18 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA - DIA NACIONAL DO ESPIRITISMO E DIA DO AMIGO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 3 de março de 2009

Albert Sabin, um iluminado da ciencia e criador da vaciona oral contra poliomielite morreu em 1993.

3 de março de 1993 — Sabin combate a pólio

Jornal do Brasil: Albert Sabin
O médico e microbiologista Albert Sabin ficou famoso por desenvolver a vacina oral contra a poliomielite. Sabin foi quem convenceu o governo brasileiro, em 1980, a adotar a vacinação de toda a população infantil em apenas um dia. Desde então esteve várias vezes no Brasil para participar da campanha de combate à doença. Naquela época de 2 mil a 3 mil crianças brasileiras contraíam poliomielite todos os anos. Após os primeiros anos de vacinação em massa as notificações tiveram uma redução drástica e caíram para 45 casos. 

A doença é fatal e causa lesões em um terço das pessoas atingidas Antes da descoberta da vacina em 1960, anualmente no Brasil, 6 mil pessoas morriam ou eram condenados a andar de muletas ou de cadeira de rodas.

O médico abriu mão dos direitos de patente da vacina contra a pólio, para
permitir que crianças de todo o mundo fossem imunizadas. Pelos esforços para erradicação da pólio o cientista recebeu do governo brasileiro, em 1967, a Grã-Cruz do Mérito Nacional.

Antes de trabalhar na vacina da pólio, Sabin chegou a isolar o vírus da dengue, além de deixar importantes estudos sobre a toxoplasmose, câncer e a encefalite japonesa.
A vacina foi criada a partir de uma variedade enfraquecida, mas viva, do vírus da poliomielite. A atenuação do vírus foi feita a partir de inoculações sucessivas e contínuas em células de cultura, que eram mantidas a uma temperatura inferior a do corpo humano — cerca de 30ºC. Após 30 ou 40 inoculações as amostras de vírus só são capazes de se multiplicar a essa temperatura e não provocam mais a doença.
A vacina anterior, de Jones Salk, desenvolvida cinco anos antes da Sabin, usava vírus mortos em formol e era injetável. Já o vírus atenuado é administrado por via oral e é eliminado nas fezes. Por ser disseminado no ambiente pode imunizar pessoas que não tenham sido vacinadas.
A vacina foi testada na ex-União Soviética e no México e depois de aprovada foi produzida oficialmente nos Estados Unidos.

Vida dedicada a pesquisas
Sabin acabou paralítico devido a uma polineurite, doença que atinge as fibras nervosas. O cientista morreu de ataque cardíaco, aos 86 anos, em sua casa em Washington. No mesmo ano, foi fundado o Instituto Sabin de Vacinas, para dar prosseguimento`as suas pesquisas.

O médico nasceu na aldeia polonesa de Bialystok, então pertencente à Rússia, em 26 de agosto de 1906. Mudou-se para os Estados Unidos em 1921 e mais tarde naturalizou-se americano. Em 1931 concluiu o doutorado em medicina na Universidade de Nova York, onde começara a pesquisar a poliomielite. Passou uma temporada em Londres em 1934, como representante do Conselho Americano de Pesquisas.

De volta aos Estados Unidos, tornou-se pesquisador do Instituto Rockfeller de Pesquisas Médicas. Sabin serviu como médico no exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial e combateu epidemias entre as tropas baseadas na África 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.