19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 15 de março de 2009

Presidentes Lula e Obama "falam" o mesmo idioma, o corporal. Vejam vocês mesmos.

Os jornais do Brasil, da America latina e de grande parte do mundo estão repercutindo o encontro dos presidentes Lula (Brasil) e Obama (EUA), ocorrido ontem (sabado) na Casa Branca. São noticias, comentários, fotos, videos e tudo que um evento dessa natureza merece que estão correndo o mundo.

Certamente não vou me meter a "competir" com os grandes e experimentados analistas que já se pronunciaram sobre a importancia e as consequencias deste que foi o acontecimento do ano na politica internacional do Brasil e do continente. O presidente Lula foi o terceiro chefe de estado a ser recebido na Casa Branca de Barack Obama (os dois anteriores foram os do Japão e da Inglaterra) e o primeiro sul-americano. Como a diplomacia é uma arte dos gestos, dos simbolos e das negociações é por ai que vou, humildemente, "colocar minha colher".

Vejam as fotos do encontro (coloquei apenas duas) e os vídeos (reproduzo um deles) que estão nos sites de noticias. Todos eles expressam, como fato a ser ressaltado e a mídia chamou muito a atenção para isto, o bom humor de ambos os presidentes enquanto conversam.

Para quem já participou de reuniões entre presidentes (e não precisam ser de nações, mas apenas de instituições) sabe que o mais importante para que tudo de certo, no futuro, é a empatia que possa surgir quando ambas as personalidades se olham nos olhos. É interessante este detalhe, mas também é absolutamente verdadeiro. Já presenciei isto algumas vezes em encontros entre presidentes de orgãos federais, governadores de estado, ministros, presidentes de empresas privadas e por ai vai... Quando não tem empatia as coisas são sempre mais dificeis e às vezes até impossiveis.
.

Observem a concentração do presidente Lula em defender seu argumento e a atenção do presidente Obama para entender.
.
Com os presidente Lula e Obama, ao que parece, isto não vai ocorrer o que é muito bom para ambas as nações e seus povos. Os comentaristas e analistas procuram fazer as naturais ilações do encontro. Já alçaram o presidente Lula ao posto de numero um na America Latina e destacaram a importancia de ter sido o nosso presidente o primeiro do continente a ser recebido e o terceiro - antes do Brasil só os muito aliados Japão e Inglaterra foram por ele recebidos - a entrar no Salão Oval na era de Barack Obama. Realmente isto tudo é verdade.

Sem duvidas a importancia do Brasil no contexto das nações tem recebido sucessivos upgrades nos ultimos anos e isto, em momentos como este que o mundo atravessa são sinais de prestígio só concedidos a quem consegue se destacar. Assim também é no mundo corporativo. É só voces prestarem atenção para saber quem tem poder nas suas empresas são exatamente aqueles diretores ou gerentes que são mais procurados pelos seus superiores.

Vejam as fotos e o vídeo e tirem vocês mesmos suas conclusões. O Brasil está na rota do sucesso internacional. Quem viver verá...

Luiz Inácio Lula da Silva y Barack Obama
Observem as posturas totalmente integradas e denotando o prazer de estarem cada um conversando sem muitos protocolos com o outro. Nem parece que falam linguas diferentes.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Folha Online
.

(clique nos logotipos e leia as ultimas noticias sobre o evento)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.