28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 5 de março de 2009

Metrô do Rio é inaugurado após 9 anos de construção (1979).


5 de março de 1979 — A primeira viagem do metrô do Rio

Jornal do Brasil: Metrô é inaugurado
O primeiro trecho do metrô, com 5,1 quilômetros de extensão, ligando a Glória à Praça 11, foi entregue à população, que a usou gratuitamente até meados de março. O metrô iniciou suas operações com cinco estações – Praça 11, Central, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória. Quatro trens de quatro vagões cada um circulavam das 9h as 15h, em intervalos de 8 minutos.

As pessoas receberam aos gritos de contentamento a chegada do primeiro trem à plataforma. Cinco minutos depois, as composições estavam superlotadas e o trem partiu sob grande euforia dos passageiros. No fim da linha, quando todos eram obrigados a saltar, a maioria se dirigia para o lado contrário da plataforma para fazer a viagem de volta.

Estima-se que 10 mil pessoas viajaram de graça no primeiro dia de funcionamento do sistema metroviário. Ao todo foram 16 viagens, nos dois sentidos. O horário de maior movimento foi das 13h as 14h30. O embarque foi tumultuado na Cinelândia onde centenas de pessoas se aglomeravam na estação.

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente Geisel também sobrevoou as obras da rede provisória básica, da Pavuna ao Estácio, com 37 quilômetros, e conheceu o protótipo do trem do metrô de superfície.

Rede foi contruída em 9 anos
A partir do dia 15 de março, o metrô passou a cobrar Cr$ 4 pelo bilhete unitário. Com a proximidade das festas de fim de ano, em dezembro, o horário de funcionamento foi ampliado para as 23 horas.
A construção da rede foi iniciada em 1970, na Praça Paris, no bairro da Glória. Um ano depois, as obras foram paralisadas por falta de recursos e retomadas somente em 1975. Nessa época, São Paulo já contava com a sua primeira linha em funcionamento.
O metrô do Rio é a segunda rede mais extensa do país, com 42 quilômetros distribuídos em duas linhas e 38 estações, menor apenas que o de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.