, postergar lucros que poderiam aparecer em 2009 para aparecerem em 2010.

O raciocínio é que, se o ano de 2009 está perdido em termos de bolsa, melhor deixar os lucros para 2010. Tudo isso é legal, dentro dos limites da lei, e, por isso, é discreto: pode abaixar o lucro em 10% este ano para aumentá-lo em 10% no ano que vem -- uma diferença de 20% ano a ano. Portanto, não se assustem com as notícias de piora nos resultados das empresas: parte desta piora é somente contábil.

2. As notícias de piora de 10% em fevereiro já estão pipocando. Já dá para ler gente falando que "consultas ao SPC caem em fevereiro" (sem alertar que fevereiro tem 10% a menos de dias de produção).

3. Eliana Cardoso, da FGV, afirma à Agência Estado: "Recuperação global pode levar de 3 a 15 anos. Teremos desemprego e a situação dos bancos não será resolvida do dia para a noite". Os dados científicos desta previsão não foram divulgados; portanto, não dá para avaliar a profundidade desta previsão. O que sabemos é que à medida que o Banco Central americano não consegue resolver a sua crise, economistas de fora do poder, e que gostariam de ajudar seus colegas no poder, ficam mais frustados e pessimistas, como neste caso.

Portanto, o pessimismo irá aumentar lá fora, e, como sempre ocorre no Brasil, viveremos na corda bamba, na iminência do caos importado, quando poderíamos ter mantido a calma -- e não termos nos desesperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.