29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 18 de março de 2009

Mikhail Gorbachev assume o Politburo Soviético e começa a descobrir que União Soviética não era mais aquela...

Não posso perder a oportunidade de deixar meu comentário neste post. Mikhail Gorbachev é um dos nomes mais injustiçados na historia do mundo moderno. Não entendo as razões, mas sua biografia deveria estar no mesmo nível de Nelson Mandela ou Ghandi, para começar. E não está.

Deve haver razões para isso que desconheço como parte que sou da opinião pública internacional. Só sei que vivi, desde a minha infancia, os anos da Guerra Fria nos quais o mundo inteiro dormia sem saber se no dia seguinte os dois "Senhores da Guerra" no planeta - o presidente dos Estados Unidos da America de um lado e o Secretario Geral do Partido Comunista da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) - apertaria os "botões mágicos" e despejaria suas toneladas de misseis um sobre o outro.

Era a sombra do fim do mundo permanentemente pairando sobre nossas cabeças.

A Guerra Fria não foi uma figura de retorica como pensam aqueles das gerações posteriores. Era real e suas batalhas eram travadas sempre nos paises aliados das duas superpotencias. 

Não sou comentarista ou analista internacional e me louvo na memoria que guardo devido ao meu particular interesse pelos temas do mundo exterior ao Brasil (lembro que, aqui no Brasil, o governo dos militares não permitia o livre transito das noticias e mantinha a mídia sob censura). 

Sob essa linha de raciocinio e de memória posso lembrar a criação da OTAN e do Pacto de Varsovia foram filhotes diretos deste confronto que o mundo conheceu como Guerra Fria. O mesmo se aplica às Guerras “da Coreia", “do Vietnã"; as guerras mais acirradas entre Israel e seus vizinhos (Egito e aliados) que foram as “dos Seis Dias" e "Yom Kippur'. E mais as “quedas” de governos na Africa e America Latina - João Goulart, no Brasil e Salvador Allende no Chile); na America Central (Fidel Castro era um autentico produto da Guerra Fria) e muitos outros eventos da historia do mundo que podem ser creditadas à dicotomia da divisão de poder entre EUA e URSS. E muitos, muitos outros eventos que tiraram a paz do mundo e torraram rios de milhões de dólares em armas, mortes e desgraças só para que os dois grandes players pudessem continuar disputando, no tabuleiro de xadrez do planeta, o seu joguinho que chamaram de Guerra Fria.

Ficheiro:Reagan and Gorbachev hold discussions.jpg

Gorbachev em um dos seus encontros com o presidente dos Estados UnidosRonald Reagan

Foi Gorbachev quem teve a coragem e a visão de estadista de assumir que seu pais não tinha mais condições de manter o status de superpotencia  competindo com o grande rival  - pois estava pobre e falido, apesar de militarizado até os dentes - e promoveu uma mudança de paradigmas monumental e historica com as suas famosas Glasnot e Perestroika

Acabou com a Guerra-Fria (não interessa se sua intenção era essa ou não, no inicio) e trouxe paz ao mundo. Pagou caro por isso. Caro demais em seu pais onde se tornou uma figura de importância menor. Não foi perdoado pelos conservadores que não aceitaram a perda de poder do Partido Comunista mesmo que fosse à custa da fome e da miséria do povo. Não é, lá, considerado a grande personalidade que mudou a historia para melhor.

Mikhail Gorbachev também não mereceu o destaque que faria jus à sua estatura no Ocidente. É respeitado, mas não tem a mesma luminosidade concedida a outros grandes lideres internacionais que mudaram a historia do planeta. Por isto citei Mandela e Ghandi. Para mim ele está no mesmo nivel. 

É por isso que faço o registro. Agora, que tenho esta tribuna do blog para me expressar e o fiz, sinto-me em paz com minha memoria e minha consciencia. Por favor, leiam a materia abaixo que vale a pena.

18 de março de 1985 — A crise do governo soviético

Jornal do Brasil: Gobarchev é eleito secretário geral do Partido Comunista
Mikhail Gorbachev foi eleito secretário geral do Partido Comunista, sucedendo a Konstantin Chernenko, que havia morrido. Gorbachev, 54 anos, era então o membro mais jovem do Politburo – órgão executivo do Partido Comunista da URSS. O novo líder soviético herdou o maior país do mundo, com um poderio militar só comparável ao dos Estados Unidos, mas com graves problemas econômicos. 
Gorbachev foi arquiteto de profundas mudanças na União Soviética, baseadas nos conceitos de Glasnost (abertura) e de Perestroika (reforma). Números divulgados pelo semanário Gazette, de Moscou, sobre os dois primeiros meses de 1985 ilustravam as dificuldades que o líder soviético teria de enfrentar, como a queda acentuada da produção industrial, do petróleo e do carvão.
Em meio às reformas, Gorbachev teve de lidar em 1986 com a explosão do reator da Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, que fez milhares de vítimas na região e provocou uma onda de radiação por toda a Europa. Em 1988, Gorbachev anunciou que a União Soviética abandonaria oficialmente a Doutrina Brejnev, ao admitir que os países do Leste Europeu adotassem regimes democráticos se assim o desejassem. Essa política resultou na reunificação da Alemanha, com a queda do muro de Berlim, e na dissolução do Pacto de Varsóvia, que pôs fim ao bloco militar de países socialistas, formado por 15 nações. 

O líder das reformas soviéticas desencadeou também o processo de desarmamento nuclear, com a assinatura do tratado para a eliminação dos mísseis de médio alcance na Europa, além de retirar as tropas soviéticas do Afeganistão. Gorbachev recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1990 pelos esforços para acabar com a Guerra Fria.

A extinção da URSS
Em agosto de 1991 Gorbachev foi vítima de uma tentativa de golpe por parte da ala conservadora do partido, e em dezembro do mesmo ano renunciou ao cargo de chefe de estado da União Soviética. Aproveitando-se dessa situação, as repúblicas bálticas (Lituânia, Letônia e Estônia) proclamaram a independência. 

No mesmo ano foi assinado o acordo de Minsk pela Rússia, Ucrânia e Bielorússia, criando a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que teve a adesão de oito países. A partir desse momento a União das Repúblicas Soviéticas deixou de existir.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.